Po gente, ou vocês estão resumindo a matemática aos Cálculos ou as faculdades de vocês pegam muito leve com a parte teórica da computação (que em um curso de Ciência da Computação ou Engenharia da Computação, seria meio absurdo).
Toda a base da Computação é feita em cima de teorização e notação matemática. Grafos e Teoria da Computação usam notações e teoremas baseados na teoria dos conjuntos. Análise de algoritmos tem um bom pé lá na indução matemática. Banco de Dados utiliza Álgebra e Cálculo Relacional ao extremo. Você tem pinceladas de matemática discreta em todas as outras cadeiras do curso. Qualquer matéria que se propuser a explicar bem a situação, exige o mínimo de formalismo matemático, já que o objetivo é formar cientistas da computação e não programadores (que são os pedreiros da computação).
E esse tipo de matemática, pra mim, é bem mais difícil que cálculos, que é tudo bem mecânico. Se não me engano, a galera de matemática nem faz Cálculo, faz Análise, que é o estudo teórico de todos métodos utilizados por nós na matéria.