Olá pessoal, tudo certo? Vou falar um pouquinho sobre o travessão, explicando sobre suas funções e tentando responder algumas dúvidas que os escritores têm com relação a ele.
"Dos sinais de pontuação, o travessão é uma dos mais requisitados atualmente, pelo fato de proporcionar mais clareza do que as vírgulas nas intercalações longas e maior ênfase nos destaques." (M. T. Piacentini)
O travessão (—) é um sinal de pontuação, muitas vezes confundido com o hífen (-). É usado principalmente em diálogos, mas também pode ter outras funções, como veremos a seguir. Para usar esse símbolo no Word, é simples: segurando a tecla Alt, digite 0151. Existe também uma forma de configurar o Word para substituir alguma sequência qualquer de caracteres pelo travessão automaticamente:
Spoiler: Configurando o Word
Funções do travessão:
- Separar a fala dos personagens, ou a mudança de interlocutor.
Simples, não? Prestem à atenção, porém, caso haja alguma interrupção por parte do narrador. A fala do personagem deverá continuar após um segundo travessão. Observe:— Far-lhe-ei uma oferta que ele não poderá recusar — respondeu Michael tranquilamente.
Lembrando que não é necessário usar o parágrafo toda vez que o travessão for ser usado, porém é altamente recomendado, por questões de estética e para evitar confusões por parte do leitor. O texto pode ser escrito assim:— Grandes Elefantes! — disse Gandalf. — Você não parece o mesmo esta manhã. Nem tirou o pó do consolo da lareira!
Porém, o texto fica mais bonito e de mais fácil compreensão assim:Bolsas de trolls são endiabradas, e essa não era exceção. — Ei, quem é você? — guinchou ela ao sair do (...)
Agora, com relação ao uso de letras maiúsculas e da pontuação após o uso do travessão, usamos as seguintes regras:Bolsas de trolls são endiabradas, e essa não era exceção.
— Ei, quem é você? — guinchou ela ao sair do (...)
- Quando a primeira parte da fala acaba em ponto de exclamação ou de interrogação, usamos ponto final no fim da interrupção do narrador, e letra maiúscula quando a fala continua. Atente-se para este exemplo novamente:
— Grandes Elefantes! — disse Gandalf. — Você não parece o mesmo esta manhã. Nem tirou o pó do consolo da lareira!- Caso a primeira parte da fala do personagem acabe em ponto final, ele só aparecerá ao final da interrupção do narrador, e a fala prosseguirá com letra maiúscula:
— Muito bem — concordou Kay. — Estarei à sua espera. Posso fazer alguma compra de Natal para você? Ou outra coisa qualquer?
— Não — retrucou Michael. — Apenas esteja pronta.- Caso isso não ocorra, a interrupção do narrador não receberá ponto final, e a fala se seguirá sem letra maiúscula. Caso seja necessária uma vírgula, ela poderá ser usada logo após o travessão:
Obrigado — retrucou Hagen —, mas realmente tenho de pegar o avião amanhã cedinho para voltar. Você vai esperar o avião que sai às 11h30 de Nova York, está bem?- Se não houver interferência do narrador, a frase será pontuada normalmente.
— Que tal, velho amigo, divertindo-se muito?— Sim, elas eram feias, mas eram mulheres.
- Isolar uma expressão explicativa ou apositiva, ou então destacar algo na frase.
A escuridão entrava na sala pela pequena janela que se abria na encosta da Colina; a luz do fogo tremia — era abril — e, ainda assim, continuavam tocando, enquanto (...)Ele sofria — e muito — por amar aquela mulher.Note que alguns desses travessões podem ser substituídos por vírgulas ou parênteses sem prejuízo:A camiseta — minha favorita — estava manchada.
Ele sofria (e muito) por amar aquela mulher.A camiseta, minha favorita, estava manchada.- Substituir os dois pontos.
Não há necessidade de explicação, apenas observe:
Ele sabia que seria daquele jeito — caso não falasse, morreria.Ele sabia que seria daquele jeito: caso não falasse, morreria.- Enfatizar algo.
Ele admirava Margaret Thatcher — uma grande líder.
Bem, é basicamente isso que eu tenho para falar. Não fiz esse tutorial com intenção de obrigar os escritores a usarem essas regras, e muito menos de insinuar que um texto que não as respeita não ficará bom. Quis apenas responder algumas dúvidas que alguns possam ter sobre o uso do travessão, e ajudar os escritores em suas histórias. Caso haja alguma dúvida, ou queiram adicionar alguma informação, é só avisar aí em baixo.
Alguns exemplos foram retirados dos livros "O Hobbit", de J. R. R. Tolkien, e "O Poderoso Chefão", de Mario Puzo. As bases para montagem do tutorial foram feitas a partir deste tutorial.
Abraços!
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 







Responder com Citação