Eu acho que a queda do Tibia tem MUITO a ver com o que você citou das mecânicas de jogo implementadas extremamente tardiamente, como as Mounts e a Auction House.
O Tibia quando surgiu foi pioneiro e sua mecânica simples não era defasada quando comparada a outros jogos. Haviam alguns outros MMOs, como era o caso do Runescape, Mu e Ragnarok, mas cada qual tinha um nicho bem definido e isso eu falo de cerca de 8 anos atrás, quando eu comecei a jogar.
Porém, o Tibia ficou parado no tempo, achando que sua mecânica simplista era suficiente para o jogo ser atrativo para sempre, um pensamento totalmente equivocado, e que culminou na decadência do mesmo, em especial a essa mecânica repetitiva que culmina numa atração fatal para o uso de Bots - Estes que são os reais culpados pela decadência do jogo.
O Tibia funciona da seguinte forma: Você entra e upa, faz alguma Quest que possa ser interessante a você, e daí upa mais. Enquanto faz isso ainda conversa com um ou outro amigo, coisa que atualmente anda difícil pelo decréscimo do número de jogadores, apesar dessa situação ter dado uma leve estabilizada.
No entanto, esse UP infinito leva ao desbalanceamento crônico, em que uma vocação sempre vai ser beneficiada perante a outra diante um certo Level. O último Balancing de fato foi quando os Levels 200 já não eram tão raros assim e os Levels 300 surgiam, e os Mages eram um absurdo, Knights imortais e Paladins um misto de ambas as classes, porém com um poder absurdo. Eu repito, Level Cap é necessário para o Tibia sobreviver, uma vez que a situação dos servers PVP, alguns que raramente passam dos 200 jogadores online, é decorrente disso. A CIP ignora a existência do Power Abuse, e hoje vemos jogadores com sua guild fazendo o que bem entendem pelo jogo.
O futuro do Tibia ao meu ver é negro, pelas questões que expus acima, ainda que sem um raciocínio conciso, jogando apenas alguns pontos que me vieram a mente no momento. A CIP precisa mudar o Tibia completamente se quiser que ele sobreviva para as festividades de 20 anos, caso contrário, o jogo irá morrer em pouco tempo. Infelizmente sabemos disso, ainda que não queremos admitir. Falam de Tibia tornar-se um WoW 2D, mas eu vos pergunto, será que isso é realmente ruim? WoW tem 10~12 milhões de jogadores online diariamente. Tibia está na contra-mão.