Postado originalmente por
Roberblog
Há no cristianismo os criacionistas da terra jovem, da terra antiga, e mais 05 outros sub-tipos (exemplo, os que creêm que antes de Adão houveram homúnculos, e que só quando o processo estava completo Deus soprou seu espírito sobre sua criatura) . A bíblia não teve a intenção de ser um manual de ciência, mas sim um revelador de doutrina e Deus, não teve a preocupação de ser muito específico em criação do universo. É como alguém dizer que teu pai e tua mãe te criaram, mas não se preocupar em ensinar genética para você (e que conceitos que nem poderiam ser ensinados a um homem de 3000 anos atrás, no estado civilizatório do ouvinte da revelação).
O que quero dizer é que CABEM MUITO BEM no texto que sejam 06 PASSOS da criação , ao invés de dias. A bíblia usa a relativização temporal várias vezes, chamando gerações de séculos, séculos de anos, semanas de séculos, etc, tudo isto de maneira a criar alegorias várias. Note a dificuldade de explicar a um povo rústico que não sabia sequer forjar ferro, conceitos como evolução em milhões de anos.
PORÉM a outra vertente cristã alega que são dias literais.
Também não há problema com esta teoria em relação ao que você pergunta, porque a bíblia nos revela uma ambiente muito próximo como pintam ser na época dos dinos - diz a bíblia que fora do jardim do Edén a terra FUMEGAVA e era recoberta de vapor (vulcanismo então), e neste exterior do jardim é que viveriam tais animais, e inclusive o homem foi o último a ser criado mesmo, exato como a ciência advoga.
Alguém pode perguntar, qual teoria escolher?
POUCO IMPORTA , a fé de um cristão não depende de interpretar a bíblia (nestas questões relacionadas a hipótese científicas), assim ou assado, eu mesmo fico a meio do caminho entre as duas hipóteses, porque me importa que Deus criou, em 06 dias, ou 6 passos, os fatos que conhecemos não desmentem a bíblia, existiram dinossauros, existiu o homem, nunca descobriram como a vida primeva foi gerada . Por exemplo, diz a bíblia que Eva foi tirada de uma costela de Adão, se entendermos que costela = sample de DNA, temos o que a ciência sempre admitiu, que temos um único ser precursor de todos.