Continuando a discussão sobre inferno...
Esse negócio de inferno é o que mais me incomoda no cristianismo, e em outras religiões que têm isso. Sabe por quê?
Se o seu filho, ou pai, ou mãe, ou esposa, ou namorada, ou amigo for pro inferno, como você vai pensar? Você já pensou nessa possibilidade? Qualquer um deles pode escolher ser ateu. Ou virar gay. Ou fazer sexo com um monte de gente antes do casamento. Ou cometer aborto. Ou matar alguém. E depois de tudo isso, não se arrepender do que fez, o que pelo que eu vejo é um princípio básico do cristianismo. Vamos ser realistas, seres humanos são propensos a quebrarem regras e a não corresponderem ao que a gente espera deles. Não é porque é próxima de você que a pessoa vai ser santa.
E aí você morre e vai pro paraíso. Lindo, maravilhoso, você tem tudo o que você quer. Mas a sua pessoa querida está no inferno. Sendo torturada por toda eternidade. E você provavelmente sabe disso, ou porque viu as ações dela em vida, ou porque não encontrou ela depois da morte. Aí me responde:
QUE PORRA DE PARAÍSO É ESSE?
Curtir a recompensa eterna enquando seu filho arde lá embaixo? Sério mesmo? Se isso for verdade, então Deus é sádico, ou ele espera que nós sejamos sádicos. No fim, todo esse pensamento acaba sendo muito individualista, porque esquece que a nossa felicidade pode estar condicionada à de outras pessoas.
Aliás, "eterna", essa palavra me incomoda. Sabe, eu sou contra a pena de morte, porque acho que ninguém merece uma punição absoluta ou irrevogável. Mas o inferno, pelo que você descrevem, é pior que uma pena de morte. Porque é eterno. É uma punição infinita. Não é mensurável. Não é como condenar alguém a 10, 100 ou até um milhão de anos. É pra sempre.
Agora me respondam, existe alguma boa ação no mundo que justifique uma recompensa infinita? Da mesma forma, existe alguma má ação que justifique uma punição infinita? Eu acho que todas as nossas boas e más ações tem tamanho definido, e merecem recompensa/punição de tamanho denifido. Dividir as pessoas em 2 grupos, um simplesmente bom e um simplesmente ruim é um tanto ingênuo e simplista.
Aliás, onde está essa linha que divide quem é bom e quem é ruim? Existe algum ponto que se você passar 0,00000...00001 cm dele você vai pro paraíso ou pro inferno.?Quer dizer que duas pessoas que viveram vidas muito parecidas podem uma ser recompensada eternamente e outra punida eternamente? Isso é ilógico.
Eu acho que não existem pessoas boas nem ruins, todos nós somos uma mistura dos dois. Mesmo porque, o conceito de bom e ruim varia muito de acordo com a época e o lugar. Dentro desse contexto, o conceito de paraíso e inferno é ridículo. Eu prefiro ser ateu, e admitir que eu não faço a menor ideia se existe vida após a morte, muito menos como ela é. Mas se existe, eu torço pra que os cristãos (e judeus e muçulmanos) estejam errados.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação