Decidi fazer esse post pra expôr alguns dos meus pensamentos sobre o futuro do Tibia e pra estimular a discussão sobre isso.

Eu comecei a jogar Tibia em 2004, nem lembro mais a versão (7.3 ou 7.4, não lembro). Na época em que comecei a jogar, Tibia estava passando por um boom de jogadores: era praticamente impossível entrar em qualquer mundo no fim de semana e, como não tinha fila de espera, você tinha que ficar digitando sua conta e senha toda vez que quisesse tentar entrar. Lembro de sábado à tarde, jogando com meus amigos, a felicidade que era quando alguém conseguia entrar. Bons tempos! Estou retired desde 2007, quando tentei voltar a jogar com alguns amigos. Jogamos por 2 meses e paramos.

Na época (2004), Tibia era um jogo relativamente simples, fácil de aprender a jogar. Foi num momento de aparecimento de MMOs pela internet, como Runescape (2) também. Como não existiam tantos MMORPGs por aí, esses jogos faziam enorme sucesso na época. Eu lembro que a Cipsoft anunciava toda semana de 2 a 3 mundos novos pra comportar a maciça chegada de players.

E era uma febre mesmo. Quem ficasse no templo de Rookgaard (ainda existe o Cipfried?) veria players novos spawnando quase incessantemente. Rookgaard lotada, ainda não existia a Tutorial Island (acho que é esse o nome?), então pra pegar lvl 2, tinha que ficar matando rato nos bueiros. E como era divertido! Pode soar estranho, mas era. Vários players amontoados, era uma disputa pra conseguir exp pra sair logo do bueiro e ir pra área de lvl 2+. E eu ainda acho que era melhor do que a tutorial island de hoje.

E aí você chegava em main, depois de escolher sua classe. Enquanto que havia necessidade de fazer um balanceamento melhor pras classes, acho que a Cipsoft quis tanto mostrar serviço que acabou se atrapalhando e tirando a particularidade de cada classe. Pelo que eu vejo, hoje druids e sorcerers são bastante parecidos, exceto pelo tipo de magia e uma magia ou outra diferentes. Mas, em suma, ficaram muito parecidos. Coisa que não acontecia no Tibia de antes, em que sorcerers eram bem ofensivos e druids eram bem de suporte/healing. Eu acho que a introdução das rods/wands foi excelente (era um saco ter que matar criaturas antes do lvl 20 com mace, sword, simplesmente porque você não tinha spell boa ainda), assim como a criação de algumas novas spells. Só que aí a Cip começou a inventar um monte de outras coisas, como tipo de magia, poções com várias características, armaduras com stats disso, stats daquilo, armaduras específicas pra tal classe. Enquanto isso funciona bem em outros jogos, acabou tornando a tarefa de conseguir bons equips (o que já era desafiador) muito trabalhosa e cansativa.

Aí também começaram a acrescentar magias Holy pra paladin (não sei porque, já que, desde os primórdios, paladin era simplesmente uma classe que usava armas de distância, não sei porque voltaram atrás e decidiram fazer do paladin um guerreiro sagrado, assim como em todos os outros jogos) e paladin ficou ainda mais overpowered do que já era (não sei exatamente como estão as coisas hoje, mas paladin era extremamente overpowered mesmo sem holy spells). Enquanto a Cip deveria ter investido em melhorar as outras classes pra ficarem num nível como do paladin, elas resolveram não só melhorar paladin também como ainda deixar ainda mais overpowered. Era absurdo a quantidade de PKs paladin antigamente, um paladin lvl 15 podia matar um sorcerer lvl 20 como se o sorcerer fosse um rat. Era absurdo. E aí a Cip mais uma vez falhou em melhorar o jogo.

No geral, Tibia era um excelente jogo, mesmo sem som e com gráficos 2D. Era divertido ir caçar com os amigos, fazer quests. Sem falar que Tibia era bem cheio antes, um fator que eu acho muito importante pra MMORPGs. O próprio nome diz: MASSIVE Multiplayer Online RPG. Claro que não estou querendo dizer que o server tem que estar transbordando de gente, com lag, mas era uma sensação boa andar por Carlin e ver gente nas casas delas, conversando, treinando, vendendo, era muito bom. Hoje em dia, é deprimente chegar no DP de Carlin e não ver ninguém, parece até um jogo singleplayer.

E com o tempo vieram mais atualizações, com uma Cipsoft querendo mudar e melhorar o Tibia pra continuar competitiva perante seus próprios obstáculos e, principalmente, perante os MMOs concorrentes, crescendo também rapidamente. E aí é que a coisa começou a ir por água abaixo.

Visando melhorar o jogo, a Cip anunciou diversas implementações de mecânica de jogo, como "habilidades" para knights, Soul Points, modificação de lvl para uso de spells, além de várias outras. O objetivo principal da Cip era igualar as classes, já que a principal reclamação dos players era em relação a essa falta de equilíbrio. Paladins eram extremamente overpowered, podiam fazer até HMM, uma das principais runas de sorcerer/druid, podia ganhar sword/mace/axe fighting sem muita dificuldade, tinha mana razoável e podiam usar os poderosos bows/crossbows. Enquanto isso, druids mal tinham spells ofensivas e eram sempre vistos como uma classe suporte, sem ser uma classe sólida, independente. Eu senti muito isso porque era druid. Druids eram usados como farms de UH por vários players, já que esse era um dos poucos motivos pra druids se destacarem.

Então, a Cip começa a implementar milhares de coisas que, infelizmente, ou não deram certo porque não solucionaram o problema ou porque a Cip estava se focalizando no lugar errado. Foi remendo atrás de remendo, o que, obviamente, resultou num desastre no fim pras classes. Sem falar em outras questões pendentes, de extrema importância, como a alta penalidade por morrer, que era uma das principais causas pra players pararem de jogar. Ainda hoje acredito que seja assim, na época, você morria e perdia dias e dias de jogo, pra um PK ou grupo de PKs que nem sequer queriam realmente itens, só queriam te matar mesmo por diversão.

Além disso, algumas features interessantes foram retiradas. Pelo que eu li, não vai mais existir tutor, o que está errado. Eu fui tutor e, posteriormente, senior tutor e era extremamente gratificante poder ajudar players no Help channel ou mesmo aconselhar players, participar em fóruns. Sem falar que, desse jeito, a Cip estimulava players a conhecerem mais o jogo e suas regras, já que era necessário passar numa prova pra poder ser tutor.

E, assim, Tibia foi definhando. Updates desnecessários (como o gráfico; apesar do gráfico antigo do Tibia, na versão 7.3, por exemplo, era um gráfico bom, não era realmente necessário mudar), modificação da mecânica do jogo às cegas, sem realmente ver os efeitos e opinião dos players, sem falar dos mass kicks e os problemas com os ataques DDoS, que atormentaram (ainda atormentam?) os servidores de Tibia.

Além disso, no desespero, a Cip começou a adicionar coisas de outros jogos que deveriam ter sido adicionadas há muito tempo, coisas que os jogadores vêem pedindo há muito tempo, como montarias. Essas atualizações tardias também prejudicaram Tibia.

Com o boom atualmente de MMOs pela internet (é o tipo de jogo que mais cresce na internet; existem milhares hoje em dia, de vários tipos), com gráficos melhores e jogabilidade atraente, Tibia vai ficando pra trás. Ainda me lembro de quando, mesmo quarta-feira à tarde, havia 50.000-55.000 players jogando. Sábado, então, era pico: chegava na casa dos 60.000. Hoje, chega na casa dos 30.000 num sábado à tarde. Em horários e dias sem pico, 20.000, algo realmente preocupante.

Entrei há algumas semanas, só por curiosidade, no meu character. Carlin estava vazia, o game chat channel não tinha uma alma viva, nenhuma pessoa gritando sobre vender/comprar itens.

Na situação atual, com WoWs da vida, Star Wars, Senhor dos Anéis, entre vários outros MMOs, Tibia está estagnado. Não recebe novos players, só mantém os antigos jogadores. E, com o tempo, esses jogadores vão acabar migrando pra outros jogos, já que Tibia não apresenta inovações atraentes o suficiente pra fazer você preferir Tibia a esses outros milhares de MMOs por aí.

O futuro de Tibia, com toda a certeza, é incerto.

Como antigo jogador e fã de Tibia, é triste dizer que Tibia provavelmente vai acabar, possivelmente num futuro não tão distante. É realmente uma pena; Tibia tinha um potencial imenso, talvez mais do que qualquer outro MMO, pra crescer e conseguir um lugar entre os maiores MMOs de todos os tempos, por vários anos ainda. Só que, depois de várias e várias mudanças infelizes por parte da Cipsoft, isso acabou. Eu gostaria de ter esperanças que, brevemente, a Cipsoft faria uma revolução no jogo e consertaria todos esses erros e que jogadores voltassem, em peso, a jogar. Tibia era um jogo extremamente divertido (e viciante, hehe), se um dia valer a pena voltar a jogar, e espero que isso aconteça, apesar de não acreditar, eu vou voltar, possivelmente até com uma premium.

O texto foi bem longo, mas, como antigo jogador, quis dar minha opinião sobre Tibia e como eu vejo seu futuro. Espero que vocês tenham gostado do texto e espero também que isso estimule todos a postarem aqui suas opiniões e até lembranças, como eu fiz.