Muitos falam que o Tibia não tem mais RPG, dizem que Tibia agora é só power level.
Na verdade quem diz isso não sabe nem o que significa RPG.
RPG é interpretação. Ser um power level é praticar RPG, ser solucionador de quest é praticar RPG, ser um PK é praticar RPG, dominar um server é praticar RPG.
O problema maior da CIP são os botters.
Eu não me importo do cara dominar o server, matar quem ele quiser e fechar a caverna pra guild dele. O problema é o meio que ele utilizou para ter tal poder.
Por mais que uma guild seja imensa, organizada e com um bom comando, ela não é capaz de segurar a força de um server inteiro para sempre. Então vem os programas ilegais que dão a sustentabilidade pra essa guild. Surgindo então o problema.
Se não existisse o bot, guild dominadoras teriam prazo de validade. E diga-se de passagem uma validade curta.
Um server PVP sem guild dominante, sem PKs, sem brigas por cavernas não teria graça. Grande parte do diferencial do Tibia é essa disputa entre indivíduos.
Lembro em 2004, quando comecei, tinha eu pego level 15, e já estava enfadado da mesmice, pois não existiam wands, cavernas eram poucas e a pouca xp que eu peguei foi matando trolls em carlin usando uma longsword com meu mage. Eu já estava cansando quando comprei minha primeira serpent sword por 5k(uma fortuna na época). Fui feliz explorar o mapa, descobri os dwarfs e no mesmo dia me deparei com 6 PKs juntos, morri em um só combo e perdi justamente minha serpent sword. Fiquei muito zangado, nervoso, me tremia, desde esse dia quando vejo um PK na tela fico nervoso.
Alguns anos depois fui refletir sobre Tibia, pensar o que diabos fez esse joguinho para me deixar tão preso a ele... pensei no meu início... no meu esforço... e finalmente me toquei.
Não foram os momentos de calmaria que me prenderam ao jogo... Na verdade foram os contratempos, os PKS, os dominadores me expulsando de cavernas, os thiefs roubando minhas lootbags, as mortes inesperadas, os sustos do jogo como um todo... foi a adrenalina, a excitação de uma morte em PVP.
Enfim, guild dominantes fazem parte... eu aceito... apoio... e bato palmas...
Porém quando usam de meios ilegais para ter esse poder a coisa muda... Pois não da chances para o resto do server brigar. O bot faz com que o server não tenha condições de combater o power abuse.
Em outras linhas, não sou contra o power abuse, pois o abuso sofrido pelo "neutros" é a bomba de energia que alimenta e estimula os jogadores a querer mais e mais dentro do jogo. Eu sou contra é o power abuse nutrido por programas ilegais.
Como eu sempre digo em jogos onlines..."prefiro perder uma partida acirrada, do que ganhar uma partida fácil"
Dito isso, afirmo e repito, parabéns para a CIP... sei que banir tanta gente assim deve ter custado caro aos seus cofres, mas serão bem mais recompensados com novos e antigos players que agora podem ter alguma chance de progredir. Claro, se manterem essa política de deletar guilds que se sustentam por meios ilegais.