Postado originalmente por
Rubenito
Rubens o mais rápido você quis dizer.
Nesse seu cenário utópico teriamos crianças ensinadas pela midia e pelo mundo, crianças descobrindo aos 8 sua sexualidade, crianças perdendo sua juventude.
Sou contra o proselitismo infantil, mas sou a favor de até ela ser maior de idade dançar conforme a música da família depois pode fazer o que quiser, sempre foi assim que funcionou na maioria dos casos;
Dançar conforme a música?
Eu acho nojento pais forçando a religião goela abaixo.
Aliás, meu cenário não é utópico: é um tipo ideal. Não sei se já leu sobre Hobbes ou Rousseau ou Locke, mas a base do pensamento deles sempre tinha o estado natural da homem.
Nesse caso, o estado natural é o ateísmo e, a partir de inúmeras influências externas, nasceria a religião.
Mídia, sexualidade aos 8 anos ou a juventude indo pro lixo, não muda nada o que eu estou falando. Afinal, não existe "se" ali. Aceite aquilo como crianças já nascidas que viveram exatamente daquela maneira.
E me diz uma coisinha: você acha que isso que você citou é culpa do ateismo? Espero que não. :o

Postado originalmente por
Rubenito
Miguel nós antes mesmo de nascer sofremos influências externas que moldam como seremos, vulgo Fenótipos.
Essa lógica sua só confirma a existência de Deus, porque se sem influência externa/posterior todos seriam Ateus logo houve algo que mudou isso nos nossos Ancestrais esse Algo é Deus, se não houvesse Deus para se apresentar Fisicamente e Ativamente na antiguidade não teríamos a 6000 anos nascendo e morrendo pessoas com a ciência divina.
Essa lógica é muito imbecil, Rubens.
Os fenótipos não são exatamente influência, é como os genes aparecem no meio, mas isso não importa.
O que eu quero focar é o seguinte: você tenta confirmar a existência de deus a partir de uma influência fenótipica. Mas os nossos ancestrais não acreditavam em Deus. Eles acreditavam que as florestas, mares, rios e o caralho tinham espiritos, cada qual seu próprio deus ou protetor. Religiões shamanistas e o xintoísmo, acho, são as coisas mais próximas disso nos tempos de hoje.
A partir disso, com uma evolução óbvia da humanidade, tivemos Amon no Egito criando a primeira religião monoteísta, que depois veio a influenciar o Deus semita-cristão. A partir disso, um deus tribal, de uma tribo que acabou por vencer guerras, passou a se tornar maior.
Resultado: um deus que nada mais era do que um deus tribal, por uma combinação de eventos, é hoje visto como a divindade máxima.
E se vier com "mimimi acaso", você pode se jogar da janela ai do teu trabalho. Porra, mano, combinação de eventos acontece na sua vida, por que não pode acontecer num tempo de mais de mil anos?