Curtir Curtir:  0
Página 15 de 29 PrimeiroPrimeiro ... 5131415161725 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 141 a 150 de 288

Tópico: E agora Ateus?

Registro
    22-09-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Locke Cole Ver Post
    Ateísmo é amoral. Mas isso não quer dizer que ateus não tenham moral, mas sim que eles não tiram a sua moral do ateísmo. Afinal, a religião não é a única fonte de moral existente. A educação, a legislação e a própria consciência são fontes das quais podemos extrair valores morais.

Existe uma piada sobre o tema (segunda piada que escrevo no dia rs):

Um teísta diz a ateu:

- Se você não tem religião, o que o impede de matar sua mãe?
    - Amigo, se a única coisa que o impede de matar sua mãe é a religião, é melhor jamais abandoná-la.
    sim, realmente. O ateismo é amoral. O ateista, nao.

Voce esta absolutamente certo, nisso.

observaçao: a conciencia nao é fonte de moralidade. É reflexo da moralidade.
    As fontes(maiores) morais sao: Religiao, Estado e Cultura

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por wingsilver; 22-10-2009 às 23:12.
    <editado>

Registro
    19-09-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu sou meio contra essa de "fontes morais", pois o sentimento de achar algo certo ou errado já esta na pessoa, sempre esteve e sempre estará. A única coisa que 'diferencia' a moral das pessoas são as premissas usada, dai a partir dessas premissas você acaba chegando a conclusão que X é errado ou certo.

Religião, Estado, cultura, etc ensinam essas premissas que acabam resultando em considerar X ou Y errado, mas o sentimento de certo/errado sempre esteve na pessoa. E inclusive, nada impede o sujeito de trilhar esse caminho e criar suas proprias premissas, a reflexão sobre assuntos morais não é isso?

@quanto ao assunto "definição de ateísmo"
    só pra explicar caso alguem não tenha entendido o que Locke e Rook falaram, aqui vai: Todo cético é ateu, mas nem todo ateu é cético.
    Hail kinas :sword:

Dáblio, Dáblio, Dáblio...

...Ordem da Desordem! Agora,uma organização!

Hail xDman
    ODD > VSQS

Registro
    30-10-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por wingsilver Ver Post
    sim, realmente. O ateismo é amoral. O ateista, nao.

Voce esta absolutamente certo, nisso.

observaçao: a conciencia nao é fonte de moralidade. É reflexo da moralidade.
    As fontes(maiores) morais sao: Religiao, Estado e Cultura
    Mais ou menos, existe uma certa moralidade inerente a nós, humanos, que faz parte do consciente coletivo.

Banido
    Registro
    04-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

e que ateu daqui acredita em espíritos ?

acho que ser ateu e acreditar em vida fora da terra é normal, o "big bang" pode ter criado outras vidas além do que existe na terra

Registro
    22-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu sou meio contra essa de "fontes morais", pois o sentimento de achar algo certo ou errado já esta na pessoa, sempre esteve e sempre estará. A única coisa que 'diferencia' a moral das pessoas são as premissas usada, dai a partir dessas premissas você acaba chegando a conclusão que X é errado ou certo.

Religião, Estado, cultura, etc ensinam essas premissas que acabam resultando em considerar X ou Y errado, mas o sentimento de certo/errado sempre esteve na pessoa. E inclusive, nada impede o sujeito de trilhar esse caminho e criar suas proprias premissas, a reflexão sobre assuntos morais não é isso?
    Sentimento...errado/certo...sempre...
    Ih....Tem gente achando que moral é inato...
    Ter que explicar a base do direito, o estudo da sociologia ou um parâmetro da psicologia, todos definidos da mesma forma....Mesmo voce sendo contra(possivelmente por que nunca se aprofundou, isso se ja estudou sobre...)...ok

Você mesmo vai pegar a resposta, sozinho. Explique-me, você, como se forma a consciência e a analise critica.
    Depois de ter pensado na resposta
    Se hipoteticamente um bebê sobreviver sozinho até a idade dos 20 anos e for achado e implantado na nossa sociedade, apenas sabendo nossa língua.
    Ele ira ter senso critico? Ele possuirá algum valor moral, mesmo sem ter passado por um processo de socialização?

So para ilustrar um pouco mais: 80% de nossas ações e nossa consciência é coletiva.
    Os outros 20% são totalmente influenciados pelo meio-externo.
    Se não me engano, foi Emile Durkiem que mostrou essa afirmativa acima.

Viu como até mesmo sua reflexão não passa de um reflexo cuspido e escarrado de nossa realidade. Você só é o que é por ter vivido o que viveu. (master of obvius)

HAAaa e mais uma coisa.
    Religião, estado, trato social e tal... Todas elas impõem uma pena. Seja física(Estado) seja abstrata( Religião) ou social( sociedade?)
    Voce até pode sair para praia com roupa de frio. Mas o pessoal vai rir da sua cara.
    Voce até pode sair pelado para ir comprar pão. Mas o policial vai te prender por atentado violento ao pudor
    Voce até pode sair sem a barba e o chapéu sagrado judeu. (sendo judeu, claro) mais já sabe que seu deus não vai gostar ou ira te tacar no mármore do inferno.

Por isso que Halie ,exageradamente, falou que um ateu que chega até a liderança de um Estado estará apenas com uma fraca barreira lhe impedindo de fazer o que quiser e como quiser.

Mais ou menos, existe uma certa moralidade inerente a nós, humanos, que faz parte do consciente coletivo.
    Consciente coletivo = Valor cultural e social.

è isso mesmo gente. O que impede de voce matar seu filho( aborto... merda de exemplo fail....) pai que nem os leoes, sao os valores impostos.

Alias um sociopata tem uma otima leitura social. Ele so pega os valores se quiser. Se o mesmo for fruto de uma pessima criaçao... deam.... teremos um parente de Jason e amigo dos John Wayne Gacy, Jeffrey Dahmer, Issei Sagawa e claro seu amigo de infancia: Sakakibara .

Publicidade:

<editado>

Registro
    19-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Acho que me expressei de uma forma confusa, vou tentar explicar melhor.

Quando me referi a premissas, era exatamente a isso que você esta falando. Esses valores impostos que vão nos levar ao raciocínio de que não devemos fazer certas coisas, que vão nos ajudar a trilhar o caminho do que consideramos "errado" ou "certo".

Por exemplo, mesmo que eu saiba que não terei punição, por que durante certas circunstâncias eu mesmo assim não me sinto da liberdade de realizar certos atos?

Porque por trás desse "errado" tem uma lógica, eu entendo o motivo daquele ato ser certo ou errado e por isso sinto que não devo fazer tal ato.

E esse é o ponto que quero falar, a lógica. Por que eu aceito que fazer x ato é errado? Por causa dessa lógica. Ao meu ver é essa lógica que guia nossa moral, pois a partir dessa interpretação eu vou avaliar a situação e ver se é justificável ou não.

E é isso que eu considero "inato", é esse raciocínio (master of the obvious), ele que estaria por "trás" da moral, e no caso isso que você chama de moral seriam apenas as premissas que cobrem essa lógica.

Por exemplo, Fulano é teísta e o Deus dele diz que gays são errados, como o Deus dele é perfeito, então não restam duvidas que a afirmação desse Deus é verdadeira, e se é verdadeira, ele vai entender que tal prática é errada, ao menos ele considera errada.

Agora Beltrano pensa de forma diferente, ele olha para os homossexuais e se pergunta "é um comportamento estranho, mas será que é prejudicial?" Ele chega a conclusão que não, e se não é prejudicial a ninguém, então não é errado.

São duas conclusões morais opostas, mas ambas utilizam uma linha de raciocínio bem parecida, ele olham para as premissas que consideram verdadeiras e assim chegam a uma conclusão que consideram razoável.

É exatamente isso que tentei dizer, a sociedade vai nos mostrar essas premissas que iremos considerar como verdadeiras ou não, e a partir disso vamos concluir se algo é errado ou certo. Na minha opinião é isso que constitui a moral, esse exercício de definir o que é certo ou errado. Ele é fortemente influenciado pelo Estado, Religião, etc? Claro, afinal, elas servem de base para essas premissas.

Quando falei que era contra essas "fontes morais", eu digo que sou contra a idéia de que elas são as únicas bases capazes de resultar nessa lógica, eu posso fazer esse exercício de interpretação a partir de qualquer premissa que eu considere verdadeira e formar minha opinião moral sobre o assunto.

Espero não ter ficado muito confuso dessa vez, odeio quando acabo me expressando mal.
    Última edição por jiraya el xico; 23-10-2009 às 18:13.
    Hail kinas :sword:

Dáblio, Dáblio, Dáblio...

...Ordem da Desordem! Agora,uma organização!

Hail xDman
    ODD > VSQS

Registro
    16-06-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Lucas GLS Ver Post
    Então, o que se vê no Off não é ateísmo, e sim, lockeísmo.:o
    Tá mais pra Lockeísmo mesmo...

@Tópico

"Há mais coisas entre o céu e a Terra do que sonha nossa vão filosofia", mas isso não quer dizer necessariamente que Deus está entre essas coisas.

Citação Postado originalmente por fanaticoflu Ver Post

acho que ser ateu e acreditar em vida fora da terra é normal, o "big bang" pode ter criado outras vidas além do que existe na terra
    Big-bang não criou vida nenhuma.
    Última edição por Ninja Dragon; 23-10-2009 às 18:23.

Registro
    16-03-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por fanaticoflu Ver Post

Eu tenho lá minhas duvidas. Tenho um amigo que é ateu e mesmo assim acredita em espíritos.

Registro
    22-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por jiraya el xico Ver Post
    Wall of text

Espero não ter ficado muito confuso dessa vez, odeio quando acabo me expressando mal.

nao saquei =/ ficou mais confuso.
    tipo, ate entendi a parte das premisas e tal
    e pelo que entendi voce quis dizer que é o raciocinio logico que é inato e nao a moral.

