As Regras
ROLEPLAYING em Luminera!
Por @
Iridium e @
Shii
1. Da necessidade de Haver Regras
Tibia é um MMORPG. Diferente de um RPG de mesa, onde há um mestre para guiar a narrativa e fazer valer as regras pré-estabelecidas no cenário ao qual estão inseridos os personagens de cada jogador, Tibia não conta com um mestre de mesa, e sim um conjunto de mecânicas que compõe seu cenário.
Dessa forma, para que possa haver uma evolução na narrativa de cada personagem dentro do Tibia, há a necessidade de se implementar algumas regras para que não haja injustiças ou desequilíbrios no decorrer das interações. Além disso, essas regras previnem que jogadores novatos sejam alijados por veteranos, já que todos deverão responder ao mesmo conjunto de regras.
2. O Básico
Essa seção abriga as regras mais básicas para que o
roleplay funcione bem entre ambas as partes.
2.0. Regra Zero: Maturidade
Não levar coisas pessoais dentro do jogo, e não levar coisas do jogo para o lado pessoal. Os seus personagens são diferentes de você e, portanto, não se deve misturar as coisas JAMAIS. Problemas de natureza pessoal dentro e fora do jogo deverão ser resolvidos pelas partes envolvidas fora do jogo e fora de personagem.
2.1. Regra Um: Comprometimento
Se decidiu entrar no mundo do roleplay, comprometa-se a participar. Mantenha uma boa frequência nos encontros, aparecendo ao menos uma vez por semana, independentemente de haver eventos ocorrendo. Lembre-se: outros personagens e histórias contam com você! Seja parte do mundo, abrace a iniciativa!
Caso a pessoa se ausente, crie justifica in-game e avise os personagens envolvidos.
2.2. Background
TODO PERSONAGEM DO ROLEPLAY TEM QUE TER UM BACKGROUND PRÉVIO. O
Background é uma ferramenta de orientação para os demais jogadores que pertencem ao grupo, e é um “cartão de visitas” para quem está chegando: o
background é a história pregressa de seu personagem até o momento que o grupo inicia sua jornada.
Seja seu começo humilde ou mais pomposo, o background dá o tom de seu personagem, expondo seus gostos, desgostos, um trecho de sua história, sua personalidade e aparência, fazendo do seu personagem algo mais do que simples
pixels e um
outfit na tela.
2.2.1.
Personagens que não apresentarem Background poderão ser privados de interações com outros personagens até que apresentem background. Para quem não sabe como escrever um background, consulte o modelo fornecido no post inicial do tópico ROLEPLAYING em Luminera! Não deixe seu personagem “faltando pedaço”! A não ser que o atraso na entrega seja algo vinculado ao personagem, avise e entregue de imediato!
2.2.2.
UM PERSONAGEM NÃO PODE COMEÇAR “O MELHOR ESPADACHIM DA VILA” DE COMEÇO (ou seja, personagens ultrafortes no lvl 8 são inaceitáveis). Ele deve trilhar seu caminho
in-game e seu desenvolvimento dependerá do quanto ele se dedica. Dessa maneira, um personagem nível 8, por exemplo, não pode, em hipótese alguma, conjurar um Undead Dragon.
2.3. Interações
As interações nesse grupo (salvo algumas raríssimas exceções) são todas feitas de
IMPROVISO, ou seja,
sem combinações prévias de roteiro ou caracterização, feitas dentro do personagem e dentro do jogo, que contarão para seu progresso individual e coletivo dentro do grupo do ROLEPLAYING em Luminera!
Combinar roteiros em Off-Character, salvo raras exceções, não é permitido, tampouco encorajado.
2.3.1. Dentro do Personagem (In Character)
O
roleplay acontece aqui; depois de determinar a personalidade de seu char,
toda e qualquer fala no General Chat conta como interpretação (salvo as exceções que serão apresentadas abaixo).
Rúbricas (descrições de sentimentos, ações, aparências, etc.) deverão constar entre <> (sinal de maior que/ menor que).
