Resultados 1 a 5 de 5

Tópico: Sobre o travessão

Registro
    26-09-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Tutorial Sobre o travessão

Olá pessoal, tudo certo? Vou falar um pouquinho sobre o travessão, explicando sobre suas funções e tentando responder algumas dúvidas que os escritores têm com relação a ele.

"Dos sinais de pontuação, o travessão é uma dos mais requisitados atualmente, pelo fato de proporcionar mais clareza do que as vírgulas nas intercalações longas e maior ênfase nos destaques." (M. T. Piacentini)

O travessão (—) é um sinal de pontuação, muitas vezes confundido com o hífen (-). É usado principalmente em diálogos, mas também pode ter outras funções, como veremos a seguir. Para usar esse símbolo no Word, é simples: segurando a tecla Alt, digite 0151. Existe também uma forma de configurar o Word para substituir alguma sequência qualquer de caracteres pelo travessão automaticamente:
    Spoiler: Configurando o Word

Funções do travessão:

• Separar a fala dos personagens, ou a mudança de interlocutor.
      — Far-lhe-ei uma oferta que ele não poderá recusar — respondeu Michael tranquilamente.
      Simples, não? Prestem à atenção, porém, caso haja alguma interrupção por parte do narrador. A fala do personagem deverá continuar após um segundo travessão. Observe:
      — Grandes Elefantes! — disse Gandalf. — Você não parece o mesmo esta manhã. Nem tirou o pó do consolo da lareira!
      Lembrando que não é necessário usar o parágrafo toda vez que o travessão for ser usado, porém é altamente recomendado, por questões de estética e para evitar confusões por parte do leitor. O texto pode ser escrito assim:
      Bolsas de trolls são endiabradas, e essa não era exceção. — Ei, quem é você? — guinchou ela ao sair do (...)
      Porém, o texto fica mais bonito e de mais fácil compreensão assim:
      Bolsas de trolls são endiabradas, e essa não era exceção.
      — Ei, quem é você? — guinchou ela ao sair do (...)
      Agora, com relação ao uso de letras maiúsculas e da pontuação após o uso do travessão, usamos as seguintes regras:
      1. Quando a primeira parte da fala acaba em ponto de exclamação ou de interrogação, usamos ponto final no fim da interrupção do narrador, e letra maiúscula quando a fala continua. Atente-se para este exemplo novamente:
        — Grandes Elefantes! — disse Gandalf. — Você não parece o mesmo esta manhã. Nem tirou o pó do consolo da lareira!
      2. Caso a primeira parte da fala do personagem acabe em ponto final, ele só aparecerá ao final da interrupção do narrador, e a fala prosseguirá com letra maiúscula:
        — Muito bem — concordou Kay. — Estarei à sua espera. Posso fazer alguma compra de Natal para você? Ou outra coisa qualquer?
        — Não — retrucou Michael. — Apenas esteja pronta.
      3. Caso isso não ocorra, a interrupção do narrador não receberá ponto final, e a fala se seguirá sem letra maiúscula. Caso seja necessária uma vírgula, ela poderá ser usada logo após o travessão:
        — Obrigado — retrucou Hagen —, mas realmente tenho de pegar o avião amanhã cedinho para voltar. Você vai esperar o avião que sai às 11h30 de Nova York, está bem?
      4. Se não houver interferência do narrador, a frase será pontuada normalmente.
        — Que tal, velho amigo, divertindo-se muito?
        — Sim, elas eram feias, mas eram mulheres.

• Isolar uma expressão explicativa ou apositiva, ou então destacar algo na frase.
      A escuridão entrava na sala pela pequena janela que se abria na encosta da Colina; a luz do fogo tremia — era abril — e, ainda assim, continuavam tocando, enquanto (...)
      Ele sofria — e muito — por amar aquela mulher.
      A camiseta — minha favorita — estava manchada.
      Note que alguns desses travessões podem ser substituídos por vírgulas ou parênteses sem prejuízo:
      Ele sofria (e muito) por amar aquela mulher.
      A camiseta, minha favorita, estava manchada.
    • Substituir os dois pontos.

Não há necessidade de explicação, apenas observe:

Ele sabia que seria daquele jeito — caso não falasse, morreria.
      Ele sabia que seria daquele jeito: caso não falasse, morreria.
    • Enfatizar algo.

Ele admirava Margaret Thatcher — uma grande líder.

Bem, é basicamente isso que eu tenho para falar. Não fiz esse tutorial com intenção de obrigar os escritores a usarem essas regras, e muito menos de insinuar que um texto que não as respeita não ficará bom. Quis apenas responder algumas dúvidas que alguns possam ter sobre o uso do travessão, e ajudar os escritores em suas histórias. Caso haja alguma dúvida, ou queiram adicionar alguma informação, é só avisar aí em baixo.

Alguns exemplos foram retirados dos livros "O Hobbit", de J. R. R. Tolkien, e "O Poderoso Chefão", de Mario Puzo. As bases para montagem do tutorial foram feitas a partir deste tutorial.

Abraços!

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Pedrinhospf; 15-04-2013 às 20:05.
    Gosta de histórias?
    Seja bem-vindo à seção Roleplay!