Se for isso. Ta ok. voce ta certo

Mas lembre-se que voce so adquire o as duas visoes, Para usar do raciocinio logico, atraves da sociedade.
    Liberdade, prejudicar, bem individual e tal sao questoes que assimilamos pela sociedade.

Possivelmente o rapaz de 20 anos que te mostrei hipoteticamente, mataria, estruparia e todo resto se acha-se necessario. Seria um animal irracional, raciocinando
    Teria somente o ser existencial, como dizem no direito.

E fontes morais maiores sao as de maior porte e que praticamente influenciam tudo. Teoricamente pode existir outras fontes menores.
    <editado>

Registro
    06-01-2011
    Peso da Avaliação
    0

Padrão As vezes temos que cair, para podermos aprender a se levantar..."Nada é por acaso"

Amigo, eu não tinha identificação com o os espiritismo, mas com o que me aconteceu me tornei espírita, vou contar minha história ...um grande amigo meu num desastre de carro horrivel, o carro ficou irreconhecível, fui uma 3 vezes no seu velório por não acreditar no que aconteceu, ele estava irreconhecível no caixão... senti muito sua morte, me senti triste por nunca ter lhe dito um obrigado por todas as coisas boas que ele tinha me feito, na noite após seu enterro a noite em oração pedi que se eu tivesse uma oportunidade de lhe dizer obrigado, eu faria...adormeci e sonhei que eu estava numa exposição de fotos em homenagem a ele, e de repente eu sentada numa banqueta em uma mesinha, quando olhei para frente... ele estava em minha frente... emocionada disse:Amigo vc não morreu, fiquei muito feliz e ele ficou me olhando e nesse momento chegou uma outra pessoa e o pegou pelo braço e nesse momento ele deu 3 passos para trás e acordei, não me conformando pelo fato de ele ter estado na minha frente e eu não dizer o meu ...muito obrigado!...chorei e adormeci. Na noite seguinte novamente ao deitar-me comecei a orar e disse : perdoe-me por ter tido a oportunidade e não aproveitei mas se eu tivesse a graça de sonhar com ele...Não deixaria passar a oportunidade. Foi surpreendente, pois foi o que aconteceu, ele veio em sonho sem nenhum cenário, ele estava à minha frente, mais que depressa disse: Meu Amigo obrigada por tudo que me fizeste em vida, te amo.... e acordei...No dia seguinte meu braço e perna do lado esquerdo ficou paralizado, procurei uma clinica neurológica, que me internou com suspeita de AVC, fiz varias ressonâncias, tomografias, e eletroneuromiografia, e não apresentou nada de anormal nos exames...fui a pedido de minha mãe num Centro espirita que ela frequentava e tive a surpresa, ao entrar uma clarividente me disse que eu estava acompanhada de um irmãozinho, e que neste dia deu comunicação um irmãozinho que contou do acidente idêntico ao que aconteceu com meu Amigo. Dias depois fiquei ruim com uma sensação de ter alguem sempre ao meu lado, passou-se dias e eu com aquela sensação, liguei para a médium do centro espírita que pediu para eu ir buscá-la juntamente com o doutrinador e fomos ao Centro espirita a medium se concentrou e ele Deu Comunicação....Era meu amigo que primeiro me pediu perdão, pois não queria me prejudicar, disse que sua mãe e seu irmão tinha vindo busca-lo mas ele estava preocupado com o Pai e pediu para que eu enviasse uma mensagem ao seu Pai e que desse um grande abraço nele em seu nome, prometi a ele de dar a mensagem pedida e o abraço, e ele partiu....fui fazer a visita a seu Pai e dei a mensagem e no momento do abraço meu corpo vibrava, não era tremor de nervoso e sim um tremor na carne que só passou depois de terminar o abraço, sai feliz de sua casa pois seu pai estava mais tranquilo, disse que sentiu uma paz no seu coração. Dias depois foi voltando meus movimentos do lado esquerdo do corpo, e em conversa com o Pai do meu Amigo ele disse que ele estava sem o braço e sem a perna do lado esquerdo, membros que eu havia perdido os movimentos. "Nada é por acaso"..."Não cai uma folhinha que não seja a vontade de Deus Pai". hoje posso dizer "Sou Espírita", e faço parte desse Centro Espírita que tem 42 anos de trabalhos de Pura Caridade, sem pedir nada em troca. E agora dia 22 de dezembro 2010, meu filho falecido(desencarnado) veio me trazer uma mensagem dizendo que estava tudo bem com ele. Foi o maior presente de Natal que recebi.
    "NADA NESSA VIDA É POR ACASO"

Publicidade:

Tópicos Similares

1. Enciclopédia dos Sorcerers
    Por Sorc team no fórum Sorcerer
    Respostas: 117
    Último Post: 30-01-2012, 22:28
  2. BiM BiM Tutorial Fodim BiM BiM
    Por filipus no fórum Artigos e Tutoriais
    Respostas: 45
    Último Post: 16-11-2009, 13:31
  3. Avivamento em Jonesboro, Arkansas
    Por elielsantos no fórum Fora do Tibia - Off Topic