não é propaganda!!! veja nesse forum aki http://forum.cifraclub.com.br
veja nele na parte de contra-baixos, e se quiser fassa perguntas com um cadastro...
veja squier ou SX, custa uns 500 reais certos modelos...
Versão Imprimível
não é propaganda!!! veja nesse forum aki http://forum.cifraclub.com.br
veja nele na parte de contra-baixos, e se quiser fassa perguntas com um cadastro...
veja squier ou SX, custa uns 500 reais certos modelos...
Eu adoraria ajudar de forma correta, mas eu não sei muito de baixo. (Não ao ponto de indicar um para você comprar, pois é muita responsabilidade).
Procure escolher algumas marcas boas, como a Tagima, Condor, Cort, Shelter (SX)... certamente você irá adquirir um otimo instrumento. Nada de comprar pela net, como é o seu primeiro instrumento, vá em uma loja e teste 1000 instrumentos diferentes até encontrar sua alma gêmea.
Quanto ao falante, poderia indicar a linha Meteoro Demolidor, pois é uma linha excelente e demolidora !!!
LEMBRE-SE de NUNCA plugar um baixo em um amp de guitarra, pois voce ESTRAGA o amp. O que ocorre é que o baixo tem uma saida muito maior.
Espero ter ajudado.
Fernando
Cara, isso não é recomendável pois pode estragar a pedaleira.
O que ocorre é que o baixo é mais grave que a guitarra (SERIO CARA? ALOCC MEY) e tem uma saída muito mais forte. Se voce plugar um baixo no amp de guitarra, voce verá que quando colocar a guitarra novamente ira ver que o som está TOTALMENTE horroroso. Existem casos em que o falante explode, por isso, muito cuidado. (Muito volume + baixo em amp de guitarra = BUM)
Acredito que como o baixista está somente afinando na pedaleira nao possa acontecer nada demais, mas é mais seguro comprar um afinador para não ocorrer danos ao circuito. Existem modelos que afinam guitarra e baixo.
Espero que tenha ajudado,
Fernando
eu to pensando em comprar um fone pro meu cubinho humilde, pq mamis enche o saco q eu faço mto barulho, daí fui na loja e panz, 180 real (:eek:) por 1 fone, diz o vendedor q é profissional, semana q vem fiquei de voltar lá pra dar resposta, o cara é chegado meu então rola um descontinho de 5cão aheouiaheiau. mas então, rola comprar?
Nem cara q isso... voce pode usar um fone de ouvido comum e um adaptador (p10-p2 acho que é isso). Esse adaptadorzinho custa no maximo 5 reais. Esses fones de ouvido profissional são para outras finalidades, como por ex uma gravação profissional em estudio.
Eu gostaria de postar umas paradas aqui... será que faz mal eu mandar post duplo? =x é do interesse de todos da seção que tocam guitarra... quem souber...
Fernando
Pessoal! Comprei uma Ibanez GRG 270 por 700 reais usada em ótimo estado, acham que fiz um bom negócio?!
Eu particularmente amei a guitarra, passo um tempão tocando ela...
Ela zerada... está na faixa de 750 reais. Na net da para achar mais barato.
http://www.musicalgrellmann.com.br/l...03&IdProd=4399
O importante é que você gostou do instrumento!!! Isso conta mais que qualquer coisa.
Eu particularmente não gosto da Linha GIO da Ibanez, pelo fato de você pagar basswood e levar mdf para casa xD
Mas é uma guitarra muito legal, você não vai se arrepender da compra não.
Enfim, o importante é que você gostou. :)
Abraços,
Fernando
Creio que sim rapaz. Mas isso é uma questão muito relativa. Pois se o som está te agradando... não importa se é MDF, Basswood, poplar, mogno, etc...
Eu acho desonestidade voce anunciar basswood e abrir a guitarra e ver que é MDF. Já estão correndo varios processos contra a Ibanez por causa disso.
Faça o teste: Pegue uma Ibanez RG e a GRG... você notará que a GRG é mais leve pelo fato do MDF ser mais leve. Isso influencia no sustain, pois o som não "vibra" muito bem no MDF.
