Bom, antes de tudo sou premium, então não é chororo pra puxar sardinha pro 'meu lado', nem quero que parem de pagar nem que eliminem qualquer coisa do genero, pois acho fundamental para o game.
Mas uma coisa que eu acho que 'ajudou' a reduzir o número de novos jogadores (além dos n fatores conhecidos como bot, power abuse, jogos 3D...) foi o abandono dos Free Accounts, eu sei que a Cip é uma empresa capitalista e tudo mais, mas talvez se tratassem melhor os Frees, talvez os mesmos teriam disposição de jogar, chamar amigos e pagar premium após algum tempo.
O problema é que, implicitamente, a CipSoft esta ridicularizando os Free Accounts, vamos aos fatos:
-Tibia? Esqueçamos o continente e montemos um arquipélago!
Desde o update 7.5 com a inclusão de Dark Cathedral, não me lembro de nenhuma nova área bem trabalhada adicionada para os Free (Tem aqueles Deep's e a Robsons Isle mas são respawns muito pequenos e dependem de World Change), toda cidade lançada é de sempre uma ilha, com a seguinte regra, quanto mais fácil pro Premium, melhor!
Analisemos:
Update de Liberty Bay: Ok, para se caçar piratas, tortoises e outras criaturas que foram adicionadas posteriormente era necessário uma quest um tanto trabalhosa, falar com alguns npc's, muitas viagens e itens necessarios para liberar as áreas.
Update de Svargrond: Um pouco mais de facilidade, uma quest um pouco mais simples já libera uma das melhores dungeons existente, os Frost Dragons.
Update de Yalahar: Acho que não precisa dizer muito, cace tudo aqui, suba a escada e volte para a cidade repotar!!!
Update de Farmine: Quests mais complexas, mas que podem ser realizadas sem muitos problemas com time de jogadores de certo level, o qual libera hoje a mais popular dungeon entre os tops dos servidores, fazendo exp e dinheiro em grande quantidade.
Update de Gray Island: Altamente ridículo na minha opinião, com o perdao do adjetivo citado, mas o que é aquilo? Uma ilha extremamente mal desenhada na superfície, sem esforço algum já se pode caçar os insetos com task, um NPC faz-tudo do lado da hunt (Dentro de uma área PZ), os deeplings fora do contexto de se necessitar de Helmet of the Deep e andando em velocidade normal e tudo mais.
Bom já falamos da geografia agora falemos das vocações:
-Knight: Classe extremamente triste para os Free Accounts, um novato que escolher essa vocação facilmente irá enjoar, porque hoje sem Premium, só o resta treinar, usar a weapon dele e curar-se no Exura Ico.
Ai você me diz, ora, o que tem demais? Simples, knight não é isso quando se paga premium, é uma vocação totalmente diferente, você tem recursos de Spells efetivos, para atacar um alvo unico, em area grande, varios spells de danos complementares... Mas isso é desde sempre não é? Sim, mas era para os Frees também, um knight mais dinamico e com mais opções também era opção dos Frees, com HMM's, GFB's e EXPLOSIONS, knights frees tinham uma boa dinamica e utilidade, e não meros cones de hoje em dia, entenderam? A Cip teve a cara de pau de trocar 6 por meia duzia na nossa cara só que colocou para premium, e muita gente não percebeu, agora me diz, algum novato se interessera por essa classe? Não seria melhor o Free ter o gostinho do potencial do seu personagem?
-Paladin: Outra vocação que foi extremamente modificada, antigamente a principal arma do Paladin era o temível combo bolt + SD, mas o que se tinha de errado nisso? Ah sim, isso é disponível para todos... e ai modificaram, incrementaram as Spears (Antes eram inuteis) que pasmem, já no Level 25 o pobre paladin terá que depender de Premium (direta ou indiretamente) para adquirir as Royal Spears ou então terá de caçar de simples spears mesmoisso para sempre, pois assassin stars e Enchanted Spears também dependem de Premium (ou então se matem com 30 de atk dos bolts). E a SD, bom, vamos anular ela e coloquemos vários Spells como Exori Con e Exori San, além da Magia em area, algumas runas e spells que turbinem skills temporariamente, mas claro para premiums
.
-Sorcerer: Bom acho que nesse mexe-mexe todo não tenham levado tanto prejuízo, assim como seus parceiros de magia (Druids), ganharam um vasto arsenal de magias premium, mas o Free em si não perdeu muita propriedade, talvez uma inutilização dos Summons ou de Magias mais simples, como LMM, convince creature e outras desse porte.
-Druid: Foram um pouco mais azarados que os sorcerers, visto que, UH era o centro do personagem, além de perderem muito a aplicabilidade da UH, vem no pacote a irmã mais nova, a IH que era moda entre os jogadores de level inferiores, hoje a principal runa é o Icicle/Avalanche, sendo que o primiero é de fabricação Premium, com o avanço do jogo, magias como Utana Vid, Utevo Res, e runas menores, foram praticamente anuladas, e um baita arsenal incrementado a quem é Premium.
Quests: Tirando algumas Tibia Tales, eu não me lembro de mais nada adicionado de interesse para os Frees, até a PoI que se passa completamente em área Free requer Premium.
Bom, pelo que eu me lembro é mais ou menos isso o que houve, eu peço-lhes encarecidamente, que, se for criticar, ressalte o que concorda, pois pegar uma linha desse textão que escrevi e descer a lenha é sacanagem, claro que algumas partes ali podem não ser tão inutilizadas, e uma ou outra função ainda tenha lá sua aplicação, mas cabe lembrar que eu estou comparando o que representava antes, do que se representa agora, e vou repetir, eu não sou inocente, sei que a Cip precisa lucrar e puis isso porque acho que a Cip forçou demais a barra, antigamente Premium era objeto de desejo e o jogador tinha vantagem, hoje é algo comum que o jogador precisa ter pra falar que joga tibia realmente, porque antes Premium tinha um toque a mais, umas caves a mais, hoje voce precisa da Premium para ter seu personagem realmente, algo muito triste e que na minha opinião ajudou a decair o numero de jogadores.
Obrigado pra quem leu, espero opiniões!
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

), os deeplings fora do contexto de se necessitar de Helmet of the Deep e andando em velocidade normal e tudo mais.
isso para sempre, pois assassin stars e Enchanted Spears também dependem de Premium (ou então se matem com 30 de atk dos bolts). E a SD, bom, vamos anular ela e coloquemos vários Spells como Exori Con e Exori San, além da Magia em area, algumas runas e spells que turbinem skills temporariamente, mas claro para premiums
.
Responder com Citação