Existe alguma técnica pra mensurar essa capacidade? Como saber se alguém é capaz?
Versão Imprimível
Que eu saiba, não existe nenhuma técnica pra mensurar esse tipo de coisa, só uma observação empírica, mesmo.
Por exemplo, uma garota da minha faculdade passou em concurso público (de nível médio) estudando por apenas 3 meses, sem ter nenhuma grande base naquilo. E ela não é aquele tipo nerd, pelo contrário...
E em menos de 2 anos ela se tornou vice-chefe... claro que deu um pouco de sorte também, mas apresentou um bom trabalho.
Ela tem muito mais capacidade do que eu e 95% do resto da faculdade, mas não significa que os demais não tenham, apenas tem menos. Só que tem gente que não tem o suficiente pra muita coisa, aí complica...
Acho que a grande maioria tem capacidade, o que vai diferenciar é o quanto a pessoa se doou para aquilo que ela 'realmente' quer.
Não sei, cara...
Tem gente que estuda várias e várias horas por dias durante anos e não passa em concurso nem pra analista, enquanto tem gente que com menos de 27 anos já está em concurso top de linha, já tendo sido juiz federal, além de falar fluentemente 5 línguas, ser professor, fazer pós-graduação etc.
Você não pode falar que um mercado não está saturado argumentando que "os bons, que tem capacidade e que estudam conseguem emprego". Isso vale para qualquer área. Mas em uma área que forma mais de 174 novos profissionais POR DIA e não possui uma demanda que acompanhe proporcionalmente o crescimento do país, está sim saturada.
A não ser é claro que Direito tenha virada um curso que forma concurseiros e não bacharéis da área.
Também pensei que não.
O engraçado e injusto é que capacidade de passar num concurso/seleção é bem diferente da capacidade de aprender/estudar, e a capacidade também não é totalmente proporcional ao domínio do conhecimento requerido.
Pego o exemplo do meu pai, ele trabalhava na roça, plantação de café, estudava 2~3 horas por dia, sem cursinho, material escasso, e conseguiu passar pra um cuncurso que hoje equivale ao AFRFB, na época coletoria federal, enquanto reprovaram seus 40 conterrâneos que estudavam de 10 a 15 horas por dia, cursinho, material, etc. É óbvio que meu pai não tinha 1/2 do conhecimento que seus colegas, mas ele conseguia passar em concursos.
Eu acredito, baseado em resultados anteriores e empiricamente, que tenho uma capacidade acima da média de ir bem em provas.
Não sei explicar como, mas é como se eu lesse a mente da banca examinadora e respondesse exatamente o que ela quer, mesmo não tendo um domínio extraordinário do conhecimento.
Li em algum lugar que a população formada em algum curso superior no Brasil é constituída de apenas 20% do ideal, ideal esse baseado em modelos europeus.
Se o mercado já está saturado, o que acontecerá quando o número de pessoas formadas atingir o ideal?
O Brasil já possui mais cursos de Direito do que todos os países do mundo reunidos. Então pode ter certeza que essa defasagem de profissionais passa longe dessa área.
Mas se nada for feito, chegaremos ao ponto de ter muito mais bacharéis de Direito do que já temos. E vale lembrar que esse tipo de profissional superior, salvo minoria, não contribui virtualmente em nada para o crescimento do país. Pelo contrário até, muitos só ajudam a inchar a máquina pública, se dedicando exclusivamente à escalada de cargos concursados.
É que não é só questão de conseguir emprego, e sim de existir uma verdadeira demanda por bons profissionais que não é suprida, tanto na área pública quanto na privada. Temos milhões de bacharéis em Direito (que não podem exercer função nem de consultoria) porque temos milhares de faculdades ruins que formam pessoas incapazes até mesmo de passar no exame de ordem.
Ainda penso que existe a saturação. Toda profissão tem um grande número de vagas direcionados a profissionais medíocres e comuns. Essas vagas e funções são as que mais absorvem profissionais, sendo que as funções que exigem mais qualificações estão em um topo de pirâmide de carreira.
Só que os profissionais medíocres do Direito não conseguem mais emprego. A massa dos formados não tem sequer perspectiva de alguma coisa e quando um desses cargos fica vago, a remuneração vai lá embaixo por conta da oferta de mão de obra.
Imagino que seja assim nessa área, me corrija se eu estiver errado.
Vendo este tópico e o fórum em geral, percebo que tive uma sorte do caralho em relação a carreira.
Comecei Análise de Sistema na FATEC aqui de Santos em 2009, com 17 anos, terminei as matérias no fim do ano passado, só faltando a entrega do TCC. Faço 21 anos semana que vem, e atualmente tenho 2 anos no mercado de trabalho, em uma área que curto para caralho, trabalhando numa empresa boa e um salário talvez não tão alto, mas que é mais que mta gente da minha idade ganha.
Por fim, o que digo pela 12691692619ª vez: Façam aquilo que vocês gostam, não o que está dando dinheiro no momento. Se você for bom naquilo que você faz, vai conseguir um trampo que dê uma grana para viver bem. Mesmo val para quem quiser abrir o seu negócio, com a diferença que vai ter que ralar mais, mas poderá lucrar mais.
Bem isso pq vc tá reclamando de direito. Vc não viu nada na area de Ciencia da Computação. Hoje em dia vc se forma no curso de ciencia da computação e trabalha praticamente como se fosse um escravo. Emprego tem tem sim porem o salario é baixo e ainda por cima pedem muita coisa pra pagar pouco
Estagiário é mão de obra escrava, fazendo tudo que tem que ser feito um profissional de verdade. Faculdade as matérias são do arco da velha , as instuições alegam que não podem dar pois a area modifica demais e não tem como ficar trocando a materia direto , conclusão vc vai para o mercado despreparado.
Esse e muito mais são exemplo ridiculos .Citação:
Estagiario de Desenvolvimento
Esta oportunidade foi publicada em 09/11/2012
Nome da empresa: CONFIDENCIAL
Descrição: CURSANDO SUPERIOR NA ÁREA DE INFORMÁTICA (TI) A PARTIR DO 3º PERÍODO.
PRINCIPAIS ATIVIDADES:
- DESENVOLVIMENTO DE PEQUENAS DEMANDAS
- SUPORTE À EQUIPE DE DESENVOLVIMENTO
- O ESTAGIÁRIO IRÁ ATUAR EM AMBIENTE WEB E UTILIZARÁ LINGUAGEM C# PARA O DESENVOLVIMENTO.
DIFERENCIAL: CONHECIMENTO EM BANCO DE DADOS (ORACLE OU SQL SERVER).
O CONTRATO SERÁ FEITO DIRETAMENTE COM A INSTITUIÇÃO DE ENSINO COM BOLSA AUXÍLIO (R$ 700,00), VALE TRANSPORTE, TICKET REFEIÇÃO E ASSISTÊNCIA MÉDICA.
LOCAL DE ESTÁGIO: CENTRO
Faixa Salarial: A COMBINAR
Edit
Outro exemplo de trabalho escravo , um programador php ta ganhando mais de 2500,00 pilas.
Citação:
Programador PHP
Esta oportunidade foi publicada em 08/11/2012
Nome da empresa: CONFIDENCIAL
Descrição: •PROGRAMAÇÃO; MANUTENÇÃO DE PROGRAMAS; MANUTENÇÃO, ELABORAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE SITES; GERECIAMENTO DE SERVIDORES WINDOWS; SUPORTE TÉCNICO A PROGRAMAS BÁSICOS E DE APOIO.
•PROGRAMAÇÃO EM PHP OU OUTRA LINGUAGEM PARA WEB COM BANCO DE DADOS MYSQL, HTML, CSS, JAVASCRIPT E/OU JQUERY.
•DESEJÁVEL ESTAR CURSANDO NÍVEL SUPERIOR.
•DESEJÁVEL POSSUIR CONHECIMENTO EM HTML5, CSS3, ACTION SCRIPT, UML, PHOTOSHOP, FIREWORKS, ILLUSTRATOR E FLASH.
SALÁRIO: R$ 527,83
BENEFÍCIOS: ASSISTÊNCIA MÉDICA / MEDICINA EM GRUPO, ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA, AUXÍLIO CRECHE, ESTACIONAMENTO, PREVIDÊNCIA PRIVADA, SEGURO DE VIDA EM GRUPO, TÍQUETE-ALIMENTAÇÃO, VALE-TRANSPORTE
HORÁRIO: A CARGA HORÁRIA DE TRABALHO É DE 10 HORAS SEMANAIS E O HORÁRIO É DAS 14H ÀS 16H DE 2ª A 6ª, SENDO POSSÍVEL NEGOCIAR, CONTANTO QUE A CARGA HORÁRIA DE 2H POR DIA SEJA CUMPRIDA.
LOCAL DE TRABALHO: RIO DE JANEIRO-RJ
Faixa Salarial: ATE R$ 1.000,00
Isso é exatamente culpa daquilo que eu disse. Nenhuma das duas vagas precisam de curso superior para serem preenchidas, um bom curso técnico pode formar programadores nas mais diversas linguagens, principalmente Web. Até gente autodidata consegue ser um bom profissional para trabalhos comuns. Você não necessita realmente de um curso superior de computação para isso. Um cara precisar ficar 4~5 anos em uma faculdade de exatas pra fazer layout ou programaçãozinha php é sacanagem.