O fato de eu recomendar a Condor é porque eu trabalho com elas direto e sei que o corpo das linhas economicas (vide RX-30) são 100% de madeira sólida (Aghatis).
Mas Andriel, o que faz as RX-30 ser tão baratas?
Simples, a captação é "ruim" e as ferragens são "ruins". Ruim para um musico profissional, mas para quem está aprendendo é muito boa a relação custo/beneficio.
Vou citar a minha Condor Rx-30 "Andriel Angelsheart signature": Quando eu comecei a aprender a tocar melhor fiz um upgrade geral. Coloquei tarrachas gotoh, ponte tremolo gotoh, troquei os trastes. Captadores eu pus 3 Dimarzio Virtual Vintage (Blues, heavy blues e solo), mas vivo mudando. Resumindo, está uma guitarra maneirissima.
Prós: Timbre absurdo, pegada perfeita (pra mim) e é minha primeira guitarra
Contras: Só o preço de 1 captador Virtual Vintage da para comprar outra RX-30 xD
Acho que falei demais... mas resumindo. Trate bem o seu instrumento independentemente do material que ele foi construido. Música é paixão!!!
Abraços,
Fernando
Cara, será que se futuramente colocar uns puta captadores bons, eu consigo uma guita maneira??
Porque, futuramente é isso que eu farei...
Ah e eu li no cifraclub, que algumas são basswood mesmo, depende da sorte...
Pode me dar sugestões de captadores com essas características :um som mais encorpado no captador do braço (H), o single coil bem legal pra um som mais blues, limpinho...
Já o cap da ponte é um som bem Zakk Wylde, nem vou trocar...
Pretendo tocar Sabbath, Nirvana, Ozzy, Alice in Chains, Guns, rock em geral...
até um pouco de Punk (põe pouco nisso)
Se puder ajudar, por favor dê sugestões. :o
http://www.submarino.com.br/musical_...d=0&CellType=2
depois de muuuiiito tempo finalmente comprei uma guitarra pra canhoteiro hoje.. chega de inverter cordas! (uffa ^^')... acham q o preço foi bom por esse modelo/marca? ou levei facada? ehasehas :P
Parabéns, essa guitarra om captadores bons compete com uma fender strato mexicana...
cara essa squier que você comprou é boa, tem umas que são mais medianas...
dinovo parabéns!
Mas eu toquei numa giannini anos 70 com captadores originais da fender, e preferi muito mais minha Ibanez, talvez por possuir 2 humbuckers e apenas um single
Imagino que sua guita possua 3 singles...
A minha é mais pra metal mesmo :)
correcto! 3 singles.. ^^, mas então.. vlw pela avaliação heuahauhuauha to tão feliz, daqui a 10 dias chega (7 dias uteis). :)
Desculpe a todos pela demora... mas estou aqui para estrear um mini-guia sobre trocas de captadores!!!
Vamos começar falando dos materias e suas propriedades.
(os mais comuns, para nao confundir)
Existem captadores de ALNICO e CERÂMICOS.
Captadores de alnico (ALumínio, NÍquel e CObalto) são mais musicais, tem um timbre mais leve e são mais sensíveis ao guitarrista.
Os captadores com magneto cerâmico são mais fortes, com mais "porrada"... com uma saida mais alta.
Uma comparação "genérica" é comparar os caps das Fender Stratocasters (de alnico) com os da Telecasters, que são cerâmicos.
Agora vamos aos tipos de captadores.
Single Coil
http://www.seymourduncan.com/images/...ster/SSL-6.jpg
Existem os single-coils (captadores simples, ou seja, de uma bobina)
São captadores simples (não diga) e tem como principal característica um som limpo e brilhante, mas quando usado em distorção, se torna um problema por causa do chiado e da aparência "magra" ao som.
Agora os humbuckers (captadores de bobina dupla)
http://www.seymourduncan.com/images/...rs/7str_hb.jpg
São captadores com mais saída que os singles coils e tem uma excelente presença quando usado na distorçao e alem disso não apresentam chiado!!!
A desvantagem é que o humbucker não tem o som limpo e cristalino do Single coil.
Mas aih começam as dúvidas... por exemplo, como que o Malmsteem toca com aquele peso todo se aparentemente a guitarra dele é equipada com 3 single coils?
A resposta é simples, a guitarra dele é equipada com 3 humbuckers em formato de single. Ou seja, 2 bobinas só que uma em cima da outra, formando um "humbucker".
Esses captadores são chamados de "Stack".
Bom... falamos muito de teoria, mas como vocês irão escolher o captador correto para o tipo de som que você quer?
A resposta é: Não sei!!! Não existe regras quanto a escolha do captador, portanto cada musico toca com o instrumento que quiser.
Mas vamos falar "genericamente"
Se você gosta de blues, uma opção com 3 single-coils é interessante. Mas se você gosta de rock "generico", o ideal é pegar uma guitarra com uma configuração "HSS" ou seja, "Humbucker, Single coil e Single coil".
Para os metaleiros, o ideal é ter no mínimo 2 humbuckers para garantir o som desejado.
Chega de teoria... vamos falar de marcas e preços.
Caso você disponha de grana, pode optar por captadores de "marca" como os da Seymour Duncan, Dimarzio, Fender e Gibson.
Essas empresas fazem captadores TOP DE LINHA, ou seja "prepare o bolso". Vou citar por exemplo os gastos com os captadores que eu coloquei na minha RX-30.
Selecionei 3 Modelos Dimarzio Virtual Vintage (Blues, Heavy Blues e solo). Cada um custou cerca de 300 reais. Tive que colocar um escudo para 3 single coils (+50 reais). Ou seja 950 reais... uma facada :(
Mas em compensação a guitarra ficou FODA!!! :)
Mas existem outras alternativas de captação por um preço mais em conta (Muito mais em conta)
Existem algumas marcas brasileiras que estão fazendo bonito. Posso citar os captadores da empresa Malagoli e Stellfner.
São marcas que EU TESTEI e fazem muito bonito. Para quem quer um som bem heavy recomendo o Malagoli Intruder que tem uma saída PORRADA!!!
Caso queira sugestões de captador é só postar.
Vamos começar pelo th_master (desculpa a demora cara rs)
Eu trocaria todos os Caps da sua Ibanez cara e colocava um Hellbucker na ponte, um single alnico custom no meio e um Realbucker no braço (todos by Malagoli). Isso vai te dar um som bem forte (hellbucker), encorpado (realbucker) e um clean legal :)
Postem ae :D
Abraços,
Fernando
sairia muito caro? parece uma idéia interessante, já que paerece ser não tão caro e uma boa...
Tanto o Realbucker 777 quanto o Hellbucker 777 custam cerca de 130 reais cada. O single de alnico 5 sai por 50 reais.
Vamos aos sons dos caps que eu te indiquei:
Realbucker 777
http://www.malagoli.com.br/ipod/realbuckerhh777.htm
Hellbucker 777
http://www.malagoli.com.br/ipod/hell...hh777ponte.htm
Alnico Blues (single)
http://www.malagoli.com.br/ipod/alnicobluesponte.htm
Veja os timbres :)
Qualquer coisa é so postar.
Fernando
Ok...
Eu quero aprender a tocar guitarra e por isso gostaria da sua ajuda. Qual guitarra devo comprar primeiro, apenas para aprender e em um segundo momento quando eu estiver razoavelmente bom, qual comprar?
Existe mesmo isso de ter que aprender primeiro violão para passar para a guitarra?
cara, isso de violão ser mais facil é mentira...
é até um pouco mais difícil, por que no começo você tem dificuldade para fazer sons por a ação das cordas serem altas, o que dificulta e muiiiiito no começo a digitação!! Porém o preço do violão é muiiito menor que o da guitarra + um amp... por exemplo: um violão legalzão custa 700-1000 reais pra cima...
uma guitarra legal custa uns 2500 reais, um amp legal custa uns 1500+...
Mas sempre falaram bem de condor rx-30 e derivados, SX SSG, algumas squiers são uma boa... e são guitas acessiveis, custam de 550 (as squiers), até 950 reais as SX SSG e a condor deve custar uns 1000 por ai...
