Postado originalmente por
Mataraia
Cara, eu sinceramente discordo de você.
Não acho que seja uma boa dar oportunidade pra todo mundo testar o jogo.
Foi-se o tempo em que jogar em Rook era excitante. Foi-se o tempo em que vc fazia pelo menos 5 amigos em Rook, e se juntavam pra fazer a quest do Mino Hell.
Hoje em dia pra vc ter uma amostra real da parte divertida do tibia, não adianta mais vc jogar um dia pra testar. Vai parecer tão idiota quanto o Runescape parece(ou parecia, nem sei se ainda existe). O Tibia precisa de jogadores que realmente QUEREM jogar e conhecer o jogo, e não jogadores que vão lá testar só pq não precisa baixar nada. Pq esses certamente não irão gostar.
Eu as vezes até temo em dizer que Tibia perdeu 90% da sua diversão. Sei que muita gente se lembra disso, no meu tempo de Tibia, era uma coisa importante a se fazer, ficar na frente do DP conhecendo pessoas e fazendo amigos. Hoje em dia para os jogadores só existem 3 coisas importantes: Upar, treinar e recuperar Stamina, e isso só passa a ser divertido depois que vc entende todo o jogo político e social que existe no Tibia. O que hoje em dia só existe se vc é level 100+.
Vou dar um exemplo claro:
Sou um verdadeiro RolePlayer, leio os livros das guilds de sorcerers, leio sobre quests dentro dos jogos, informações sobre os bixos, e tento ao máximo conhecer pessoas novas.
No meu primeiro char, no level 27 eu já tinha PELO MENOS uns 30 AMIGOS no mundo em que eu jogava, já tinha passado por 3 guilds de amigos que me invitaram. Isso porque, naquela época, todo mundo se dava ao luxo de parar e conversar uns com os outros.
Voltei a jogar em Empera, está fazendo 3 semanas agora, to level 33, tenho no servidor 4 amigos, que são RL meus, e nunca achei alguem que tivesse tempo pra ficar na porta do DP conversando e se conhecendo. Hoje todo mundo quer rushar, todo mundo quer upar, treinar e recuperar stamina, e só. Pelo menos até o level 150, pra AÍ começar o roleplaying.
Bem, é o que eu penso, apesar de tudo gosto pra caralho de tibia, mas não acho que seja um jogo facil de gostar, principalmente hoje em dia.
O que te leva a dizer que alguém que conhecer o Tibia por acaso e for testar, certamente não vai gostar? Pode aparecer muita gente que goste, sim. Aí sim, quem sabe, pode até aparecer verdadeiros roleplayers, porque, se que só pensam em gráficos ficarem de fora, teremos novamente uma sociedade tibiana mais amigável.
Eu entendo o que você diz. Eu era dessa época e realmente hoje não se faz amigos no Tibia, é muito difícil. Quando eu era bem noob, fiz amigos em Rookgaard e a maioria deles eu tinha no MSN. Conheci muitos mexicanos e chilenos, alguns americanos, uma inglesa e fiquei amigão de um polonês por muito tempo. Tinha muitos amigos no meu MSN, todos do Tibia. Até no Orkut eu tinha gente que conheci no Tibia.
Dá saudade lembrar daquela época. Dá saudade lembrar tempos que eu e meu melhor amigo só ficavamos pensando no Tibia. Pegar level 20 era difícil. Mage tinha que caçar na porrada, com espada e escudo, apanhando bastante dos bichos, dando hits medíocres, e ainda tinha o perigo dos PKs o tempo todo. Já usavam GFB, SD, UH e outras magias lá pelo level 10~15. Mesmo assim a gente se divertia pra caramba. Jogava Tibia a madrugada inteira, e de tarde ia jogar bola, ficar conversando na rua, e só falava de Tibia. Uma empolgação doida. O jogo era demais. A gente passava madrugadas passeando pelas cidades. Muitas vezes fomos até Fibula só pra fazer pão. Se você isso pra alguém, hoje, vai te achar um baita de um noob e ficar espantado como você tinha tempo pra ser tão babaca "em vez de upar".
Ele conheceu um cara parado no DP que tornou-se, pouco depois, o terceiro integrante do nossa turma. Juntos, perdi a conta de quantas e quantas horas passamos juntos treinando, runando, caçando, fazendo quests e pescando. Eram madrugadas de ouro, só hoje percebo. A gente brigava sempre e quase todo dia algum de nós acabava morrendo nas brincadeiras, mas dava risada no final e se desculpava.
A gente falava de Tibia em casa e na escola. Era nossa diversão, uma alegria, porque só podíamos jogar final de semana, internet era muito caro.
Depois, começamos a pagar internet juntos. Quando pegamos level 30, já éramos fortes e respeitados. Hoje em dia, o que é um level 30? Um baita noobão, um fracotão, na cabeça dos fortes.
Toda essa decadência não foi culpa da Cip, como alguns dizem. Foram os próprios jogadores. O principal ponto é que os jogadores mudaram. Assim como o Orkut começou a ficar famoso e estourou em popularidade, mais e mais pessoas descobriram o Tibia, e pessoas não muito legais começaram a entrar no jogo. Pessoas imaturas, sem respeito pelo legado do Tibia.
Que pessoas?
Pessoas que não tavam nem aí pro jogo, achavam que fazer amigos na internet era idiotice. Pessoas que não tinham o mínimo interesse pelas histórias do game, por RPG, nem mesmo por leitura, pois até ler spoiler de quest é demorado pra elas. Pessoas que
"tinham vida social e não podiam gastar tempo num joguinho", então, deixavam o char no bot e saíam de casa, ficando fortes e ricos injustamente. Pessoas que não tinham o menor zelo pelo seu char, e caso ele morresse por ficar no bot ou fosse banido, simplesmente criavam outro e nem ligavam. Pessoas que vendem e compram chars como se fossem objetos comerciais.
É, essas pessoas não tem vínculo com seu char. Talvez você se lembre de ter morrido alguma vez e ficado muito triste, chateado ou irritado. Essas pessoas não. Nem ligam. Se for banido, compram outro, ou fazem mais um e deixam de bot.
Mas não é só de botters que estou falando. Estou falando de todas as pessoas que ignoram a verdadeira essência do Tibia, que desdenham do RPG e só querem saber de upar. Pessoas que sequer gostam de ler e consideram Tibia "só um joguinho virtual". Não são gamers de verdade, não têm gosto pelos jogos. Só querem passar um pouco de tempo jogando de um jeito fácil. E sobra pra nós, que gostamos do jogo em si.
Somos tragados por uma enchente de fortões, que aparecem hoje e amanhã já estão level 100, e depois, 200, e assim por diante. Não gostam de conversar, nem de passar tempo se divertindo, nem de jogar, simplesmente jogar, por prazer. Não. Eles querem é upar, upar e upar, ter cada vez mais lucro, e muitos querem vender seus chars depois de um tempo.
Por isso digo, o problema não é ter client ou jogar no site. O problemafastaa são os jogadores. E, se os que forem lá só testar porque é fácil e não precisa baixar, acabarem não gostando, no final, quem sabe, poderemos estar perto de um Tibia mais legal e com menos "aproveitadores".