Até 2004 eu jogava em servidores pvp e sempre sofria com random pk (onde incrivelmente eu sempre estava no local errado e na hora errada), além de nunca conseguir fazer amizades poderosas que pelo menos me fizessem sentir protegido.
Sempre odiei essa frescura de "meu respawn", "saio daqui a tantas horas" e etc ... pra mim o jogo é livre e você joga aonde quiser, contanto que consiga suportar as consequências daqueles que quiserem te ferrar.
Pra mim rpg é simplesmente cumprir missões, evoluir o personagem e ser cada vez mais capaz de derrotar monstros mais fortes, por isso não curto pkalizar pessoas.
Em servidor optional você pode ficar afk na cidade ou em outros lugares sem temer que alguém te mate, além de não sofrer com traps com a mesma finalidade.
Mesmo não sendo regra, respeito os monstros de cada um, porém eu caço em caves sem me preocupar se há mais alguém caçando, já que o máximo que podem fazer é tentar lurar bixos, e pra isso só você se achando capaz de se livrar dos mesmos.
Mesmo existindo centenas de botters e aqueles que atacam os seus bixos ou te atrapalham diretamente, prefiro mil vezes optional do que pvp.