Postado originalmente por
Martiny
Bem, eu acredito que há de se ter uma matéria básica para se aprenderem, pela situação que você me quotou mesmo. Como eu disse já no primeiro post da minha discussão, a minha ideia ainda está em fase de discussão, e ela está mudando e se fortalecendo.
Mas eu ainda acho que o sistema está caindo e valorizando o decoreba. Ninguém, pelo menos no meu colégio e na minha roda de amigos, está aprendendo. Uma prova disso é uma turma de 2º ano estar aprendendo como resolver contas básicas de lógica onde é apenas usar a regra de 3 e ainda ter dificuldade para resolver potenciações simples, coisas que eu vi (e eles viram também) a anos atrás. Eles não aprenderam, e sim decoraram. E quem decora, esquece.
Raiz, por exemplo. Eu sei fazer a conta, mas não sei o sentido dela, nunca me ensinaram, nunca sequer explicaram quando perguntei. Bem, estou correndo atrás (até perguntei no outro tópico uns livros de exatas bons), pois eu gosto de procurar conhecimento, mas entendo quem não queira saber de matemática.
A escola deveria ser mais dinâmica, voltada para o ensino de verdade. Deveríamos ser separados por nossas habilidades, e não por idade. Se eu tenho uma facilidade em aprender Português, eu deveria estar na sala do meu nível, e não parado na mesma sala de pessoas que eu não tenho nada em comum a não ser minha idade. Pra você ter uma ideia, toda a matéria de Literatura que eu tive esse ano eu já tinha visto na minha vida. Foram 6 meses de tempo perdido. Eu poderia estar numa sala com pessoas mais inteligentes e voltadas naquela área, podendo conversar com pessoas mais maduras (aprendendo MUITO mais), com conteúdo no meu nível, otimizando assim o meu conhecimento.
E isso vale para uma pessoa que gosta de matemática. É praticamente um crime uma pessoa que tem facilidade com números ficar parado numa sala onde se está aprendendo matérias muito simples apenas "porque a turma não está conseguindo acompanhar". É um atraso para o aluno. Aluno esse que terá que pagar aulas particulares ou um cursinho para poder aprender.
Bom, é isso, vamos ver o que o pessoal vai dizer.