Postado originalmente por
Bob Joe
Bom, vi o final agora pouco e só pude concluir 2 coisas: ou as pessoas que escreveram o roteiro do último episódio não foram as mesmas que escreveram toda a série ou esse capítulo foi escrito lá atrás, junto com o primeiro (como foi dito), mas sem considerar os rumos que a série tomou em seu desdobramento.
Eu achei um final péssimo, pois fiquei com a sensação que toda a experiência vivida na série foi desperdiçada. Se a vivência na ilha foi real, porque diabos não aprofundar nas explicações dentro dessa vivência, ou pelo menos completar essas vivência? Acho que a maior falha foi querer dar um final épico com a cena dos olhos do Jack. Foi isso que com certeza amputou o final Ilha e obrigou a jogarem tudo para o final Purgatório/realidade alternativa.
Foi um final emocionante e tudo, minha namorada chorou e se emocionou, eu me emocionei antes do fim, mas o descaso com todo aquele enredo e a mitologia montada em cima da ilha me deixou decepcionado.
Afinal, a série não era sobre a maldita ILHA?
Não, se a série fosse sobre a maldita ilha, não teriam razões de mostrar flashbacks, flashforward e flashsideways mostrando a vida das pessoas que estavam na ilha. A ilha foi apenas um instrumento mágico que mostrou àquelas pessoas que elas precisavam se redimir e que elas não estavam perdidas na ilha, e sim antes de chegar nela. A vida delas era perdida. "Vocês precisavam dessa ilha tanto quanto ela precisava de vocês". Essa frase de Jacob explica quase tudo. A ilha mostrou o caminho pra eles, e eles ajudaram a ilha com aquela coisa de manter a luz ali.
E a série não quis dizer que todos morreram e acabou. O objetivo foi dizer que todos um dia morrem, assim como nós. E a realidade paralela é o que acontece depois que todos morrem e conseguem a vida que tanto queriam, mesmo lembrando da vida que tinham antes.
A mitologia foi apenas um instrumento da série, mas a finalidade era a história dos personagens.