Registro
    07-10-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Muito bom!

Show de Bola!

"Não fiz esse tutorial com intenção de obrigar os escritores a usarem essas regras, e muito menos de insinuar que um texto que não as respeita não ficará bom."

Acho bom mesmo! Porque eu vou continuar usando tudo errado na minha história!
    Gosta de Roleplay?
    Então pegue uma xicará de chá, sente-se e leia a história de Dan da Cidade de Carlin.

(Última Atualização: Livro V: Capítulo 5 - A Guera de Reconquista (Parte 2/2), postado no dia 06.03.2017)

Cavaleiro do Word Avatar de CarlosLendario
    Registro
    23-03-2012
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Opah, Pedroca sabe das coisas é_É

Ótimo tutorial, cara! Mostrou que sabe mesmo, hm? Vai ajudar muitos novatos a começarem suas histórias com um ponto a mais usando o travessão corretamente. Eu já faço uso de parte das coisas que você citou em meus textos, então tô de boa

Continue fazendo mais tutoriais para agradar o grande Lorde Izan...

◉ ~~ ◉ ~ Extensão ~ ◉ ~ Life Thread ~ ◉ ~ YouTube ~ ◉ ~ Bloodtrip ~ ◉ ~ Bloodoath ~ ◉ ~~ ◉

Registro
    18-11-2010
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Ótimo tópico!

Você explicou da melhor forma possível como usar o travessão, o que é bem interessante para os que estão começando a escrever agora e veem aquele lindo tracinho ao lado do parêntese no teclado e acham que é um travessão, o que não é.

Só uma dica que eu dou, é, ao invés de apertar sempre Alt + 0151 para criar o travessão (no caso, o Word) é você usar a auto-correção do programa da seguinte forma:

Você abre a aba da auto-correção, e, em substituir, você pode colocar a sequencia de teclas que é mais confortável para você (por exemplo, eu uso --), e logo após, em por, você coloca o travessão.

Assim, toda vez que você digitar --, o Word auto-corrigirá para o travessão. Chega de Ctrl + C e Ctrl + V, rs.

Abraço!

Registro
    26-09-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Danboy Ver Post
    Muito bom!

Show de Bola!

"Não fiz esse tutorial com intenção de obrigar os escritores a usarem essas regras, e muito menos de insinuar que um texto que não as respeita não ficará bom."

Acho bom mesmo! Porque eu vou continuar usando tudo errado na minha história!
    Obrigado cara! O mais importante no texto é se fazer entender. Como você consegue isso, mesmo não respeitando a norma, é o que vale. O pior é que eu escrevi essa frase pensando na sua história mesmo, hahaha.

Citação Postado originalmente por CarlosLendario Ver Post
    Opah, Pedroca sabe das coisas é_É

Ótimo tutorial, cara! Mostrou que sabe mesmo, hm? Vai ajudar muitos novatos a começarem suas histórias com um ponto a mais usando o travessão corretamente. Eu já faço uso de parte das coisas que você citou em meus textos, então tô de boa

Continue fazendo mais tutoriais para agradar o grande Lorde Izan...
    Valeu Carlos! Se tiver mais ideias para temas de tutoriais, fala aí, que eu vou fazer o possível para ajudar!
    Citação Postado originalmente por Lacerdinha Ver Post
    Ótimo tópico!

Você explicou da melhor forma possível como usar o travessão, o que é bem interessante para os que estão começando a escrever agora e veem aquele lindo tracinho ao lado do parêntese no teclado e acham que é um travessão, o que não é.

Só uma dica que eu dou, é, ao invés de apertar sempre Alt + 0151 para criar o travessão (no caso, o Word) é você usar a auto-correção do programa da seguinte forma:

Você abre a aba da auto-correção, e, em substituir, você pode colocar a sequencia de teclas que é mais confortável para você (por exemplo, eu uso --), e logo após, em por, você coloca o travessão.

<Imagem>

Assim, toda vez que você digitar --, o Word auto-corrigirá para o travessão. Chega de Ctrl + C e Ctrl + V, rs.

Abraço!
    Caramba Lacerdinha, não sabia da existência dessa função! Vou testar aqui direito, e logo mais eu edito o tutorial. Obrigado pela dica!

Abraços!

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Gosta de histórias?
    Seja bem-vindo à seção Roleplay!

Tópicos Similares

1. TIRA-DÚVIDAS dos Knights - nível 61 ao 80.
    Por Valeria Freitas no fórum Knight
    Respostas: 2265
    Último Post: 24-05-2013, 16:52
  2. Respostas: 97
    Último Post: 09-05-2013, 21:18
  3. Irukukwu x Sero(2° Torneio Roleplay - Quartas de final)
    Por Senhor das Botas no fórum Roleplaying
    Respostas: 24
    Último Post: 12-05-2012, 15:44
  4. [Artigo Oficial] Fatos sobre Tutores.
    Por Heenett no fórum Matérias TibiaBR
    Respostas: 12
    Último Post: 28-05-2007, 04:56
  5. Historia e fatos sobre: >Golden Boots<
    Por Drago D. no fórum Tibia Geral
    Respostas: 1
    Último Post: 04-02-2005, 02:14

Permissões de Postagem