Mas eu não sou muito bom nisso, só quis dar uma força!
E Andriel...
Eu gostei muito do som dos caps!! acho que no fim do ano vou comprar o Hellbucker 777 e o Realbucker 777, vou ficar sem o single, por que eu acho muita grana gasta já :) E cara eu amei o som dos bends do Hell, ele puxa bem pro agudo, obrigado cara!
:o
Ok então... Posso começar na guitarra já sem medo? Valeu.
Sobre o preço... Eu me viro, só queria que me dessem a indicação e o preço da guitarra e o amp também para eu não ser passado para trás :o
Li o tópico todo e ele disse que é para comprar Condor RX-30(Acho que é isso) na maioria das vezes e tá lá pelos 350 pau. Perfeito.
Agora ele disse que era para comprar amp, afinador e metrônomo.
Então o que eu faço é:
Compro a guitarra, amp, afinador e metrônomo... E contrato o professor para ele vir me ensinar. Está feito.
Comprando tudo isso vai sair na faixa de quanta grana?
O ideal é você incluir umas aulas de Violão Clássico, pois vai fazer muita diferença na sua consistência musical.
Vamos aos equips:
Eu recomendo a Condor RX-30 pelo fato de ser uma guitarra versátil (H-S-S), ser de corpo sólido (diferente das Memphis by Tagima) e possuir um braço super confortável. Esta maravilha custa cerca de 350 reais nova, mas da para conseguir por 200 usado :)
Amplificador é você que vai dizer quanto pode gastar. Eu acho que um Meteoro Atomic Drive 20W RMS dão conta do recado. Esse meteoro tem um canal clean muito bom, mas peca um pouquinho quando usado no drive, mas pela faixa de preço (350 reais novo) não se pode querer nada melhor.
A maior parte das pessoas, acham que o som está somente na guitarra e seus captadores, mas estão completamente enganados, pois o amplificador é o responsável pela maior parte do timbre (tirando o músico). Não adianta muito ter uma Gibson Les Paul e tocar em um Atomic Drive, pois o som não vai sair bom.
Sendo que voce ainda vai gastar com cabos, que custam cerca de 50 reais (os modelos simples da Santo Angelo) e afinador/metronomo que sai por 80 reais na média.
Esqueça pedais por enquanto.
Depois eu posto um "mini-guia" falando de amplificadores :)
Espero ter ajudado,
Fernando
gostei do guiazinho sobre os caps Andriel =DD
e quando postar o dos amps, também lerei
Bom, vamos falar de amplificadores!!!
Vamos começar pelo básico.
Qual a função um amplificador?
A função do amplificador é amplificar (nossa!) o sinal da guitarra e excitar os falantes para sair o som.
Quais são as partes de um amplificador?
Basicamente falando, um amplificador é composto de Pré-amplificador, amplificador de potência e falantes.
Pré-amplificador:
É a parte do amp que amplifica o sinal da guitarra e o processa. Processar que eu digo é adicionar efeitos, como reverb, chorus, flanger. Além de ajustar os graves, médios e agudos conforme configuração do amplificador.
Amplificador de potência:
É a parte do amp que amplifica o sinal vindo do pré-amplificador e excitando os falantes.
Falante:
É o falante do amp. A qualidade de um falante influencia MUITO a qualidade do som. A marca mais usada é da Celestion, mas existem varias marcas excelentes.
Agora um pouco dos tipos de amplificadores:
Amplificadores transistorizados.
Os amplificadores transistorizados foram criados na tentativa de substituir os valvulados e baratear o custo dos mesmos. Essa idéia não deu certo, pois a partir de um volume, o transistor começa a distorcer demais o som e também não dá aquele "peso" de amp valvulado.
Hoje em dia, alguns amplificadores transistorizados com a tecnologia MOS-FET (mosfet) que é um transistor que "tenta simular" uma válvula na potência, tentando diminuir a distorção da onda de som feita pelos transistores convencionais.
Prós: Amplificadores transistorizados tem um clean excelente, mas em volumes baixos/médios. Em volumes altos pode ficar esquisito. Baixo preço.
