Postado originalmente por
Dani
eu acho que lançarem esse cliente (apressadamente), apenas para obterem um maior feedback sobre bugs, estabilidade...
Não acho que inicialmente tenha essa preocupação de combater os bots.
Acho que a pior coisa que aconteceu aos usuários honestos e melhor aos bots foi a retirada dos GMs.
:/
Faz sentido, poucos estavam utilizando o Beta, provavelmente pelo medo de alguma morte causado por falhas no cliente, ou seja, menos bugs reportados.

Scarela
Esse ponto é extremamente polêmico... o problema da antiga abordagem de GameMasters é que eram todos jogadores comuns que se mostraram "aptos" ao cargo e passaram a exercer a função como voluntários. Existiam bons GameMasters, mas também existiram
muitos casos de GMs corruptos¹, exemplos: baniam inimigos de seus amigos, baniam pessoas que reportavam bots conhecidos e houveram casos de GM vendendo conta. Também teve o caso de um GameMaster que acabou sendo hackeado... após descobrirem, o mesmo perdeu a capa, mas o estrago já estava feito: vários jogadores banidos sem motivo. Isso chama a atenção para a falta de segurança que é entregar um cargo de tal responsabilidade para um jogador X que se destacou como tutor.
Outro ponto falho na antiga abordagem era a quantidade de GameMasters para os servidores existentes: qualquer
report demorava demais para ser atendido² e, caso você precisasse sair do jogo ou levasse um kick, a janela de report era fechada e o mesmo era perdido. Fora que os GMs só tomavam real ação quando flagravam alguma infração, ou seja, a demora em ter um GM disponível para atender ao report já acabava por pesar demais, uma vez que o infrator/botter já poderia ter simplesmente saído do jogo ou retornado ao computador.
Também acho que a interação humana é essencial e funcionaria muito bem com o atual sistema da CipSoft. Já existe um sistema que faz uma limpa considerável em bots de cassino, bots em massa e alguns farmers muito óbvios, o que acaba por enxugar consideravelmente a quantidade de casos que seriam reportados. Acho que seria interessante a CipSoft manter uma equipe de
funcionários dedicados a avaliar casos que não são tratados pelo sistema. Isso evitaria em larga escala os casos de corrupção e brechas de segurança que existiam no antigo modelo.
Mas, infelizmente, gera custos... e o
fato de a CipSoft não aceitar funcionários remotos acaba por dificultar tudo³. Creio que jamais acontecerá, mas espero estar errado.

¹ - É por esse motivo que sou extremamente contra a volta dos GMs
voluntários, se entre 100 honestos tiver pelo menos 1 corrupto, é suficiente para causar grandes estragos.
² - Depois de tanta demora para alguém processar o report, ainda poderia acabar em nada. Povo usava bot sem nenhum medo, afinal, quando fosse pego, só levaria um ban de 30 dias, depois era só vender a acc e repetir o processo em uma nova.
³ - Caso aceitassem, dava para contratar um suporte brasileiro. Pagar salário em reais é mais barato do que em euros

Scarela
Pior que, por incrível que pareça, eu acho que seria legal existir uma certa interação desses GMs com a comunidade em geral (de modo similar ao que a Mirade faz no fórum). Uma aparição ocasional, uma interação com os jogadores com certeza passa uma maior sensação de proximidade entre empresa x jogador (cliente).
+

Aulwyn
Com certeza...
Até mesmo um evento surpresa (Ache o GM), com uma recompensa só pra falar que tem (tipo os silver raid token), é algo interessante..
Concordo com vcs, a presença de um "GM", na maioria dos MMOs, sempre é um evento divertido. Lembro quando algum GM aparecia na DP para ajudar alguém que teve os itens soterrados, povo parava de caçar para ir ver