Postado originalmente por
Mind Domination
A questão é que a época era legal.
A época da vida das pessoas.
Hoje a maioria já acostumou com o jogo e/ou está de saco cheio.
O Tibia atual é infinitamente melhor, com muito mais opções em relação a tudo.
Hoje se tem mais regalias, não acho que deixar o jogo mais fácil é deixá-lo melhor, enfim.
@
O Tibia antigamente era um jogo vivo, as cidades eram vivas, eu digo todas. Cada
cave tinha seu valor, não esse monte de
dungeons disponíveis a rodo igual hoje, era uma alegria trombar um
botter pois você poderia matá-lo, independente do PvP ser habilitado no seu servidor ou não.
Canal do
trade era um verdadeiro festival de negociações, tinha como pechinchar, trocar itens, resolver quem viaja e quem espera (quantas vezes eu que sempre cacei em Kazordoon não marcava encontro na ponte dos Dwarfs com quem vinha de Thais e Venore?). Isso fazia você conhecer os mapas, as rotas, era bem mais realista, esse
market ajuda muito os jogadores de maneira geral, mas é um meio de
bot esvaziar mercadoria com facilidade que é tenso. Sem contar que quando se batia um papo legal, as vezes tínhamos que nos virar no inglês, e dependendo da situação fazer um novo amigo.
Cada cidade tinha sua história, com suas
dungeons bem trabalhadas e pensadas de maneira incrível, a decadência começou com Yalahar, aquilo parece um servidor pirata.
As limitações que a CipSoft impôs, totalmente desesperadas, era lindo botar
knight level 40 pra correr quando me abriam pk e eu com meu
druid level 25 descendo SD no sujeito. Knights level baixo com
skill alto pra época, em torno de 60~70, de war hammer eram uma surpresa desagradável, era um jogo muito mais imprevisível.
Hoje é tudo PZ,
teleport pra lá,
teleport pra cá,
spoil na sua tela,
market automatizado, acabou a interação, se muitos
players jogam de
bot a CipSoft também já robotizou o Tibia há tempos...
A comunidade tem boa parcela de culpa, claro, se uns não fossem imbecis de confundir Tibia com vida real, fazendo dinheiro através dele e não trabalhando, usando
bot e mais
bot pra juntar grana e dominar um ou mais servidores, talvez o jogo seria melhor, pois a proporção dos
power abusers seria reduzida, mas isso sempre teve e é uma marca do Tibia, isso que era legal, porém antes tinha mérito nisso, hoje dificilmente. Mas argumentar que antigamente Tibia era melhor só por conta da nostalgia, não me parece suficiente.