Postado originalmente por
Martiny
Pior que todo o setor de vendas onde meu pai trabalho é cheio dessas histórias. Não é tão raro, a pessoa apenas tem que ser boa no que se faz, independente de um diploma ou não (dependendo do setor, claro).
Eu prezo pela criatividade e tal, mas nem citei-a nessa discussão. Eu acho que, o indivíduo, em sua área, daria muito mais frutos. Não entendo muito o porquê dessas "obrigações". O básico das coisas a gente aprende vivendo mesmo, de acordo com as necessidades. Não acredito que um sistema de salas, notas, trabalhos, alunos separados por idade, presença e toda essa idiotice é necessária.
E nem sou o Tar, nem manjo mto de publicidade e propaganda rs.
O que eu vou fazer é terminar o ensino médio por respeito a minha família, mas não fazer faculdade (pelo menos não agora). Viver a vida tranquilex e panz, fazer um curso de francês, dança e música. E quem sabe, se surgir a oportunidade, usar minhas armas para propor uma revolução na educação (que eu sinceramente acho que vai acontecer).
Ah, Martiny.
Vou dizer uma coisa, essas palavras me cheiram um pouco inexperiencia.
Ensino médio é importante sim e querendo ou não é um "mal" necessario. O ponto é que isso não impede em
nada de você fazer um curso de frances, dança ou qualquer outra atividade. Eu mesmo me interessei por programação busquei livros e apostilas na internet e ainda tenho o auxilio de muita gente aqui que tem experiencia nesse ramo. Vai da iniciativa de cada um também.
Eu acho que não dá pra encarar a vida só como um laboratorio que nós vamos aprendendo enquanto for necessário. Muitas vezes você tem que se antecipar em relação a outras pessoas pra ganhar vantagem, tem que se especializar, se profissionalizar em várias areas. Não é uma questão só de "querer".
"Gostos" é uma coisa muito subjetiva, hoje você pode se interessar por algo, amanha já ve outra coisa melhor.Deixar se guiar por algo tão incerto é complicado. A satisfação pessoal é importante mas nesse meio caminho precisa existir objetividade.
Esse tipo de modelo, acredito não se adequar para o nosso sistema atual. Reformulação é necessária mas com sensatez.

Postado originalmente por
Martiny
Eu acho que esse é um dos motivos para o sistema atual cair. O diploma já não vale muita coisa, depois de um tempo, mestrado, doutorado e tudo mais irão cair de valor... não sei o que será o resultado.
Na verdade, só perdem valor aqui no Brasil por causa do volume de doutores e mestres que são formados e acaba estimulando é uma competitividade tremenda no meio academico(não o enfraquecimento).