Caso o personagem apresente, previamente, alguma habilidade psíquica, ou uma interação que somente um certo grupo de pessoas possa ter acesso,
o Private Channel dos Personagens (NÃO É O PRIVATE CHAT CHANNEL) também pode conter interpretações, contanto que as partes envolvidas estejam de acordo.
2.3.2. Fora do Personagem (Out of Character)
Caso você, jogador, precise dar algum aviso para as pessoas fora de seu personagem,
descreva suas falas precedidas por duas // (barras inclinadas para a direita) para falar em Off. Assim, evitam-se confusões e atropelos nas interações.
2.3.3. Restrições nas Interações
É estritamente proibido controlar ou roteirizar ações de personagens que não são seus, salvo possessões/ encantamento/ feitiçaria que permitam tal liberdade.
2.4. Combates
Goste ou não, nem tudo são rosas no
roleplay. Da mesma forma que seu personagem pode fazer amigos e se apaixonar, há pessoas de que ele não vai gostar, criando inimizades que podem terminar em confrontos físicos e armados entre outros personagens. Dessa forma, algumas medidas são necessárias:
O Combate Interpretativo/ Descritivo é A MANEIRA PADRÃO DE SE RESOLVER UM CONFLITO. Aqui, vale toda a descrição possível, e o level do Personagem conta apenas para o leque de magias-padrão de sua Vocação. Em um Combate Interpretativo, ganha quem descrever melhor, pensar mais rápido e atuar de maneira mais eficiente.
Caso ambas as partes prefiram e tenha leveis similares, o PvP de Arena é uma alternativa ao Combate Interpretativo. Para os jogadores mais inexperientes ou que farão um combate mais limitado às habilidades de sua vocação, as Arenas PvP são uma boa opção. Elas existem nas cidades de Thais, Ankrahmun e Edron.
O Combate Interpretativo TOMA PRECEDÊNCIA SOBRE TODAS AS FORMAS DE COMBATE IN-GAME.
2.5. Mortes
Morrer é chato em qualquer situação, até mesmo em Tibia. Infelizmente, seja pelo tempo ou por (des) aventuras, seu personagem pode vir a morrer.
Se uma morte acontecer in-game, JAMAIS poderá ser intervida pelo dono do personagem, a não ser que tenha ocorrido algum tipo de abuso por alguém inexperiente.
Se o personagem morrer, deverá ser deletado, trocado o nick, ou, se quiserem, podem criar outro "por cima" do personagem. Porém, jamais sendo o mesmo.
Reviver personagens, dependendo da capacidade de quem o fizer é possível, porém podem entrar exceções nesse caso também.
Personagens mais fracos podem matar personagens mais fortes de maneiras “astutas” ou “sutis”, com o uso de venenos, armadilhas, empurrões de estruturas altas, etc. Caso ele saiba de uma fraqueza de um personagem mais forte, também tem todo o direito de usá-la como vantagem.
3. Eventos
Às vezes, é necessário algum fator motivacional para juntar mais personagens em um mesmo local ou cenário, para enriquecer as histórias entrelaçadas como um todo.
Eventos são conteúdo base que se resultado alterna de acordo com as atitudes dos personagens in-game, que, apesar de terem uma história ou motivação inicial para ocorrer, JAMAIS serão histórias pré-montadas com resultados predeterminados.
O organizador precisa, também, tentar equilibrar o fator de personagens e seus poderes, sempre tentando criar uma maneira justa de todos participarem e colaborarem para uma história rica e divertida.
Além disso, deve-se não criar confusão com a história do jogo: caso venham a criar algo que tenha ligação com o canon do jogo, conheçam bem o lore da parte em particular que querem abordar em seu conteúdo original, para evitar discrepâncias e incoerências logo de início.
3.0. Regras Gerais
Essa seção vai mostrar um modelo básico de anúncio de evento.
É OBRIGATÓRIO PARA OS EVENTOS:
• Um nome;
• Um plot (ou o resumo dele apresentado, coisa de uma 1-3 linhas deve bastar de descrição);
• Datas de início e término ESTIMADAS (isso permite que participantes possam avaliar se estão ou não em condições de se comprometer, no caso de ser um evento longo ou de mais de uma etapa);
• Objetivo Primário ou Principal (outros objetivos são OPCIONAIS);
• Opcional: número mínimo de participantes para o evento acontecer;
• Opcional: o evento pode ter uma lista de recompensas a serem entregues ao final ou a serem encontradas em determinadas etapas.
