Postado originalmente por
Rocky
Quanto as questões de nutrição.
Olha moçada, eu tenho visto que o pessoal tem se bitolado demais na questão de índice glicêmico dos alimentos. Quem vê pensa que comer 1 tonelada de carboidrato, desde que com indíce glicêmico baixo, não vai engordar. Eu acho isso um absurdo. O que conta mesmo é a quantidade de carbo em cada coisa. 14g de carbo de arroz branco dão a mesma energia de 14g de arroz integral, e não, não haverá diferença relevante na produção de insulina, tempo de digestão, etc...claro, de uma fruta para uma leguminosa essa diferença existe, são diferentes tipos, é um dissacarídeo contra um carbo de cadeia complexa, ramificada. A digestão de ambos vai ser diferente, porém a diferença de uma maçã para uma banana, na prática não será nada quase, embora o ig da banana seja maior e ela seja bem menos fibrosa também. O problema é que o pessoal confunde tipo de alimentos, pois se baseiam apenas no IG, sendo que é óbvio que o IG da dextrose é 10x maior que da batata doce, mas por se tratar de um carbo simples já muda o contexto. Não são coisas a serem comparadas.
Abraços.