Contras: Não tem o peso e timbre de um valvulado e não chega nem perto de um.
Amplificadores Híbridos
Digamos que é uma saída para quem quer algo melhor que os transistorizados e ainda não tem dinheiro para comprar um all-tube. Esses amps são bastante usados e são muito bons (eu tenho um xD). Um amplificador híbrido tem valvulas no pré-amp mas usa o transistor na potencia. Isso da um timbre bem parecido com os all tube mas com um preço mais em conta.
Prós: Timbres muito bons e versatilidade. Serve para fazer shows e também para estudo. Apesar de não ser um valvulado, combina um pouco de cada tecnologia, assim fazendo um amp de qualidade com um timbre bom.
Contras: Nenhum no meu ponto de vista.
Amplificadores Valvulados.
A nobreza dos amplificadores, simplesmente fantástico. Amplificadores valvulados "all-tube" são compostos de válvulas tanto no pré-amp como na potência, oferencendo um timbre impecável.
Mas qual a real diferença das valvulas e transistores?
É simples, pois a válvula consegue distorcer o som a um timbre agradável, sem ficar magro e "esticado" dos transistores. Se você aumentar o som de um valvulado, poderá ver claramente que ele gera um ganho macio e gordo. Sem contar que quando usado na distorção (drive) a válvula oferece um peso matador. Hoje em dia é muito difícil você ver uma banda de Metal que não use amp valvulado.
A válvula serve para todos os estilos, não somente para o metal.
Segue a imagem de uma válvula
http://img3.musiciansfriend.com/dbas...2/2/368322.jpg
Prós: Um amp all-tube tem um timbre impecável, tanto no clean (apesar dos transistores oferecerem um som mais limpo) quanto no drive.
Contras: O preço. Um amp valvulado "mais ou menos" custa mais de 2.500 reais.
Porque um amplificador valvulado é tão caro?
Simples, pois é caro produzir uma válvula. Cada válvula custa cerca de 150 reais (eu disse cada). Geralmente se usa 2 valvulas no pre-amp e 2 na potência. Só de válvulas vai 600 reais. Além do mais, as demais peças para amp valvulado são mais caras.
Esse é o básico que devemos saber sobre amplificadores.
Agora vamos postar algumas dúvidas frequentes:
Estou começando a tocar, que amplificador você me recomenda?
Eu recomendo o Meteoro Atomic Drive 20w. Porque é um amplificador transistorizado muito utilizado para estudo. Tem um timbre limpo muito bom e um preço competitivo (350 reais novo). O atomic peca um pouco quando usado no canal drive, mas não tem como ter um amp com drive/clean bons pagando o preço pedido nele. Mas isso é questão de gosto, tem gente que acha legal o drive do atomic.
Porque não o Nitrous Drive?
O Meteoro Nitrous Drive é como se fosse o "irmao menor" do Atomic. O projeto do Nitrous foi baseado no Atomic, mas o Atomic Drive é superior.
Já toco guitarra há um tempinho e gostaria de uma sugestão de amplificador.
Gosto muito dos amplificadores da Laney, principalmente o Laney LV-200.
O LV-200 é um amp híbrido (valvula no pré), tem um timbre muito bom e 65 watts RMS. O preço é bom (1400 reais em média). Se quiser gastar mais, tem a opção dos Line6, mas á ficam na faixa de 2 mil reais.
É um guia bem simples, mas é de coração xD
Qualquer dúvida é só postar.
Fernando
Cara! Isso vai ajudar muito a todos nós que não entendemos de amplificadores... Eu por exemplo, só sei sobre guitarras, mas amps...
Muito obrigado por ter paciência de nos mostrar as verdadeiras diferenças dos amps...
:)
Eu por exemplo, peguei um amp de 250 reais (acho) que imita os valvulados, mas é aquela coisa que você falou: com sons altos distorce demais... Mas sei lá... dá um brilho que falta no som...
