Olha, esse ponto do treino offline é um tanto complicado de se mexer. Eu, por exemplo, nunca tive muito tempo para jogar, mas sempre que dava eu tentava misturar uma ou duas horas de hunt e o mesmo tempo de treino. Nunca tive vontade de colocar premium account em conta alguma, porque não via vantagem que justificasse isso... também não conseguia ter nenhuma hunt boa de exp e loot, é verdade, mas era divertido.
Quando lançaram esse mecanismo de treino offline eu vi uma clara motivação de colocar premium account: finalmente sairia daquela faixa de skills, utilizaria meu tempo online caçando com meus amigos, que é o que mais me motiva a jogar, e, pasmem, conseguiria treinar TODOS os dias por 12 horas com todos os meus personagens ao mesmo tempo! Se antes eu levei 10 anos de jogo para cogitar uma premium account, agora eu não consigo ficar sem estendê-la. O jogo ficou muito mais divertido e as possibilidades que me abriram foram enormes.
Agora, eu entendo também que isso cria esse vácuo enorme entre quem pode fazer esse tipo de treino e quem não pode... e é exatamente a situação que é retratada no tópico, um level 14, que normalmente teria entre 50 e 60 de skill, possui 70+! Mas não dá pra ver solução em limitar os skills pelo level do personagem. Isso criaria um sistema muito, mas realmente muito grande de power abuse e pk.
Exemplo: você, level 80, de skill 90/90, está a fim de caçar dragons em Edron, e ao chegar lá se depara com um outro jogador, level 50, caçando também. Por ter certeza que os skills dele não passam de 80/80, você manda ele sair. Se nenhum dos dois tiver guilda ou amigos mais fortes não há chance alguma do level 50 surpreender você. Chato, não? Isso sem pensar nas guildas "dominantes" dos servidores. Se hoje em dia já é desagradável ter que sair porque uma guild forte faz o monopólio do respawn de algum lugar, com a restrição de skill por level então isso se torna insuportável.
O que eu acho que poderia ser feito é diminuir um pouco a eficácia desse tipo de treinamento offline, aumentar um pouco a eficácia do treinamento online e restringir para um ganho tal de skill por período de tempo, além das 12h diárias. Assim não fica nem tão ruim pra quem não possui premium account e nem tão bom pra quem possui, sem deixar de ser vantajoso, é claro.
Agora, o que não dá é pra tolerar bot. Isso é simplesmente inadmissível e a CIPSoft deveria colocar junto ao Tibia um esquema de segurança contra cheaters tal qual aqueles sistemas do tipo gameguard, com um agravante de bloqueio eterno por IP em caso de reincidência.
Abraços.