3.0.1.
O não cumprimento das etapas obrigatórias pode acarretar em não-adesão por parte dos membros do grupo ou encerramento prematuro das atividades do evento;
3.0.2. Se o(s) criador(es) do evento não estiver(em) apto(s) a dar continuidade ao evento por motivos referentes à(s) sua(s) vida(s) real(ais) ou outros motivos restritivos, ele(s) deverá(ão) comunicar aos participantes no tópico ROLEPLAYING em Luminera! e no servidor no Discord da Golden Falcon Warriors sobre o cancelamento do evento e, se quiser, dos motivos que o(s) levou(aram) a tomar essa decisão;
3.0.3.
É estritamente proibido, salvo casos de possessão ou captura, forçar os participantes a irem contra o ideal de seus personagens dentro do evento.
3.1. Ajuda Externa
Caso o(s) criador(es) do conteúdo sejam inexperientes, é permitido e encorajado requisitar ajuda externa de jogadores mais experientes no assunto para uma boa orientação que o(s) ajude(m) a ter confiança no projeto desenvolvido e no andamento do evento como um todo.
3.2. Tipos de Eventos
Abaixo serão listados os tipos mais comuns de evento e, se necessário, suas especificidades para que funcionem adequadamente.
3.2.1. Casamentos
Alguns personagens sentem a necessidade de assumirem um compromisso sério para o resto da vida. Seja algo entre dois ou mais personagens (dependendo do credo e dos acordos pré-estabelecidos), um Casamento pode ser anunciado e, a partir dele, situações podem ser geradas.
As festividades e contextos do Casamentos são de livre escolha dos personagens envolvidos.
3.2.2. Nascimentos
A chegada de um novo ser ao mundo de Tibia, seja ele humano, mestiço ou outra criatura mágica, pode ser motivo de comemoração, surpresa ou inquietação. Nascimentos podem ser representados pelos jogadores de maneira descritiva ou por meio do uso de Dolls do jogo (Doll, Pirate Voodoo Doll, Jester Doll, Stuffed Dragon, etc.), exceto as que representam bosses (como a Ferumbras Doll, Maxxen Santa Doll, Santa Doll, etc.).
As celebrações e contextos são de descrição livre para os jogadores envolvidos.
3.2.3. Funerais
Às vezes, é chegada a hora de um personagem ir desta para uma melhor. A fim de fechar um ciclo, ou dar um enterro digno a alguém (mesmo que ele não mereça) ou despedir-se de um ente muito querido, jogadores podem organizar e anunciar funerais a fim de não deixar a memória de um personagem se perder.
A descrição dos ritos fúnebres é de livre escolha dos personagens envolvidos.
3.2.4. Concursos e Torneios
Alguns personagens gostam de sentir motivados, de tempos em tempos, a avançar em suas carreiras. Seja uma simples disputa de justas (acerto de lanças gigantes no escudo de seu adversário enquanto estão ambos a cavalo), ou uma apresentação de bardos em uma taverna, jogadores podem organizar Concursos ou Torneios para dar uma descontraída de arcos e histórias mais pesadas, e dar a chance de jogadores com históricos e ambições mais simples para brilhar --- e serem recompensados financeira e emocionalmente por isso.
A descrição e contexto dos concursos e torneios precisa cumprir os requisitos estabelecidos no ponto 3.0 e precisa ter uma lista de recompensas a serem entregues ao final (seja apenas um montante específico em dinheiro ou uma quantidade maior de itens).
3.2.5. Guerras e Conflitos
Nem tudo são rosas no
roleplay e, às vezes, é preciso impor limites e lutar por aquilo que acredita. Dessa forma, jogadores podem anunciar uma Guerra ou um Conflito, com as seguintes diferenças:
Conflitos são, necessariamente, de natureza mais pessoal. Para um evento ser configurado como Conflito,
é necessário “dar nome aos bois”, ou seja, citar os nomes dos personagens que entrarão em conflito direto e de que lado eles estão na briga de facções, ou se serão os “campeões” a favor de outro jogador.
Guerras envolvem, necessariamente, outras guildas (sejam elas formais no site Tibia.com ou estabelecidas dentro do jogo, como facções entre jogadores)
ou até mesmo outras nações (ex.: Thais vs. Carlin ou Ankrahmun vs. Darashia). Diferentemente do Conflito,
a Guerra NÃO É PESSOAL, e os jogadores estarão lutando, em termos formais, por outras nações e guildas contra outras nações e guildas. Entretanto,
pode haver Conflitos dentro de uma Guerra, mas não pode haver uma Guerra dentro de um Conflito.
Para ambos os eventos, as condições obrigatórias estabelecidas no ponto 3.0 precisam ser cumpridas (excetuando-se o ponto opcional das recompensas, ainda que seja encorajado que elas existam), ou serão considerados nulos esses eventos.
O contexto e as descrições são livres para os jogadores envolvidos, a não ser que hajam cláusulas restritivas no evento em si.
4. Quests e Suas Possibilidades
Tibia possui um lore bem rico e uma gama de quests que dão acesso a locais fantásticos (ou terríveis), que podem enriquecer muito a história de seu personagem e de seus amigos (e inimigos), se bem utilizados.
Por exemplo, se seu personagem nunca navegou e não conhece muito dos domínios de Thais, qual seria o motivo para ele ir a Liberty Bay e se comover com a realidade que lá existe? Como seu personagem teria ciência da existência de Yalahar ou acesso a ela? Seu personagem por acaso já esteve em Roshamuul? Já ouviu falar em Fiehonja ou dos horrores que dominam Quirefang?
Essa seção possui um conjunto de sugestões de como algumas grandes questlines podem ser abordadas, a fim de que a interpretação seja enriquecedora para todas as partes envolvidas.
4.0. Estilo Tradicional: Por Exploração
A abordagem mais comum, seu personagem pode dar de cara, em meio a uma exploração, com algum canto desconhecido do jogo (para ele, mas não necessariamente para seu controlador) e, a partir daí, começar a buscar informações sobre aquela localidade.
São recomendados discrição e discernimento do jogador para não parecer “forçada” a execução dessa quest pelo personagem. Ou seja, evite os famosos spoilers ou otimizações comuns aos jogadores mais powergamers (ex.: ainda que o canivete rosa [Squeezing Gear of Girlpower] seja considerado, por alguns jogadores, o melhor dos três canivetes, não faz o menor sentido um personagem machista anti-Carlin servir a CGB para obtê-lo ou até mesmo possuir um desses entre seus pertences).
4.1. Estilo Tradicional: Avulsas
Alguns personagens já estão mais bem inseridos em determinada sociedade, e veem-se inclinados a ajudar os cidadãos de determinada localidade com seus problemas, fazendo as quest mais básicas das áreas ao redor sem muita conexão com sua própria história ou afeição pela cidade que serve, mas incluindo cada um desses feitos em seu histórico.
Similar ao modo de Exploração, fazer as quests de forma avulsa é indicado para jogadores que ainda estão em processo de sedimentar seu personagem, fazendo com que ele explore mais o mundo de Tibia e suas possibilidades. Também são recomendados discrição e discernimento para não ficar “forçado”. Sempre que possível, poste essas interações no tópico para que os demais jogadores vejam seu avanço.
4
.2. Progressões e Instâncias
Alguns personagens já possuem um foco maior e uma sede maior por poder do que outros. Muitos personagens, motivados por um objetivo maior que eles, como ajudar uma determinada nação a superar seus problemas, ou ajudar um deus ou atrapalhar outro, podem ver benefício em seguir determinadas progressões de questlines que já existem no Tibia, mas que poucas pessoas conhecem ou fazem as quests em uma dada ordem. Sendo assim, aqui vão algumas sugestões de quests em Progressões ou Instâncias, que podem ajudar na montagem de times entre jogadores e até mesmo na ligação entre eles a partir de um propósito comum.
As INSTÂNCIAS designam locais de quest específicos que o jogador tem em mente para seu personagem conhecer, e que, para sua diversão maior, é recomendado que ele vá com um time, seja para ajudá-lo ou atrapalhá-lo.
As PROGRESSÕES designam um conjunto de quests que estão necessariamente ligadas e em ordem de dificuldade, testando a resistência, o raciocínio e a união de um grupo de jogadores em busca da recompensa final após superarem os deafios mais épicos ao melhor estilo
roleplay.
Seja uma Instância ou Progressão, jogadores podem criar eventos em cima delas para encontrarem times de personagens corajosos (ou inocentes quanto ao perigo que se apresenta diante deles)
para auxiliar em sua busca. Diferente de eventos comuns,
as Instâncias e Progressões podem ser cumpridas a hora que os jogadores acharem conveniente. Entretanto,
é obrigatório o comprometimento de todos os envolvidos.
Abaixo, serão listadas
sugestões de Instâncias e Progressões (ou seja,
ninguém é forçado a seguir essa lista a ferro e fogo, sendo que elas servem apenas como um guia para jogadores inexperientes em termos de
roleplay).
4.2.1. Thais: o Templo Antigo e a Inquisição
O Ancient Temple de Thais esconde muitos resquícios de civilizações que se perderam, missões que deram errado e outros estranhos registros que poucos conseguem dar algum sentido. Em um sistema de túneis habitado por Orcs, Minotauros, Cíclopes e até Dragões, é um excelente local para qualquer Thaiano ou turista em Thais iniciar sua jornada.
Instâncias: Mintwallin, Kormarak, Complexo de Túneis do Templo Antigo;
Progressões: Kingdom of Kormarak
-> Quests não registradas no Quest Log (Ghoul Room, Demon Helmet, etc.)
-> Mintwallin (o jogador pode combinar com a Postman Missions, caso esteja fazendo)
-> Into the Bone Pit
-> Paradox Tower (caso encontre o Prisioneiro)
ou TBI (Caso tenha interesse no serviço Secreto de Thais)
ou Inquisition.
Outras opções: Halls of Hope (norte de Thais, perto de Greenshore, que dá início à questline da Forgotten Knowledge), a Guilda dos Ladrões (com Dorian, dá acesso ao mercado negro que acontece em Thais).
4.2.2. Deserto de Jakundaf
O Deserto de Jakundaf, localizado entre Thais e Venore, é um lugar muito amado e icônico por roleplayers de todas as comunidades. É o local que abriga a famosa Desert Quest (aquela que dá 10k e que precisa das quatro vocações juntas) e outros mistérios.
Instâncias: Complexo de túneis de Jakundaf, biblioteca oculta de Jakundaf, Templo das Vocações;
Progressões: Cumprimento dos requisitos de Adrenius, Nemal e outros NPCs
-> Desafio das Vocações (precisa de chave para abrir a área)
-> Templo das Vocações
-> Sala de Recompensa (dela, uma outra área a se conhecer é Outlaw Camp).
Outras opções: Torre do Triângulo, Fibula.
4.2.3. Carlin: a Rainha das Banshees
Após as montanhas de Kazordoon, seguindo para o oeste, existe a cidade de Carlin, governada pela Rainha Eloise, que mantém um séquito de mulheres nos cargos mais importantes da cidade. Entretanto, não é um local livre de problemas. Existe, no extremo oeste, as Terras Fantasmas (Ghostlands), que escondem um grande mal, bem como a lenda de um labirinto embaixo de Northport, levando a outro lugar terrível...
Instâncias: Ghostlands, os Esgotos de Carlin, Maze of Lost Souls, Acampamentos das Amazonas;
Progressões: The Exterminator
-> Tower Defence
-> Family Brooch (que dá acesso ao White Raven Monastery)
-> Caminho para Demona (MoLS)
-> White Raven Monastery
-> Queen of the Banshees;
Outras Opções: CGB (Serviço Secreto de Carlin), Demona (exploração de MoLS), o Cofre de Alawar.
4.2.4. Venore: Dos Sonhos ao Inferno
Cidade do lucro e da prosperidade sem fronteiras coloniais, Venore é governada por um cartel de comerciantes que não quer nada além da liberdade de mercado... Que eles possam controlar. Entretanto, Venore é mais que uma cidade no pântano, que parece cada vez mais amaldiçoada por infortúnios em geral...
Instâncias: Pântano da Garra Verde (Green Claw Swamp), Black Knight Villa, Corym Hideouts, Shadowthorn;
Progressões: Tarefas Diárias de Venore (Norman e Rafzan)
-> Blood Herb Quest
-> Rottin Wood and the Married Men -> Mad Mage Room
-> Black Knight
-> Hidden Threats
-> Dreamer’s Challenge
-> Pits of Inferno.
Outras Opções: AVIN (Serviço Secreto de Venore), Shadowthorn.
4.2.5. Darashia: o Deserto e os Gênios
Para os que adoram os mistérios do Deserto, a cidade do Sultão Kazzan é o local perfeito para se começar suas aventuras. De fato, pouco se sabe sobre Darama e Darashia, e quem sabe seu personagem pode ter uma iluminação ali...
Instâncias: Dragon Caves, Dark Pyramid, Catacombs, Drefia.
Progressões: Dark Pyramid
-> To Appease the Mighty
-> Djinn Wars (aqui você escolhe ou Efreet ou Marid)
-> Koshei the Deathless.
Outras Opções: Gravediggers of Drefia.
4.2.6. Ankrahmun: dos Nômades aos Faraós
Cidade de hábitos peculiares, grandes pirâmides no lugar de edificações tradicionais e um profundo culto à morte como ascensão na além-vida, os habitantes de Ankrahmun costumam ser reclusos. Vivos, lamentam sua prisão de carne e osso. Mortos, vangloriam-se da vida eterna, ainda que de maneira taciturna. Sob as areias do deserto, porém, há mais coisas escondidas do que o Faráo Arkhotep gostaria que mortais viessem a saber...
Instâncias: Tumbas (incluindo a biblioteca de Arkhotep), Esconderijo dos Nômades, Templo do Dragão (parte da Chayenne Key/ Music Box);
Progressão: Serpentine Tower (incomplete, sujeita a especulação)
-> Stealing from Thieves
-> Arito Task
-> Nomads’ Land
-> Djinn Wars (no caso, seu jogador conhece os Djinns por meio de Melchior, sem intermediar por Kazzan, a não ser que queira cumprir a To Appease the Mighty antes. Novamente, escolha entre Efreet ou Marid)
-> Ancient Tombs (a recompensa final é o Helmet of the Ancients).
Outras Instâncias e Progressões podem ser sugeridas pelos jogadores e participantes do grupo a fim de serem incluídas aqui futuramente.
5. Canal Iridium Storytelling
O canal
Iridium Storytelling, no YouTube, consiste em uma videoteca de autoria da usuária Iridium, como uma forma de documentar, de maneira mais dinâmica, as interações ocorridas entre jogadores, listando eventos, vídeo-backgrounds e situações corriqueiras entre os personagens.
Para contribuir com o canal, não deixe de postar seus feitos no tópico ROLEPLAYING em Luminera! Além disso, aqueles que souberem realizar gravações em molde similar ao do canal (ocultando as barras laterais e action bars, a fim de gravar apenas a tela do jogo, sem os equipamentos e outros itens irrelevantes para interpretação) podem enviar o material para Iridium, requisitando seu e-mail ou outra forma de contato para enviá-lo. A edição fica por conta da usuária Iridium, a fim de adequar à identidade visual já estabelecida no canal.
Outras sugestões de blocos ou seções dentro do Canal para abrigar outros conteúdos referentes ao roleplay podem ser feitas a qualquer momento, sujeitas à avaliação e crivo de Iridium.
------
Esse post será linkado ao tópico inicial, bem como afixado no Discord. Por favor, todos leiam as regras e postem suas dúvidas, caso as tenham.
Abraço,
Iridium.