Só que no Brasil o curso superior ganhou um status que não existe e as empresas dispensam bons programadores iniciantes se esses não tiverem diploma e aceitam profissionais mal-formados para o mercado, que saem da faculdade.
E por causa disso tem muitos ótimos programadores autodidatas que ganham salários bem menores do que gente com diploma. Meu tio nunca fez nenhum curso, tem muita experiência na área e não consegue fazer o salário dele subir muito por conta de não ter feito faculdade.
O que andei vendo nesse tópico confirma o que eu já pensava há mais de 2 anos atrás.. como tem gente cursando Direito.
Lembro de ver há muito tempo milhares de pessoas dizendo que pretendem cursar Direito ou que já estão em uma faculdade. Acho que um dos maiores símbolos disso é a UniCuritiba, que dia 18 de novembro vai fazer sua prova, com, pasmem, 350 vagas para o curso de Direito (faculdade particular obviamente). Grande parte dessas pessoas não vão pra frente na profissão nunca, não há a menor filtragem de alunos.
Sobre engenharia eu não posso comentar, só sei que existe tanta engenharia por aí que eu nem sei se existe mesmo concorrência para cada tipo.
Agora medicina não acho que o mercado está saturado, direto aparece no jornal que está faltando médico aqui ou ali. Claro, são os cargos da medicina que ninguém quer, por serem extremamente estressantes e terem salários menores.
Já estou garantido em uma faculdade de medicina ano que vem, e em 6 anos pretendo me formar e começar uma especialização (Neurologia/Neurocirurgia no momento são os que me parecem mais interessantes, mas ainda há muito por vir até eu decidir). Profissionais dessas áreas que requerem ainda mais dedicação que o normal são poucos, emprego não faltará.
Verdade. Mercado na área de TI tá precisando de mão-de-obra capacitada. O problema é que o curso de computação é um dos que os índices de desistência beiram o absurdo, justamente porque a galera pensa que vai entrar lá e em 1 mês programar um windows da vida, quando se depara com uma base pesadíssima de matemática (algumas, na minha opinião, até desnecessárias) e poucas matérias do curso em si.
Ou seja, o cara desiste por dois motivos: um, porque ele é péssimo em matemática ou dois, porque pra ele não vale a pena enfrentar aquele bando de matéria que pra ele são inúteis e esperar o curso de "verdade" (que só começa à partir do 2º ano mesmo +-). Alguns até abandonam a faculdade e aprendem por livros.
Na minha sala, por exemplo, entraram 60 pessoas no início do semestre. Hoje, em aulas de Cálculo ou outras matérias (mesmo as de programação), não passam dos 30.
Gostaria de ter um diploma de bacharel e até, se possível, um de mestrado em Engenharia Elétrica (algo até que fora do comum, visto que gostaria de trabalhar na área de jogos). Não que eu me importe com isso, mas às vezes para conseguir um bom emprego em uma empresa grande, por exemplo, eles exigem que você tenha no mínimo uma formação.
Isso tá mudando muito cara.
Eu comecei recebendo uma mixaria nesse mercado, hoje em dia recebo 2 mil reais, trabalho a distancia a hora que eu quiser.
Detalhe, estou recém no primeiro ano do curso.
Conheço gente que saiu da faculdade de CC há 5 anos e já é milionário, 80% dos alunos que conseguem terminar CC saem ganhando de 5~10k, pelo menos da minha faculdade.
Mas mesmo assim, meu objetivo é terminar o curso, meter um mestrado e doutorado, e trabalhar no exterior com pesquisa.
Você superfaturou legal o preço de uma graduação.
@bruxo
Cara, só aí no sul mesmo! Aqui os estágios não pagam mais do que 500 reais. As vagas para recém formados raramente chegam a 4 mil. Não estou reclamando da situação aqui, mas fiquei surpreso ao ver como é por aí.
Você faz estágio em quê?
Talvez não.
Uma das mais caras aqui do Rio - a PUC - custa R$2500 a mensalidade. São 30 mil ao ano, ou 150 mil para a graduação completa.
A FGV é melhor e mais cara, se bobear beira os 4k mensais, o que ultrapassaria com folga os 200 mil calculados pelo Nobre.
Eu faço sites em PHP pra uma agencia publicitária.
Em média trabalho umas 30h semanais.
Não é bem assim também, um estagiário desses não dura por muito tempo.
Eu tenho o meu estágio porque eu tenho certificados na área que eu trabalho, não só o curso.
