Postado originalmente por
Big Star
Isso é irrelevante cara colega. Ninguém tem a obrigação de ler um livro escrito há milênios atrás e com histórias inverossímeis. Sugiro a você ler com mais atenção e diligência para não se iludir e chegar a conclusões incorretas.
Todas as leituras devem ser feitas com atenção. Realmente, ninguém tem a obrigação de ler a bíblia católica, exatamente graças ao livre arbítrio. O que eu quis dizer é que não se pode criticar o que não conhece.

Big Star
E o ignorante é quem não usa argumentos científicos e sim argumentos de uma única religiao. Ignorante é quem não se baseia em evidências, em provas, em testes. Ninguém pode ser tido como ignorante por descrer em algo infantil, chato, maléfico e inverossímil.
Na verdade, por definição, ignorante pode ser quem não tem conhecimento sobre determinada coisa, posso dizer por exemplo que sou ignorante em Pagode, já que não conheço sua história, seus grupos e suas músicas. Você é ignorante nos ensinamentos bíblicos, e consequentemente se torna ignorante em assuntos ligados à origem de tudo que existe.

Big Star
Leia e reflita sobre estas frases, principalmente a última:
"A fé remove neurônios."
"As religiões são as muletas dos ignorantes."
"A inspiração da Bíblia depende da ignorância da pessoa que a lê."
Li e refleti. Onde estão as provas disso tudo ? Não é você o cara da ciência(testes e provas) ? A fé em nada interfere no intelecto, tampouco a religião. Uma série de gênios do passado tinham suas crenças. Aconteceu até de utilizarem a própria religião para fundamentar o que diziam, como os filósofos que seguiam o Orfismo, como Pitágoras, Heráclito e Platão. Além de filósofos, Pitágoras e Platão eram também matemáticos, que já me valem de exemplo para não limitar-me apenas à filosofia. Einstein disse que a ciência sem a religião é manca, que vai totalmente contra ao que você está dizendo. Você é uma vítima. Sim, uma vítima do cientificismo, considerado um mito da ciência em uma série de livros acadêmicos(metodologia científica). O cientificismo gera uma confiança total na ciência, como se fosse o único meio de se chegar à verdade. Muitos ainda vêem o conhecimento científico como um conhecimento inquestionável, embora isso não tenha nada a ver com a ciência em si, pois em ciência, desde que se possa provar, qualquer coisa já vista como verdadeira pode ser provada como falsa. O cientificismo leva pessoas a ignorarem as outras formas de se chegar à conhecimentos também verdadeiros, como a filosofia, a religião e o conhecimento popular. Imagine por exemplo que através do método da tentativa e erro, lá numa cidadezinha no interior de um estado nordestino, eles descobrem um chá que cura o câncer. A ciência pode vir estudar esse chá e comprovar que o mesmo realmente cura o câncer. Mas isso não quer dizer que até antes de ser descoberto pela ciência já não fosse um chá para curar o câncer, isso prova que o conhecimento popular não é descartável, pode ser menos confiável, mas é perfeitamente possível se chegar a algo verdadeiro sem a mão da ciência.
A religião não é a muleta do ignorante, você pode ter uma religião e ainda assim se aproveitar de outras formas de conhecimento, como a ciência, embora você não seja obrigado a acreditar em tudo que lê. O Big Bang por exemplo, que é uma teoria que pretende explicar a origem de tudo ao mesmo tempo que não explica sua própria origem, não somos obrigados a acreditar, nem por isso somos ignorantes, pois conhecemos. Ignorância tem a ver com desconhecer, não com discordar.
Sobre terceira frase, é verdade que ignorantes costumam fazer má interpretação do que está escrito, por outro lado, a bíblia pode muito bem inspirar os sábios.

Big Star
Liberdade como você diz não existe. Precipuamente por esta ser relativa. O que eu considero como liberdade, você pode não considerar.
Ademais, o meio também interfere, portanto a liberdade é somente uma ilusão
A liberdade a qual eu me referia era no sentido de você ser livre para decidir suas próprias ações. Já pensou se você quisesse jogar futebol, e suas pernas não o obedecessem ? Travassem totalmente, por exemplo. Ou quisesse xingar alguém e seus lábios se contraíssem de modo que você não conseguisse falar. O fato é que você é livre sim, da mesma forma que todos os outros filhos de Deus são, e a liberdade deles pode acabar limitando a sua, eles são livres para criarem leis te proibindo de andar nu na rua, e você se vê obrigado a respeitar, mas ainda, não existe nenhum "travamento" no sentido de te impedir de andar nu na rua, você consegue fazer, se vai ser preso ou não já é outra história. Da mesma forma, somos livres para decidir se seremos seguidores de Deus, entretanto, existem consequências caso a nossa decisão seja não seguí-lo. É liberdade no sentido de poder, conseguir fazer, não no sentido de impunidade.

Big Star
Da mesma forma que existem pessoas descrentes, há crentes com apenas o escopo de roubar o dinheiro e os bens alheio.
Duvido. Se fossem realmente crentes, em primeiro lugar teriam medo de contrariar o divino, e em segundo lugar compreenderiam que esse mundo é passageiro e que não vale a pena se corromper nele, deixando de viver melhor na vida eterna, ou seja, ninguém vai preferir ficar rico(roubando) por alguns anos a troco de sofrer pela eternidade. Eles se dizem crentes, em busca de uma melhor aceitação social.

Big Star
Você não tem o direito de falar mal dos descrentes, eles são pessoas normais. Muitas das vezes(diga-se: sempre) com até mais ética e juízo que teístas.
Também não são estas pessoas que causam o mundo miserável.
Não tenho. Não quis dizer que os descrentes são todos "vampiros", o que eu quis dizer é que os malfeitores são descrentes, e se não houvesse descrença não haveria o mal.

Big Star
Sobre o capitalismo, digo apenas que ele sempre existiu e sempre existirá. È impossível a desigualdade e corrupção não existirem - apesar de alguns acharem possível existir um sistema justo e igualitário, coisa que sinceramente é uma utopia.
Na verdade o capitalismo não existiu sempre, surgiu na revolução industrial(capitalismo moderno). Não é impossível existir um sistema justo, e só parece ser utopia porque a humanidade se corrompe cada vez mais a cada geração. Fosse o contrário, estivessem cada vez mais próximos de Deus, não consideraríamos como utopia. O planeta tem recurso suficiente para sustentar toda a humanidade, porque foi obra de Deus, já o homem, egoísta e sem Deus, que só pensa nele mesmo, procurou modos de favorecer mais a si mesmo acumulando riquezas e deixando seus irmãos com fome.

Big Star
Quais ensinamentos? se você se refero aos biblicos,(...)
Ademais, estes supostos ''ensinamentos'' atrasaram - e atrasam - e impediram que descobertas colossais e relevantes sobre o mundo e o Universo fossem feitas. Por causa de tais ensinamentos, Giordano Bruno foi mandado para a fogueira, apenas por defender o heliocentrismo de Copérnico(...).
Não é culpa dos ensinamentos, mas da má interpretação dos mesmos.