Curtir Curtir:  0
Página 1 de 11 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 106

Tópico: Democracia e Estado: Um estudo sobre.

Registro
    21-02-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Post Democracia e Estado: Um estudo sobre.

Fiz um texto um pouquinho longo pra ser discutido, tenho muitas ideias sobre esse tema queria ver um pouco de discussão sobre o assunto.

Democracia e Estado.

Acrópole de Atenas

A democracia surgiu na Grécia de uma forma direta, ou seja, os cidadãos decidiam diretamente sobre os rumos dos Estados. Claro que 90% da população naquele tempo não era considerada cidadã. A democracia de hoje é totalmente diferente daquela. Hoje a grande maioria da população é considerada cidadã, porém nem 1% dela age diretamente.

O que é a Democracia?

"Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de eleitos representantes — forma mais usual". (wikipédia).

Democracia é uma coisa boa?

Hoje qualquer Estado que se diz antidemocrático é visto com outros olhos. È visto como um Estado que prioriza uma minoria e exclui uma maioria das decisões do governo, um Estado que não traz uma ajuda aos seus cidadãos.

Vamos pensar no Brasil, o direito ao voto é universal e igualitário, ou seja, um mendigo que não sabe escrever o próprio nome, não sabe o nome do presidente do País (as vezes não sabe nem o nome do seu país) vai ter um voto com valor igual ao voto de um cientista político renomado e que defenda diversas causas sociais.

Nicolau Maquiavel, um dos maiores cientistas políticos
    de todos os tempos, teria hoje o mesmo poder de decisão
    em relação ao voto que um analfabeto.

Pensemos no seguinte, quantos analfabetos temos no Brasil e quantos cientistas políticos renomados temos? Quem vai eleger um representante? Provavelmente os analfabetos. O grande problema em tudo isso se chama manipulação.

Os votos dos analfabetos (englobando aqui os analfabetos funcionais) não são escolhidos por eles mas escolhidos por quem pode manipulá-los.

E como se manipula alguém assim? Através de dois meios, coração e estomago. O primeiro diz respeito a lazer e felicidade, esse papel é muito bem desempenhado pela Mídia, o segundo diz respeito à ajuda com comida ou dinheiro (nem precisa dizer quem faz isso).

Mas ai indagasse uma questão, na democracia a lei é cumprida e os direitos fundamentais são assegurados, além disso os governantes são trocados de tempos em tempos em razão do voto do próprio povo o que pode não ocorrer em outros sistemas de governos. Além dessa afirmação estar errada do ponto de vista real ela ainda está errada do ponto de vista legal. Um governante que disser que todos os direitos fundamentais são dados há a população e que a Constituição é cumprida em sua integridade está mentindo.

A Constituição Federal diz:

“Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

(...)
    IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

V - piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho;”

Constituição Republicana

Não quero aqui dizer que esse tipo de Democracia é ruim quero dizer que muitas vezes um Estado não aplicá-la de uma forma adequada e justa devendo ser buscado uma outra forma de Democracia ou em casos extremos até mesmo de governo. Uma possível solução seria o talvez fim do voto obrigatório.

"Não existem leis justas ou injustas. O que existe são leis mais ou menos adequadas a um determinado povo e a uma determinada circunstância de época ou lugar." Montesquieu

Penso no que seria um Estado em que 100% do imposto fosse revertido para a população, em que as leis fossem cumpridas e aqueles que não a cumprisse fossem re-socializados ou tratados. Em que a moral, caráter e sabedoria fossem as formas de classificar as pessoas. Acho que o ser humano não é capaz de viver harmonicamente a esse ponto.

Aberto para discussões qualquer coisa se achar algum comentario legal adiciono no texto.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    "O que não me mata me fortalece"
    F.N.

Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente - Art. 5, inc XVI, da Constituição;

IV - é livre a manifestação do pensamento

Registro
    12-08-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu acho que se não conhece, você deveria estudar a obra de John Rawls, as teorias dele são muito aceitas, bem conceituadas e APLICADAS na Europa, e funciona!

Lá, o filho do dono duma grande multinacional estuda no mesmo colegio que o filho do faxineiro... aqui, isso é considerado utopia... e eu acredito que lá a democracia funciona muito melhor que aqui.... (quem tiver alguma objeção que faça.)

Pode não ter nada à ver, mas eu acho que aqui no Brasil, agente pensa maquiavelicamente demais, pessoalmente eu acho esse cara um doido, nao desmerecendo os méritos dele como grande cientista político... mas dentre tantos grandes pensadores como Kant, Kelsen, Hegel, Rawls, até Hobbes, enfim.... Por que agente teve q escolher um dos q tem uma visão tão cretina do ser humano? Maquiavel pra mim deve ser respeitado, mas seu modelo de pensamento não nos trás muita perspectiva e espírito de ascenção cultural.....