Que isso cara, eu quero mais que isso aqui bombe de perguntas... eu criei para isso e é um saco ver que ninguém está perguntando, portanto pergunte o quanto quiser :D
Mas voltando ao seu caso. Você deve ter pego um amp transistorizado com a tecnologia MOS-FET (mosfet). Nada mais é do que um transistor que se se comporta de maneira diferente. Não se engane cara, nenhum transistor tem a qualidade de uma válvula, NENHUM MESMO.
Os amps que mais chegam perto do som são os híbridos, que nada mais são um amp "meio valvulado e meio transistorizado" e ainda sim tem MUITA diferença para um all-tube.
O próximo "guia" irei falar de cada tipo de madeira e como elas influenciam no timbre.
Abraços,
Fernando
Ótimo tutorial ^^
heyy, chegou a fender strato squier aqui... e eu não entendo nada de madeira. como posso saber se o corpo é de mdf ou não? x]
problema é q tem 2 tampas, 1 escrita Squier by Fender e outra com uns buracos, q da pra ajustar o floyd rose, eu acho... sou muito leigo nesse assunto... qual das duas q eu abro?
Amigo meu falou q da pra ligar a guita no pc e tocar usando o som do pc mesmo.Verdade isso? Se for vou pensar em adquirir uma Condor RX-30.
Obs: O meu pc tem um som do caralho :O
Dá sim !!!! voce pode usar algumas maneiras... como por ex: Plugar a guitarra na pedaleira, e ligar ela no PC.
Voce tambem pode comprar um adaptador (JAM LAB por ex) e plugar no pc. É bem simples.
Rx-30 é uma otima guitarra para quem está começando. Eu tenho uma e não troco por guitarra nenhuma :D
Fernando
umas perguntas:
meu violão está com as cordas enferrujadas (as cordas são... gianni.. acho que é isso =o), isso muda o som? é ruim em algum sentido?
é que eu não queria trocar pq ela ja é antiga, então fica dificil desafinar... cordas novas desafinam a todo instante...
sobre baixo agora... aqui em cuiabá - MT tem muitos baixos da marca michael... alias, meu violão é dessa marca...
essa marca é ruim? porque, da a impressão de ser porque nunca ouvi vcs falando dessa marca, e eu ja ouvi o povo falando dessa marca por aqui, alias, o baixo do meu amigo é dessa marca michael e não é nada mal, ao meu ver/ouvir...
outra coisa, 4 e 5 cordas, ja ovui falar que 5 cordas "é pra fazer notas/acordes", e nessa mesma teoria, ao meu ver, 4 cordas seria pra tabs, isso é verdade?
baixo passivo e ativo, quais são as principais diferenças?
leigo hein? ;/
Boa tarde.
É sempre interessante manter as cordas do violão em bom estado, mas infelizmente chega uma hora que elas devem ser trocadas. Cordas enferrujadas ou muito sujas, além de ser esteticamente feias, acabam com o brilho do som.
Eu troco de encordoamento todo mes, mas isso varia de acordo com o seu uso. Procure nao ficar mais de 2 meses com o mesmo encordoamento.
Se o seu intrumento está desafinando quando se coloca encordoamento novo é porque tem algo de errado. Verifique se as tarrachas estão em bom estado, se o nut está inteiro.
Agora falando da marca Michael: É uma marca bem "mais ou menos" pois com o preço que custam alguns intrumentos, mais vale pegar outro. Digamos que não vale o que custa
Mas é aquela coisa, o que importa realmente é voce gostar do intrumento, tem que rolar aquela quimica... é a mesma coisa quando procuramos uma namorada, você analisa um conjunto todo e ve se "serve".
Melhor voce dizer o quanto pode gastar para eu te ajudar com o modelo.
Ja falo o que é captação ativa/passiva.. é que to atrasado pra academia.. ja ja eu edito aqui.
Abraços,
Fernando
Tarracha:
http://www.mvbmusic.com.br/loja/images/tarracha_c1.jpg
Roller nut:
http://www.rees-electric-guitars.com/Pics/Nut-frets.jpg
agora se quer uma explicação para oq serve e etc, espera o Fernando, pq eu posso falar coisa errada e dar treta erjsaiodjsa.
edit~
nut normal n tem as bolinhas q o roller nut tem