Acho que uma forma de governo é muito mais consequência de um processo histórico-cultural do que que a solução de um problema. Nenhum dos países que vivem em um dos três tipos de regime que você colocou o fizeram com o objetivo de se tornarem ricos ou desenvolvidos (que não é necessariamente a mesma coisa). Da mesma forma que os exemplos de países que saíram do subdesenvolvimento não necessariamente precisaram alterar o tipo de regime político.
Talvez o nosso problema seja achar que a solução está em um governo ou em um regime governamental, até mesmo em uma ideologia pontual ou em conceitos de moralidade anacrônicos. Na real, o processo político nada mais é do que o reflexo do processo histórico do país. Nós somos o que somos não apenas por "culpa" da nossa jovem democracia federalista, muito dos problemas presentes na República são bem anteriores a ela. Um exemplo é o raciocínio de que o Nordeste é uma região subdesenvolvida e que, por causa do federalismo, "suga" impostos das regiões mais ao Sul. A real é que o Nordeste é menos desenvolvido por uma conjunção de fatores geográficos e de um processo histórico que começou no período Colonial, onde as demais capitanias simplesmente taxavam a produção nordestina para bancar a família Real, gerando um déficit de estrutura naquela região.
Pra mim, o que grita "subdesenvolvimento" no Brasil é o quanto qualquer coisa é prioridade menos a valorização do conhecimento e do planejamento. Acho que pouca gente entendeu isso além de achar um discurso clichê e chato. O governo atual caga ora educação mas não tem problema porque o importante é mitar pra cima da esquerda.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: