Eu ainda acho que o Tibia tem muitas coisas interessantes para se fazer, é impossível falar das coisas boas sem mencionar o Tibia antigo, mas vou tentar ser imparcial no meu argumento, vamos lá:
Primeiramente, o Tibia era mais desafiante? Era sim, porém não somente por causa das mecânicas e sim porque não havia tantos spoilers, nós mesmos não conhecíamos tudo que o jogo apresentava. Assim como em qualquer jogo, a tendência é que com o tempo ele se torne mais fácil para você.
Acho que o jogo tem muito conteúdo legal, o que falta são os jogadores buscarem ele, afinal, quem de vocês parou sua hunt para fazer a Paradox Quest e ler o enredo? (Cabe aqui uma ressalva, infelizmente nem todos jogadores dominam a língua inglesa, como a própria pesquisa da CipSoft mostrou, 44% dos jogadores do Tibia são Brasileiros e como bem sabemos, a maioria de nossas escolas mal prepara o aluno para dominar seu idioma nativo, imagina então um idioma estrangeiro, isso acaba gerando uma falta de interesse em ler o enredo).
Na minha opinião a CipSoft acaba não implementando tanto enredo no jogo por falta de interesse dos jogadores, todos só querem fazer as quests que podem proporcionar loots caros e bons e não tão somente pela história que a quest apresenta.
Gostaria muito de ver mais quests como a The Inquisition, porém que não seja necessário uma tropa de level 200 para ajudar e sim com um enredo bom, com desafios, que proporcione uma recompensa que te estimule a faze-la e que te deixe entretido. Afinal, chegando no level 150 por ai, você realizou praticamente todas as quests mais complexas, te restando somente, upar.