Muito melhor do que hoje em dia.
Não peguei 2004, mas comecei em 2005. Era outra coisa. Parecia até outro jogo.
Não, não tinham botters. Não sei de onde alguns tiram isso. Se existia bot naquela época, poucos usavam. O máximo do máximo que tinha naquela época era
macro, era assim que a galera chamava os programinhas pra fazer tarefinhas simples como pescar, iluminar sem ter tocha, coisas do tipo. Tudo que hoje em dia já tem no próprio Tibia.
Vale citar que o macro pra pescar era simplesmente como se fosse a hotkey de hoje em dia, você apertava um botão e ativava a vara de pesca, depois tinha que apertar de novo pra cada pescada. Os programas que pescavam automaticamente, sozinhos mesmo, só foram aparecer lá pelo final de 2005, ou começo de 2006, por aí.
Podia até ser que existissem antes, mas eu garanto pra vocês; não era difundido e poucos eram os que usavam, se é que usavam.
Pô, até esses macros simples eram poucos os que usavam. Galera morria de medo de GM.
Muita gente enche a boca pra falar das
farms, que as pessoas largavam vários personagens fazendo runa sozinhos. Isso realmente foi popular em certa época, mas
nem de longe afetava os jogadores honestos como os botters de hoje afetam. Não destruía a economia como os botters de hoje. Mas nunca. Não prejudicava o jogo como o comércio de contas e GP que é fruto do botting atual. Chega a ser bobo querer comparar as coisas pra tentar arrumar defeito na época que Tibia era bom.
Claro, não era perfeito. Tinha lá seus problemas. Mas comparado com os problemas que o Tibia enfrente hoje, eram probleminhas de criança.
No geral, o que mais se percebia antigamente era que as pessoas
eram mais educadas. As conversas eram mais legais, a gente fazia mais amigos que duravam, as pessoas se respeitavam mais no geral. Claro que tinha os baderneiros que xingavam, sempre tem, mas era o contrário; antigamente às vezes você encontrava um baderneiro, e hoje em dia, às vezes você encontra alguém realmente legal... hahaha
Alguns dizem que não foi o Tibia que piorou, mas "as pessoas cresceram e a vida mudou", e por isso a gente acha o Tibia de hoje pior. Já falei muito aqui no fórum contra esse tipo de argumento e não vou me alongar. Mas simplesmente não é verdade. O jogo decaiu
sim e isso é visível. Pra quê tentar negar e jogar a culpa em outra coisa? É um fato, o botting vem ferrando o jogo desde os idos de 2006, piorando muito de um tempo pra cá. A comunidade piorou muito. O jogo simplesmente não é mais como antes. Não entendo como alguns tentam negar isso.
CipSoft precisa entender o seguinte:
dependendo do cheiro das flores, você atrai um tipo diferente de abelha. Jogo limpo e honesto atrai jogadores honestos. Jogo onde todo mundo faz o que quer e botting corre solto, atrai botters.
Fora que o jogo ficou ridiculamente mais fácil até em coisas bobas, seguindo a moda atual de cada vez jogos serem mais fáceis. Também vale o mesmo exemplo; jogo difícil e competitivo atrai jogadores de verdade que querem
jogar, enquanto um jogo mole onde é fácil trapacear e se dar bem atrai jogadores oportunistas, que não realmente gostam do jogo e são interessados no poder e riqueza apenas. Jogadores que pensam antes em si e depois no resto; é isso que vem destruindo a comunidade. E a Cip incentiva. E alguns fingem que tá tudo bem.
Eu simplesmente não consigo engolir como alguns têm a capacidade de fingir que tudo está bem, ou que não está tão ruim assim. Cara, como conseguem?
No geral, era um jogo extremamente divertido de se jogar. Era viciante demais. Era muito legal. Você facilmente perdia horas e horas jogando, e era sempre muito da hora.
Esses caras que comentaram aqui no tópico como o Tibia era mais divertido e emocionante naquela época estão certos. Leia os posts deles. Garanto que estão certos. Posts como os do
Storm ofbalera e do
Rocko traduzem muito bem um pouco de como era a magia daquela época. Era um jogo muito mais emocionante, divertido, viciante e imprevisível. Você nunca sabia o que esperar. Era mágico, misterioso, cada lugar tinha seu perigo e seu mistério. Sempre tinha aquela adrenalina de não saber o que existia mais além, e ainda mais numa época que não tinha spoiler correndo solto, isso era demais.
Cara... Tibia era outro jogo.
Gostaria de poder ficar aqui escrevendo a noite toda contando pra vocês como era antigamente, mas acho que não consigo me expressar melhor do que já tentei.

Postado originalmente por
Rocko
ver post
Concordo com cada palavra que você disse. Realmente tudo que você disse é verdade, e tem toda razão quando diz que argumentar usando a "nostalgia" é insuficiente. Eu diria mais; chega a ser sem sentido.

Postado originalmente por
Storm ofbalera
ver post
Também concordo com cada palavra e realmente o Tibia era assim. Você conseguiu descrever bem um pouco do Tibia daquela época pra galera que não conheceu. Cara, dá um alívio ver que ainda existem usuários que compartilham do mesmo sentimento; Tibia era totalmente mágico nos dias de outrora, e isso
não é nostalgia.