O que estraga o Tibia são os HL.
Tem que implementar um sistema de level cap o quanto antes.
Sabe porque?
Porque um level 200+ só atrapalha o jogo. Life ou mana infinitos, power abuse, desbalanceamentos, etc.
E o pior é que Tibia é um jogo onde upar não exige habilidade nenhuma. Quer que eu te diga qual o mérito de alguém que consegue upar level 300? Nenhum.
Sabe o mérito de alguém que upa level 400? Nenhum.
E não tem a mínima diferença de quem usa bot ou não. O mérito de alguém que upou level 300 na mão é o mesmo de um botter que passa o dia inteiro caçando.
Tudo o que você precisa fazer para conseguir um level alto no tibia é repetir tarefas descontroladamente, só isso. Me digam, qual a dificuldade que alguém tem de ficar correndo, matando bixo, pegando loot, por 3 anos? O problema é que vocês acham que só porque o cara tem tempo livre ele é um bom jogador.
Essa falta de uma jogabilidade complexa aliada ao fato do level infinito é o caminho mais rápido ao fracasso. Tibia antigamente era melhor justamente por causa da falta de HL. Level 100 era respeitado, eram raros os jogadores level 100. Até ai o jogo estava bom, mesmo com uma jogabilidade baseada apenas na repetição. Mas chega um tempo que não dá mais, não adianta. Com level 200 sendo algo normal, não tem mais graça jogar. Quando você chegar ao level 200 não será mais respeitado, será tratado como apenas mais um. Qual o estímulo a pessoa tem de upar na mão, de realmente jogar o jogo?
E o pior que a Cip só continua alimentando essa jogabilidade da repetição, a criação das tasks foi um exemplo disso. Em vez de se importar com sistemas alternativos (como pesca, mining, crafting, etc) ela vem insistindo no mesmo erro.
Todos esses sistemas do Tibia são precários, a maioria sequer existe.
Vou usar como exemplo a pesca, que poderia ser bem melhorada se houvesse um mínimo de esforço da cip. Como por exemplo, se houvesse a possibilidade de se pescar tipos diferentes de peixes, peixes raros, se houvesse áreas onde a pescaria se tornaria mais fácil (como em rios, áreas próprias pra pesca), se houvesse mais items relacionados à pesca, como "backpacks" próprias para o transporte de peixe, de iscas, tipos diferentes de vara de pescar, que pudessem ser usadas dependendo do seu skill de fishing, outfits desbloqueáveis através da pesca, quem sabe até magias desbloqueáveis através do avanço do seu skill de fishing, magias para pescar, e tantas outras possibilidades, a pesca perderia um pouco da essência da repetição e seria bem mais divertida. Tenho certeza que muitos botters iriam deixar de usar o bot só pra pescar na mão, pois seria divertido, você pescaria junto de mais pessoas, teria a expectativa de pescar um peixe raro, e no fim ainda seria recompensado.
Se o level máximo fosse 200, quem chegasse a esse level seria obrigado a sair das caves. O resuldado seria uma queda drástica no cavebot. Ai essa pessoa seria obrigada a socializar, fazer atividades secundárias para ocupar seu tempo, como no exemplo da pescaria que citei ali encima.
E imagina se fizessem algo parecido não só com pescaria, mas com mining, crafting, sistema de pet, sistema para se criar poções, etc. O level não iria importar tanto e o Tibia não perderia sua essência. Batalhas pvp seriam mais justas, vocações mais fáceis de serem balanceadas, as batalhas não se resumiriam apenas à quem tem mais cap pra carregar mais poções. O monopólio de uma guild nos servers pvps acabaria.
Mas o que é que a Cip faz? Um sistema meia boca de pesca, que se resume a simples repetição. Quests que só se resumem à matar 1k de bixo, "balanceamento" que a cada update deixa uma classe forte e a outra fraca.
Do jeito que o Tibia está indo não irá durar muito. Se já está assim por level 200/300 ser algo normal, imagina daqui a alguns anos quando level 400~600 for algo normal?
Sim, eu sei que ninguém vai ler o muro, os jogadores não ligam mesmo, só sabem ficar reclamando pra voltar no tempo, deixar do jeito que era antes.