Quanto à democracia, eu acho uma coisa maravilhosa, mas concordo com você quando você diz que pessoas sem o mínimo nível de instrução não devem votar....

Mas... Afinal, quem somos nós pra dizermos como deve ser a democracia? Talvez ela não seja tão linda assim afinal...
    www.pebodycount.com.br
    quantas pessoas foram assassinadas desde o início do ano no meu estado.

Registro
    07-12-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Muito bom o texto...

O problema do Brasil é muito mais antigo, desde a nossa independecia, que o Brasil faz tudo nas "coxas", nossa independencia foi a única do mundo que não teve uma ideologia forte ou um sentimento geral de liberdade e expectativa de mudança. De tantas idéias boas que surgiro na Europa e na america do norte, em vez de copiar elas, copiamos a Pipoca! e toda e qualquer ideologia que chegou no Brasil foi completamente distorcida (deve ser o calor dos tropicos), quando se estuda a fundo a formação política do Brasil se explica muito porque estamos assim agora...

Banido
    Registro
    31-01-2006
    Pindamo~/SP .... Tensão: Total>Fato TibiaBR since: Janeiro/2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Olha, acho que deveriamos aderir o sistema de votos que tem nos EUA, que éo seguinte: só vota quem quer.
    Aqueles que querem realmente mudar o país iriam votar, e aqueles que nao ligam, ou sao analfabetos, ou esfomeados e deixariam de ser manipulados, pois eles poderiam deixar de votar...
    Se bem que hoje não há democracia no país...E aquele negro que queria falar com o presidente Lula?
    Nao vou postar mais coisas pq eu tenho senai daqui a pouco, mas quando voltar vo da uma lida nos posts e postar mais (eu amo política e assuntos sobre)

ótimo tópico

Tchau queridos Avatar de Pap's
    Registro
    12-02-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Flame Alchemist Ver Post
    Olha, acho que deveriamos aderir o sistema de votos que tem nos EUA, que éo seguinte: só vota quem quer.

O problema é que os americanos tem consciência da importância do voto, já a maioria do brasileiros não.

Eu mesmo, se fosse desse jeito não iria votar nunca, pois pra mim entra e sai presidente e continua sempre a mesma coisa. Já perdi as esperanças :/

Publicidade:

Banido Avatar de _Raptor_
    Registro
    19-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

O governo devia se preocupar em acertar a divida externa em vez de gastar bilhões com "Bolsa Pobre-Folgado", "Bolsa Comodidade"
    Emprego tem, só falta ir atrás! Fica falando "Ahh, u guvernu naum da impregu1!!" não vai adiantar nada, tem que correr atrás pra ganhar seu pão!
    Pagando a divida externa, todo o dinheiro arrecadado que era usado pra pagar juros da divida, seria convertido em investimento
    Mas o povinho da cabeça pequena só quer ficar no sofazinho vendo a novelinha, não pensa numa evolução ascendente
    Que morram também, eles que corram atrás dos seus direitos, não sou eu que vou dar tudo na mão deles
    Quer tudo na mãozinha, depois fala que classe média que é folgada, que é mimada...

Registro
    31-07-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Já há alguns anos penso, vivemos realmente em uma democracia?

Um país que protege escrupulosamente os direitos de uma minoria beneficiada pelo sistema capitalista e exclui uma grande parte da população que são as "vítimas" do sistema é uma democracia?
    Os direitos que, na teoria, teriam que ser assegurado à todos constituem apenas a menor parte da população, isso é democracia?
    As vezes eu me perco nessa reflexão mas sem dúvida o modo no qual vivemos definitivamente não é uma democracia.

A democracia ,na teoria, sujeita os governos ao Estado de Direito e assegura que todos os cidadãos recebam a mesm a proteçao legal e que os seus direitos sejam protegidos pelo sistema judiciário. Mas há um bom tempo não é isso que acontece.

Esse tipo de democracia ao meu ver nunca vai funcionar se o mundo quase em sua totalidade é capitalista. O que diferencia os direitos de uns e de outros é o capital acumulado em suas mãos.
    "Why are you wearing that stupid man suit?"

[away]

Registro
    01-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Nickzete Ver Post
    Muito bom o texto...

O problema do Brasil é muito mais antigo, desde a nossa independecia, que o Brasil faz tudo nas "coxas", nossa independencia foi a única do mundo que não teve uma ideologia forte ou um sentimento geral de liberdade e expectativa de mudança. De tantas idéias boas que surgiro na Europa e na america do norte, em vez de copiar elas, copiamos a Pipoca! e toda e qualquer ideologia que chegou no Brasil foi completamente distorcida (deve ser o calor dos tropicos), quando se estuda a fundo a formação política do Brasil se explica muito porque estamos assim agora...
    Nossa independencia nao teve uma ideologia forte? Voce acha que D. Pedro I proclamou-a sozinho?

O povo aclamou D. Pedro I como Imperador do Brasil, e nao mais o rei de Portugal, essa já é uma prova e tanto. O problema é que no Brasil de hoje nao se fala nisso, querem mostrar que o país sempre foi uma merd*, é e sempre será, o que de fato é mentira.

O Império do Brasil deu um salto no desenvolvimento, saiu de uma colônia para um dos países mais respeitados do mundo, até que em 15 de novembro de 1889 fomos, e somos até hoje, visto como um país de "brincalhoes", que nao levamos nada a sério.

A Constituição de 1891 foi uma piada geral. Mal feita, mal elaborada, afirmava que apenas os alfabetizados poderiam votar, mas expressava que a educação nao era assunto de Estado. Nao é a toa que já tivemos 6 constituições, e estao pensando em fazer a 7º!
    Constituição nao é bricandeira, para se ter estabilidade precisam no minimo respeita-la e leva-la a serio, mas a nossa nao tem como ser levada a sério. A cada 10 anos querem fazer uma nova.

No Brasil Império a Constituição durou de 1824 até o golpe de 1889, e sim, era boa para a época, sendo vista pelos maiores cientitas políticos como a melhor que já tivemos. Isso nao quer dizer que ela nunca era mudada, é logico que existiam emendas e algumas reformas, mas o que mais garantiu estabilidade política nesse período, foi, além do respeito a coisa pública, na figura de D. Pedro II, o respeito a Nação e a Constituição.

Registro
    17-05-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Gostei do texto, uma outra coisa pra resolver isso, seria informar os cidadãos, dar o conhecimento necessário para que eles saibam pensar melhor, mas a exclusão é enorme, muitas pessoas pensam por exemplo, que o Lula é o salvador do Brasil, e nem sabem de nada, é só dar pão, e pano pra eles, que eles acham que ta bom, deveria a TV ser mais aberta ao povo e mostrar corretamente o que eles precisam saber, só que ela mais manipula do que faz isso, qualquer coisa que diz na TV o pobre brasileiro acredita, medidas devem ser tomadas.
    Minha opinião
    O voto não deve ser obrigatório - primeira coisa importantíssima, pra evitar esses vagabundos que votam por votar, e as pessoas sem conhecimento adequado, que nem querem votar.
    O povo deve aprender a votar como eu já disse, a maldita exclusão dos mais pobres principalmente, que é um problema que esta muito longe de se acabar, porque tbm os próprios políticos corruptos não querem isso (obvío) a Globo tbm é um exemplo.

Apesar de concordar um pouco com o que você falo, acho que não daria muito certo deixar só a minoria mais inteligente votar, isso podia agravar ainda mais a situação por outro lado, talvez.
    Sobre lamber o cotovelo:
    Citação Postado originalmente por Iker Fanta Ver Post
    Não tentei lamber

e meu rl consegue, em breve ScreenShot.

OLD
    Em breve aqui no OFF.

Registro
    19-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por _Raptor_ Ver Post
    O governo devia se preocupar em acertar a divida externa em vez de gastar bilhões com "Bolsa Pobre-Folgado", "Bolsa Comodidade"
    Emprego tem, só falta ir atrás! Fica falando "Ahh, u guvernu naum da impregu1!!" não vai adiantar nada, tem que correr atrás pra ganhar seu pão!
    Pagando a divida externa, todo o dinheiro arrecadado que era usado pra pagar juros da divida, seria convertido em investimento
    Mas o povinho da cabeça pequena só quer ficar no sofazinho vendo a novelinha, não pensa numa evolução ascendente
    Que morram também, eles que corram atrás dos seus direitos, não sou eu que vou dar tudo na mão deles
    Quer tudo na mãozinha, depois fala que classe média que é folgada, que é mimada...
    Não exatamente, você acha que 80% da população mundial é pobre porque são vagabundos?
    No sistema capitalista visa o lucro, porém para ter muito lucro é preciso haver pobreza, pois caso contrario não haveria lucro.
    No caso do Brasil as "zelites" junto do Estado exploram o norte do país para que o sul obtenha lucro, e nada é feito porque não há um interesse por parte de quem pode fazer algo.

@topico
    Acredito que a democracia é essencial para que haja harmonia na sociedade, pois a partir de uma democracia o povo pode decidir oque é melhor p/ele.

Porém, não acho que fazer valer a democracia seja apenas votando, acho que ao invés de escolher pessoas para tomarem decisões (vereadores/deputados/senadores/etc), é preciso que o povo de fato tome parte diretamente nas decisões.

quanto ao voto obrigatorio, este é ridiculo, pois o voto é um direito, não um dever.
    Sobre a manipulação, o unico jeito de impedir isso é através da concientização.

Publicidade:

Hail kinas :sword:

Dáblio, Dáblio, Dáblio...

...Ordem da Desordem! Agora,uma organização!

Hail xDman
    ODD > VSQS

Permissões de Postagem