Por mais saturado que esteja o mercado, direito é uma das áreas mais 'úteis' se não a mais útil das ciências humanas (claro que considerando uma "estabilidade"
social)
É apaixonante demais a área do direito, tirando as cadeiras de Teoria geral que são chatas pra caralho (mas só tem nos 3 primeiros semestres do curso, pelo menos na minha grade curricular) todo o resto do curso é EXTREMAMENTE interessante, simplesmente pelo falo de que não é "blablabla" que você nunca vai usar no seu dia dia como por exemplo "calcular o raio do quadrado do cateto da hipotenusa na horizontal"
Enfim direito você vê no dia a dia, o CDC é algo que todos os cidadãos deveriam ler e estudar a fim de pressionar as empresas a cumprir a lei.
Direitos fundamentais, dir. civil, dir. penal, dir. trabalhista, dir. societario, dir. familiar e de sucessoes, dir. cambiário, dir. ambiental, dir internacional, dir. empresarial, dir. das coisas
Veeeeeeesh direito é foda !
Muita coisa interessante e útil pra aprender, enfim melhor curso ever.
Ai levando em consideração que se o cara se esforçar um pouco mais (se ele tá visando ser um dos melhores no seu ramo, é bom começar desde cedo) e passa numa pública. Os gastos se reduziriam drasticamente.
Eu, mesmo sem total convicção, busco minha formação na área de engenharia. O mercado está saturado? Sim, mas de profissionais não-qualificados, desatualizados ou sem algumas exigências de empresas de maior porte. Não sei o que vocês pensam, mas ao meu ver se você for bom no que faz, você vai ter sucesso na sua carreira independente da área.
Se você se assustou com essas 350 vagas de direito, é porque você nunca viu a PUC Goiás, que abre 1000 vagas de direito por SEMESTRE
Não posso falar nada sobre a qualidade do curso por não conhecer, mas na minha opinião, 2000 vagas é muita coisa para um ano.
Não digo que o mercado de direito esteja saturado, mas sim banalizado.
Brasil tem mais cursos de Direito do que todos os outros países do mundo juntos
Por isso que eu sou a favor tanto da prova da OAB, como da prova do CREMESP (entretanto, não concordo como elas são feitas atualmente)
Quanto ao tópico, eu faço questão de ter um diploma (e falo isso por mim) mesmo que eu jamais o use.
Não sou o bruxo, mas posso responder.
Acho que esse curso aí é daquele tipo bem voltado para o mercado. Eu não gosto disso, mas é opinião pessoal, teria que ver a ementa das matérias e qualidade do curso.
Quanto ao mercado, experiência na área de TI é FUNDAMENTAL. Talvez essa seja a área mais meritocrática de todas, porque seu valor profissional é diretamente proporcional ao que você sabe. Ninguém vai colocar um sistema na mão de alguém que está aprendendo a usá-lo ou contratar um programador que não saiba de fato programar e usar ferramentas e frameworks, sob risco de comprometer todo o negócio. Então, se seu objetivo é mercado, estágio é quase obrigação.
Cara, saturado não tá, muito pelo contrário.
Se tu não conseguir estágio, eu te aconselho a consegui algum curso de especialização, fica bem mais fácil de consegui emprego ou estágio depois.
Eu, por exemplo, fiz um de Desenvolvedor PHP, 3 meses, mas depois disso consegui vários empregos.
Tirar certificações nas tecnologias que você quer trabalhar, especializações, montar um bom portfólio de sites (pra quem que trabalhar web), ter um bom networking e disposição para trabalhar em qualquer lugar do país, já que mercados locais geralmente são saturados.
Ou seja, mostrar para o empregador de alguma forma que você realmente domina a tecnologia.
.
Isso é verdade, mas não é assim que funciona no setor privado do Direito. O filtro já se inicia durante o ensino superior. Vou dar como exemplo o mercado de Brasília, escritórios daqui como Demarest & Almeida, PJ Coelho, e Henrique Razor, vão buscar alunos na UnB para contratar, antes mesmo da formatura.
O problema é que, no mesmo modelo usado nos EUA, os escritórios grandes, já descartam na hora universidades particulares ruins ou federais sem prestígio. Não adianta nem tentar participar de processo seletivo de estágio ou algo parecido, por mais que você seja esforçado eles simplesmente vão te cortar na primeira etapa.
O PJ Brasília, é conhecido pela piadinha de que é uma extensão da UnB, porque eles só contratam advogados formados lá. Em são Paulo, isso é muito mais forte. A verdade é que os escritórios já buscam o advogado bem novo e sem experiência, justamente para ensiná-lo dentro do modelo de trabalho do escritório.
----
Um outro problema recente para os escritórios, são as ofertas dos setores jurídicos de médias e grandes empresas, que estão aquecidos.