Cara pergunta pro seu preparador sobre diuréticos
e se prepare para perder 5kg do dia pra noite
e ir pro hospital
mas se n for pro hospital ou cemitério e conseguir lutar vc vai ser melhor que o van damme :awwyea:
só n sei se pega dopping
Versão Imprimível
Cara pergunta pro seu preparador sobre diuréticos
e se prepare para perder 5kg do dia pra noite
e ir pro hospital
mas se n for pro hospital ou cemitério e conseguir lutar vc vai ser melhor que o van damme :awwyea:
só n sei se pega dopping
Diurético não pega dopping.
Mas podem desconfiar de você porque usam diurético pra mascarar a presença de outras substâncias no organismo.
E mano, eu não tomaria diurético, tu vai ficar totalmente sem força pra competir se não calcular bem a data de usar, com tempo pra recuperação e tal.
Já perdi campeonato por causa de diurético.
Realmente, diurético faz você perder muita agua da noite pro dia, a ponto de tu perder sim uns 10 kg, só que pode ser mais perigoso que anabolizante hahaha
Procure um médico que possa te ajudar (tem que ser um médico que cuide de atletas e que tenha a cabeça aberta)
to brincando n vou falar pro cara tomar diurético sério :lolguy:
só por a ideia na cabeça
pq sou igual o demonho fico na orelha jogando as indireta
Thales já sabe das coisas e talz, mas tem gente ainda que acha que existe algum atleta de ponta limpo. E não falo só diuréticos, ali tem ergogênicos estourando, diria ser qs impossivel chegar num nível competitivo sem ter muita coisa jogada ali dentro. E anti-dopping é pra época de competição, nem da nd, não é atoa que muito atleta deixa de participar de competições menores que com certeza são melhores do que ficar treinando em casa, mas não permitiria a eles tomarem os veneno.
quanto tempo geralmente leva pra creatina fazer efeito no organismo?
não to falando quanto aos musculos e tal, mas sim quanto à excreção.
e outra, eu não deixo a creatina dissolver no copo :fcktha:
eu coloco a crea, e vou botando agua e tomando até nao sobrar mais pó dentro do copo.
alguém aí conhece um shake proteíco que não use suplementos?
:pokerface:
Praticava, não pratico mais. Larguei o Jiu e o Muay pra dedicar o meu tempo "extra" ao meu corpo. Estava cansativo demais manter, e não estava vendo resultados. Então, por uma questão de escolha, e de prioridade, optei pela academia - minha guria também não curtia, eu chegava sempre com a cara cortada, ou com o nariz embolado em casa...
Mas, durante a época que estava treinando (academia) e lutando, usava BCAA; evita o catabolismo entre outras funções. É caro, mas pra quem quer incorporar um treino pesado de MMA à rotina de musculação, é quase que prioridade o uso.
Com 14 anos, e essa altura, se você continuar crescendo, vai dar pra um bom atleta ein, :pftch: !
Mas falando sério, acho que você já pode começar a treinar sim, mas deve tomar cuidado, pra não atrofiar a porra toda. Não pega muito pesado, tens que ter em mente que, ainda estás em fase de crescimento, e, que se por alguma razão, teu músculo entrar no caminho do crescimento ósseo, tu tá perdido pro resto da vida.
Treino antes dos 16 anos, tu precisa OBRIGATORIAMENTE, de acompanhamento profissional - e não digo desses instrutores de academia de fundo de quintal, mas de personals de verdade.
Toma bastante cuidado, e não soca a carcaça, senão podes arriar e os danos serem irreversíveis, é sério.
Até sexta-feira eu estava treinando com tala. Abri o pulso, geralmente, a lesão é por esforço repetitivo - se for decorrente do treino -, ou por excesso de carga (um pulso aberto ou algo nesse nível); então, normalmente, os prolemas não são tão sérios e irreparáveis, mas, se você não for um louco como eu, é bom dar um descanso pra se recuperar, ou até consultar um ortopedista pra ver o que é - coisa que eu, por relaxamento não fiz, haha, :D !
Quando faço minha série de compostos com agachamento e levantamento terra, se não faço uma refeição pré-treino bem reforçada, dá pane no sistema, vontade de vomitar milgrau e tontura. Mas é porque eu faço com muita carga, quando dou uma reduzida (treino pra resistência muscular e aprimoramento da execução) na carga, puxo tranquilamente, sem resultados adversos. Então, a dica é: pega um pouco mais leve, principalmente nesse retorno, porque, nem sua mente nem seu corpo estão preparados pra isso, então, tonturas, baixa de pressão e ânsia de vômito, são sinais de que, alguma coisa tá errada.
Baixa a carga, diminui, não tenta puxar tudo que dá no início, eu sempre digo: academia é uma sucessão de fatos, nada acontece do dia pra noite... Então cara, pega leve contigo mesmo, porque, passar mal, é o menor dos teus problemas (em um mundo que engloba várias lesões, hérnias e contusões).
VISH, quando comecei a ciclar, tomei no pós-treino (por volta das 19:00 horas) e na mesma noite, acordei três vezes pra mijar. Então, pra mim os efeitos foram imediatos - mas a minha creatina era micronizada, tem que ver isso também.
E não faz isso não, dilui a creatina na água até ficar uma mistura homogênea (e se sobrar alguma coisa no copo, aí sim, taca um pouco d'água, mexe e manda pra dentro), porque, quanto maior a partícula, mais lenta a absorção. É pura química cara, regra da transferência de energia por superfície de contato, procura no google aí que você vai entender.
caseiro
Tipo o Hipercalório Caseiro do LeandroTwin
mas se vc for olhar, tem whey na composição :fckthat:
@Serafan
eu sei, não me excedi em cargas nem em repetições, justamente pra nao ser como da primeira vez que fiquei todo lascado de dor, mas sei la, eu não sei se a tontura foi exatamente decorrencia do treino, mas eu acordei segunda de manhã com dor de barriga, tanto é que antes do treino (9:30) eu caguei 2x kkk, hj foi tranquilão, nada de tontura ou vontade de vomitar.
e sobre a creatina, eu falei que não "deixo" a creatina dissolver, mas eu mexo durante um minuto mais ou menos, só que sempre sobra algum pó no copo, aí eu vou colocando água e botando pra dentro hehe
Joga atum no liquidificador com gelo e água.
Muito gelo.
Atum é de boa comer sólido, o bagulho é bater 4 ovos crus com água morna e nescau no liquidificador. Se for com gelo eu não consigo beber de uma vez só. E salmonela é o meu pau.
Não façam a besteira de bater ovo cozido no liquidificador, acreditem em mim.
Pior ideia que já tive na vida cara :fckthat: Acho que já contei a historia. Pra completar joguei leite e adoçante.
O gelo é pra vc n sentir o gosto caro emiz e porra vamo tr que chamar o dhelp d novo pra vir te buscar.
Ovos crus não como pelo aproveitamento proteíco, salmonela é minha pica.
o que acontece se por ovo cozido no liquidificador??
Eu ja fiz algumas vezes vitamina de ovo cozido...Bom, realmente, nem tentem namoral.
mas Serafan, o efeito da creatina não deveria ser o contrário não?
menos vezes indo ao banheiro por causa da retenção? :hmm:
Como fica o corpo exatamente depois da Creatina ?
Ouvi q da uma inchada geral no começo, mas queria ouvir uns depoimentos de alguem q usou
Falando somente do aspecto do corpo, como ocorreu comigo:
Deu uma inchada em todas as partes que eu treino do corpo. Mas foi inchada muscular, não fiquei com o aspecto mais gordo. Parecia mais forte mesmo. Parei de tomar, murchei um pouco, voltei a tomar, inchei de novo.
É, também pensava isso, mas se você reparar, a sua urina está extremamente mais clara do que o de costume, concorda? O que acontece, é que, pra reter líquido, você precisa ingerir líquido, certo? Se você bebesse 3 litros de água em um dia (recomendado durante a ciclagem de creatina), e você retivesse toda essa quantidade de água em sua musculatura, então, você, obrigatoriamente, estaria pesando em média, 3 kg à mais por dia. Faz algum sentido? Haha, não né? :nah: !
Em resumo, por você estar tomando muito mais água que o de costume, seus rins estão trabalhando muito mais, o que faz com que seu corpo retenha mais líquido e nutrientes do que o normal, mas que, consequentemente, você urine com mais frequência.
Você não retém TODO o líquido que ingere. Capitch? ;) !
Eu usei e não notei nenhum aumento expressivo de massa, mas que, minha força aumentou consideravelmente, é inegável. Combei creatina + strong lift 5x5 e consegui erguer o que antes, achava impossível.
Alguém tb tira a semana de descanso muscular a cada 2 meses ou 1 e meio de treino regular?
Agora entendi ;D
achei que por causa da creatina agir retendo liquido, mesmo bebendo mais agua do que de costume, a frequencia d mijadas diminuiria
No World Jiu Jitsu Abu Dhabi Pro 2011 em Fevereiro inventei de tomar diurético. Quando falei pro meu personal, ele quase me comeu o cu. Me disse 10 malefícios que um diurético pode lhe trazer. Saiba que um deles é uma parada cardíaca por falta de várias coisas.
Foi o campeonato que perdi de 84.5kg pra 78.8kgs no mesmo dia. Hahaha!
No outro dia ainda era o campeonato, fui lutar com 83kgs hahahah!
Perdi na segunda luta de cinco.
:fckthat:
Mas isso não vem ao caso.
O negocio é não tomar diurético.
E como o Sete disse, EU SEI DAS COISAS.
Follow me os bons.
nem tomo creatina por varios motivos e um deles é que não tomo tanta agua
Ai galera, quero pedir a opinião de voces novamente..
Eu to naquele "cutting", cutting entre aspas porque eu nao sigo nada escrito, então eu basicament e trucidei os carboidratos da minha dieta, tendo dia que eu zero ou quase zero...Murchei muito, minha barriga murchou mas ainda to banhudo, mas botei na cabeça que dessa vez vo continuar meu cutting até deixar minha barriga lisa, sem trincar, mas sem banha...E percebi que vai ser foda, e que ainda vo perder muita massa muscular pelo caminho.
Foi ai que eu pensei, porra cara, eu to meio cansado disso porque é sempre assim, eu perco um pouco de banha e muita massa muscular, volto a deixar meu balanço calorico alto, e conforme nao vou vendo resultado, vou aumentando, ai eu ganho massa, mas junto vem muita gordura, pqp..
Eu fico nisso, indo e vindo e no final das contas eu nao consegui evoluir quase porra nenhuma esse ano, quase nada...Eu não sei o que fazer, algo de errado to fazendo, mas não sei exatamente o que.
alguem se dispoe a discutir isso comigo?
Pra que descanso muscular de 1 semana se tem o domingo? :fckthat: !
Cara, cutting e bulking, são as formas mais conhecidas de se perder/ganhar massa, mas não, as únicas. É muito difícil você não ganhar gordura em uma fase de bulk - precisa de uma genética joselito pra isso -, e ao mesmo tempo, muito difícil de não perder musculatura em uma fase de cutt. Mas, esses dois métodos, são mais imediatistas, utilizados por atletas, que realmente precisam perder ou ganhar em questão de semanas, meses...
Você já ouviu falar em taxa metabólica basal? Então, é mais ou menos, o cálculo que você faz, pra saber quantas calorias diárias, o seu corpo queima, apenas por estar vivo. Daí, você acrescenta à essa fórmula a intensidade dos seus exercícios, e chega ao número total de calorias utilizadas pelo seu corpo.
Com essas informações, suponhamos que, a sua TMB (taxa metabólica basal) + IE (intensidade de exercícios) seja 2500 cal. Pra que você consiga se manter, no seu peso atual, você deve consumir, exatamente, 2500 cal. Se você quiser perder gordura, você deverá consumir em média, 500 cal à menos do que a sua TMB+IE, ou seja, 2000 cal.
A ideia, não é cortar de vez os carbos, a proteína e os laticínios, mas sim, equilibrar tudo, e fazer com que, seu corpo precise recorrer às suas reservas de energia, e não, ao alimento recém ingerido.
Acabando com os carbos, você vai, indubitavelmente, perder massa magra junto. O treino, é extremamente catabolizante; sem uma refeição sólida, à base da quantidade necessária de carbos para sustentar a sua IE, você sofrerá as consequências de perder ao invés de ganhar.
É como eu disse anteriormente, uma premissa que eu sigo, desde o dia em que coloquei o primeiro pé dentro da academia, é: "academia é uma sucessão de fatos (...)". Não tente medidas drásticas à não ser que seu corpo, ou a situação, requira isso. E, no fim das contas, caso seja realmente necessário, sempre é bom - na fase inicial - o acompanhamento profissional, porque daqui a pouco, você está desmaiando pelos cantos e não sabe porque...
Pegue leve, procure se informar à respeito da sua TMB, e estabeleça uma dieta BALANCEADA, que supra todas as necessidades do seu corpo. Assim, a perda de musculatura será reduzida (mas não erradicada, veja bem, em uma dieta, por mais que leve, sempre alguma coisa fica pra trás, ainda mais no verão que a tendência é suar mais e comer menos) drasticamente.
Gripe hard. Primeira vez que pego gripe/resfriado desde que comecei a puxar ferro.
Criatura, seguir uma dieta de cutting sem nd anotado é complicado. Não falo pra vc seguir a risca uma dieta, mas só ter por base.
De qlqr forma, acho que algo aluisio citou aqui se encaixa pra vc
Desde que comecei a puxar ferro tbm só fikei doente 1x, foi na epoca que tomei aerolin( não deve ter nada a ver mas fikei puto por que tava secando legal e talz)
Nem preciso te falar pra tomar aguá, comer e descansa e foda-se treinos ate 100%, mas fica pra alguém que pense em treinar doente:
Teu corpo ja ta lutando com tudo que tem pra se manter sem esforço, tu ainda vai querer puxar ferro... Vai fazer efeito contrario e ficar + tempo longe.
@criatura
tudo que o pessoal ja falou...
mas as cargas, tem aumentado?
As vezes prefiro usar elas como referencia se meu treinos tem coisa errado, Não sei se eh um bom parâmetro, mas me sinto motivado o suficiente só de aumentar o peso.
Comecei um cutting com clembuterol (pulmonil) hj, 15 dias on - 15 off. To com 90kg e 1,77, 15% de bf, e aposto que muita retenção tb. Vamo ver se até a 1 semana de janeiro eu baixo essa porra sem perder MM.
Boa sorte.
Não pensa em por esse pulmonil pra daqui 1 mes qnd der uma estagnada e ter que começar com aeros?
Eu tbm deixaria pro final, no começo do cutting é tudo maravilha...
Tenta postar sempre com resultados aqui, eu cheguei a quase usar tbm, mas optei pelo salbutamol por praticidade.
@Serafan
Começou o 5x5 com quanto de peso (supino, agachamento)?
Sei que tem que jogar o ego fora e talz. Mas deve ser triste a(s) primeira(s) semana, vai la fazer série quase sem peso, parece que nem treinou.
eu tô é puto, voltei a treinar segunda, beleza, nada de dor ou travamento, ontem treinei tambem, aí começou a fuder tudo. o bagulho é o gelo aqui no peito
hj treinando perna em algumas maquinas coloquei pra fuder, e to sentindo nada =/
Galera, e um conhecido meu, há uns meses atrás ele tava todo bombadinho, todo tirado
aí quando eu comecei a treinar, meu amigo até comentou com ele que eu tava ficando fortinho, mas o infeliz disse que era só o braço :(
Aí hoje eu vi ele, tá todo murcho kkkkkkkk
Tô mais forte que ele agora. Caras, quando eu vi ele daquele jeito, deu mó sensação boa. Rachei o bico hahahaha
:awwyea::awwyea::awwyea:
:enraptured:
Se eu aumentei a carga ?
Bom...Nos supinos eu abaixei, uhauhuha, agora to tentando levantar aos poucos, mas ta dificil.
O resto nao mudou muita coisa, eu to fazendo elevação lateral com 12kg faz uma decada, nao consigo sair disso...O supino tá em 32, encostando no peito e subindo, de resto até biceps que meu antebraço é ferrado eu to conseguindo fazer umas graças, até treinar com barra eu to treinando.
Isso não foi muito legal...
Mas sério, quase todo mundo que frequenta academia não ficam realmente grande, fazem muita coisa errada. É mo dahora ver que tu carrega + peso que alguém, ou ta se desenvolvendo + que outro
Mas sempre vai ter um fdp melhor que você, ficar se comparado com eles não é um bom caminho.
@Criatura
Esqueci que tu é bixado, mas sem progressão de cargas resultados são difíceis né =/
@Minha vez de reclamar
Tenho problema nos ganhos/treino do braço
Não sinto legal o biceps, sinto bastante o antebraço e não estou fazendo errado, já pesquisei muito... Da um pump sinistro no antebraço na rosca direta. Sem falar que ele tem aquele formato pão.
E meu triceps não desenvolve legal. (mesmo problema desse cara:
http://www.hipertrofia.org/forum/top...a-com-triceps/ )
Triste, barriga já querendo aparecer de novo e o braço crescendo quase nada...
Cara, aumenta a intensidade, e não a carga. A hipertrofia muscular, é atingida quando seu músculo vai à falência, e, depois disso, se você ingere a quantidade de aminoácidos necessária para que, o tecido, não volte ao seu tamanho original.
É todo um aglomerado de coisas que interfere no crescimento, que, pra quem vê de fora, parece utopia. O que fazer pra crescer? Diminui a carga e faz a execução mais demorada, lembre-se que, o seu músculo CRESCE na contração e não na dilatação. Faça a execução correta, e bem devagar, mesmo que pra isso, você tenha que diminuir o peso. Provavelmente, o seu tríceps responda melhor à falência. A propósito, sabe fazer falência né?
Existe uma coisa, que se chama consciência muscular, que é, puxar peso, sabendo qual músculo você está trabalhando. Já vi caras com 60/60 no supino, trabalhando mais tríceps do que peitoral, fazendo um fiasco na execução. Já vi também, pessoas trabalharem mais lombar do que bíceps na rosca direta...
Não adianta socar carga e fazer errado - coisa que, MUITA gente em sua fase inicial, inclusive eu, insiste em ignorar, na maior parte do tempo, por causa do ego.
Esse pode ser um dos motivos pelo qual o seu antebraço está pumpando e o seu bíceps, dando risada durante a execução. Tente manter o seu punho extremamente alinhado com seu antebraço. Não o dobre pra baixo, em hipótese alguma. Outra coisa, quando for segurar a barra, segure-a com raiva, mas ao mesmo tempo, com suavidade. Não aperte a barra como se fosse a última xereca da Terra, você só estará fazendo com que, as contrações musculares sejam concentradas no seu antebraço, e não no seu bíceps (o que não é o seu objetivo).
Concentre, FOQUE, toda a sua atenção em seu bíceps, mesmo que pra isso, você precise fazer a direta, com a mão aberta - dá, até 90º, depois é só fazer uma parábola com os dedos pra não deixar a barra escapar. Enfim, o que eu quero dizer é: NÃO APERTE A BARRA.
Aqueça bem o seu ombro quando chegar na academia, fazendo rotações com ele - aumenta a elasticidade e consequentemente a amplitude do exercício -, porque o ombro, é requisitado no supino.
Tem um aquecimento de ombro, muito bom, você usa a mesa da scott, senta de ladinho nela [+uuuiii], apoia o sovaco no topo da mesa e atira o braço pra baixo. Pega um peso leve (3~7 kg, deve bastar). Agora, dobra o teu braço, deixando ele 90º com o corpo e traga o antebraço pra cima.
É como se você tivesse sentado, aí na cadeira do seu computador, apoiando o cotovelo no braço da poltrona [+no balanço do busão e no fungado da sanfona... lol, sem graça] e fizesse com que se braço ficasse girando pra fora e pra dentro (é o mesmo movimento que você faz quando vai dar um tapa, só que, de forma correta e transferindo a execução pro ombro). Aquece bastante o ombro.
Certo, com os ombros já aquecidos, é hora de tentar aumentar a carga na elevação lateral. Como? Modificando o seu treino, abrindo mão da hipertrofia e começando a priorizar o ganho de força. Pegue 10 kg e faça a elevação normalmente, até 8. Agora, pegue 12 kg, e faça até 5, 14 kg, e faça até 5, e 16 kg e faça até 5, dando um intervalo de 45~90 segundos entre cada execução.
Se mantenha fazendo isso durante as próximas 4 semanas, aumentando gradativamente o peso, de acordo com a permissividade do seu corpo. Depois, posta aqui os resultados.
Mas, vale lembrar que: VOCÊ DEVE TOMAR MUITO CUIDADO, porque o ombro é delicado pra caramba. Tem o tendão motherfucker ali que, se treinado com excesso de carga, e de forma errada, VISH, é lesão, na certa, e lesão séria, na maioria dos casos: um desgaste do tendão, pode precisar até de cirurgia pra corrigir. Ah, e não vai com sede ao pote: "mimimi, eu aguento", porque, os problemas, você não vai sentir agora, mas sim depois. Tá sentido umas fisgadas durante a execução, aborta a missão na hora mano, porque é zica.
E sobre o supino... porque tais encostando a barra no peito? Queres treinar ombro junto? Se for, ignora tudo que vou dizer a partir daqui, mas, caso não seja, presta atenção...
No supino, se você pegar a barra fechada demais, pega tríceps, se pegar ela aberta demais, pega muito peito e falha a força. A execução correta pro supino, são 90º, indiscutivelmente. Você precisa segurar a barra, de tal forma que, quando o seu bíceps e o seu peito, estiverem formando um ângulo de 180º, o seu antebraço e o seu bíceps formem um ângulo de 90º.
Se você descer a barra até o peito, a amplitude do seu movimento, vai chegar à quase 270º, e aí, teu ombro vai ser requisitado. Agora pensa comigo, onde normalmente, temos mais força? Ombro ou peito? Se chegar lá embaixo, com 25 kg, você talvez consiga erguer sem ajuda, porque seu ombro, aguenta o tranco.
Mas, experimenta colocar 45 em cada lado, pra ver a merda que vai acontecer com a rótula do teu ombro - executando da forma como você tá executando...
O seu ombro, terá um limite muito menor do que o seu peito, na maioria das vezes, então, será muito difícil de você progredir se estiver requisitando o músculo errado.
Olha só, vou tentar dar um exemplo, da forma correta de execução usando o teclado, vamos ver se dá pra entender...
Quando chegar à esse ponto, pode começar a erguer, deixar descer mais, só vai comprometer os teus ganhos.Citação:
|_o_|
Supino com 15-15 e subindo 5 à cada execução (chegando à 35), hoje boto 40-40, 45-45, 50-50, e faço três séries de 8, a última até 6 se estiver foda demais. E no agachamento, 10-10, subindo de 5 em 5, totalizando 30 (no primeiro dia). Hoje, coloquei 50-50 na última série, mas com ajuda, porque quando cheguei em 4, tava dando pane no sistema já: o tremelique começou a bater e, se não tivesse com meu parceiro de treino, tinha deixado o peso cair todo pra coluno, ao invés das pernas, aí a porra ia ficar séria...
Mas cara, tu queres crescer tríceps e bíceps fazendo SL? Tem que ver isso aí em mano... SL preconiza o ganho de força, em DETRIMENTO da massa muscular.
A tendência do SL, é fazer com que você perca massa (se não tiver tomando bcaa e fazendo uma sólida BEM reforçada no pré-treino), e não ganhe. Vai hipertrofiar o tríceps e o bíceps nunca fazendo 5 séries de 5. Tens que te focar em algo, definir prioridades, e tocar a ficha em cima daquilo ali... não tenta fazer tudo ao mesmo tempo que não dá certo cara.
"Mas sempre vai ter um fdp melhor que você, ficar se comparado com eles não é um bom caminho." - Sadeckss.
Levou meu REP+ pela sagacidade. É bom saber que você está progredindo, mas, ficar feliz com a perda dos outros mano, é coisa de gurizão de academia, coisa de moleque. Sabe-se lá o que aconteceu com o cara, pode ter pego um resfriado, pode tá falando comida em casa, pode não ter tido grana pra suplementar, pode estar com AIDS, pode estar estressado com algum problema familiar não se dedicando tanto assim aos treinos...
Uma infinidade de coisas que, não se deseja pra ninguém. Saber que você está aumentando, atingindo suas metas, seus objetivos, perfeito, mas rir da cara do moleque que murchou, fez com que perdesse o respeito aos meus olhosde mel da mamãe(não que isso importe alguma coisa, mas, só dizendo).
Pow eli tomava bomba e se achava na rodinha. Agora parou de tomar XD
não qro ficar mau visto aos seus olhos manolo
É sete....
Você tem concorrência.
Falência? falha? Sei sim. E sobre 5x5 eh pra bem dps (dps de terminar o bulking, fazer o cutting e for fase consolidação)
Vou faze a rosca como vc falou, acho que aperto mt mesmo...
Sei que se fizer tudo certinho eh tempo ao tempo, mas era mais um desabafo mesmo ;p