Simplificando, animes para vocês são simplesmente mais uma forma de diversão barata e entretenimento, o que não o deixa diferente de alguma novela, um filme, um cartoon ou mesmo um daqueles livrinhos de quinta?
Será que vocês já pararam pra pensar no que difere os animes/mangás dos cartoons/HQs?
É O CONTEÚDO, CAMBADA, O CONTEÚDO!
Por exemplo, aposto que pra muita gente aqui mesmo, One Piece é um dos melhores animes já feitos, senão o melhor... mas poxa, aquilo é gigantesco e nem tem previsão de término! Provavelmente só vai acabar quando o autor morrer ou coisa parecida... Mas os fãs se incomodam com isso? Não, daí entra o que vocÊs disseram: CONTANTO QUE VOCÊ ESTEJA SE DIVERTINDO, NÃO TEM PROBLEMA! É esse pensamento que faz a fanbase hypar KON, Hyouka, shounens e afins e deixar Kaiji e LOTGH, por exemplo, caírem no esquecimento! Não só animes, vejamos os estilos musicais! O sertanejo, por exemplo, antigamente as músicas contavam histórias, sentimentos, idéias, hoje são só tchu-tcha, bara bara, letras desprezíveis que tem como único propósito... divertimento!!!! Tem algum problema nisso? Nenhum, a menos que as pessoas acabem confundindo isso com qualidade... o que é o que acontece...
Posso usar infinitamente esse exemplo... Novelas,que hoje em dia são apenas unidades filantrópicas, Funk, que é uma música depreciativa ouvida pelas massas, etc, etc etc. Mas voltemos ao enfoque dos animes e aos que eu indiquei.
Todos esses que eu disse tem algum diferencial, conteúdo, algo que o difere dos diversos enlatados lançados pela indústria japonesa.
Code Geass tem inúmeras falhas, fanservice, mecha, echi, e tudo o mais... mas engraçado que ninguém saca REALMENTE o que o autor quis mostrar ali. Olhem o protagonista! Ele é o contrário dos típicos protagonistas puritanos, que preferem não alcançar seu objetivo do que recorrer a meios nem um pouco ortodoxos, ele tem seu objetivo de se vingar do seu pai e ajudar sua irma e mata quem quer que seja pra alcançar isso. Suzaku já é o contrário, ele é um idealista, é a personificação do que a sociedade têm como bom, heróico, coisa que os heróis da Marvel e DC vivem propagando, e ambos estão em lados opostos! O ANIME MOSTRA UM CONFLITO ENTRE ESSAS DUAS IDÉIAS! E o que temos depois? O Suzaku é um falso idealista e só pensou nele quando matou seu próprio pai! Todos do anime são assim, pessoas que usam máscaras em frente à sociedade, ocultando seu verdadeiro caráter egoísta. E, me respondam, a humanidade não é assim?
Clannad é uma obra de drama, ou deveria dizer A obra de drama? Cada personagem ali tem a sua própria peculiaridade, defeitos e qualidades, o que difere um de outro e todos dos diversos animes que já foram feitos. A protagonista, Nagisa, é uma pobre coitada sem atitude, mas ela, assim como o protagonista, SE DESENVOLVEM com o passar do anime. E depois temos o âmbito do anime fora do ambiente escolar, onde o protagonista tem que se preocupar com trabalho e talz, e quando ele dá de cara com um obstáculo, no caso a morte da mulher, faz birrinha e decide fugir de tudo aquilo. Enfim, não vou contar o anime inteiro, mas Clannad é uma obra focada em drama familiar e é essa a razão porque ele faz tantas pessoas chorarem. Seus personagens tem um carisma único e o final do anime... bem, pode parecer idiota e previsível, mas não é bem assim. Entendê-lo é fácil, COMPREENDÊ-LO é difícil. Mas o autor deixa todo o que é necessário para o entendimento do espectador espalhado do decorrer da história, em pequenos detalhes, esses que fazem toda a diferença. Mas ninguém percebe isso... claro! As pessoas só querem um finalzinho feliz, se terminou tudo bem tá ótimo, que se danem os fatos que levaram àquele acontecimento.
Kaiji é uma crítica à sociedade, o protagonista tenta fazer tudo contrário Às massas, ams sempre se ferra. Sem contar que é muito bonzinho e confia demais nos outros, mottivo esse que, por mais que ganhe muita grana, acaba perdendo tudo.
Monster é o melhor anime policial já feito. O autor tem essa característica de dividir as partes emocionantes em doses homeopáticas, o mesmo tempo que isso pode ser um defeito, é sua melhor qualidade. Ele quis mostrar que um vilão não precisa ser necessariamente aquilo que estamos acostumados para ser um vilão. Basta ver Johan e comparar com Darth Vader, por exemplo.
Agora Jinrui, não estou com paicência para explicar as metáforas e críticas que o anime fez, mas ele é um ótimo exemplo de que as pessoas não tão nem aí pro conteúdo, tanto que ninguém percebeu que as fadinhas, na verdade, são a representação da humanidade hoje em dia: idiotas, se contentam com pouco, se multiplicam defenfreadamente, etc. Mas aqui temos um bom exemplo de metáfora que o anime fez: as fadinhas só se preocupam com diversão, não importando se forem escrever um livro ou fazer uma bomba atômica. O que importa pra elas é a diversão, e... não é isso que vocês acreditam? Animes de crítica são raros, e normalmente são esquecidos ou interpretados de maneira errônea, como School Days e Puella Magi Madoka Magika.
Mas, mesmo que vocês leiam o que escrevi, provavelmente não vão entender, nem tentar entender. Não quero me chamar de inteligente ou arrogante, sou só uma pessoa que presta atenção nos detalhes de cada anime.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação