Desculpe a todos pela demora... mas estou aqui para estrear um mini-guia sobre trocas de captadores!!!
Vamos começar falando dos materias e suas propriedades.
(os mais comuns, para nao confundir)
Existem captadores de ALNICO e CERÂMICOS.
Captadores de alnico (ALumínio, NÍquel e CObalto) são mais musicais, tem um timbre mais leve e são mais sensíveis ao guitarrista.
Os captadores com magneto cerâmico são mais fortes, com mais "porrada"... com uma saida mais alta.
Uma comparação "genérica" é comparar os caps das Fender Stratocasters (de alnico) com os da Telecasters, que são cerâmicos.
Agora vamos aos tipos de captadores.
Single Coil

Existem os single-coils (captadores simples, ou seja, de uma bobina)
São captadores simples (não diga) e tem como principal característica um som limpo e brilhante, mas quando usado em distorção, se torna um problema por causa do chiado e da aparência "magra" ao som.
Agora os humbuckers (captadores de bobina dupla)
São captadores com mais saída que os singles coils e tem uma excelente presença quando usado na distorçao e alem disso não apresentam chiado!!!
A desvantagem é que o humbucker não tem o som limpo e cristalino do Single coil.
Mas aih começam as dúvidas... por exemplo, como que o Malmsteem toca com aquele peso todo se aparentemente a guitarra dele é equipada com 3 single coils?
A resposta é simples, a guitarra dele é equipada com 3 humbuckers em formato de single. Ou seja, 2 bobinas só que uma em cima da outra, formando um "humbucker".
Esses captadores são chamados de "Stack".
Bom... falamos muito de teoria, mas como vocês irão escolher o captador correto para o tipo de som que você quer?
A resposta é: Não sei!!! Não existe regras quanto a escolha do captador, portanto cada musico toca com o instrumento que quiser.
Mas vamos falar "genericamente"
Se você gosta de blues, uma opção com 3 single-coils é interessante. Mas se você gosta de rock "generico", o ideal é pegar uma guitarra com uma configuração "HSS" ou seja, "Humbucker, Single coil e Single coil".
Para os metaleiros, o ideal é ter no mínimo 2 humbuckers para garantir o som desejado.
Chega de teoria... vamos falar de marcas e preços.
Caso você disponha de grana, pode optar por captadores de "marca" como os da Seymour Duncan, Dimarzio, Fender e Gibson.
Essas empresas fazem captadores TOP DE LINHA, ou seja "prepare o bolso". Vou citar por exemplo os gastos com os captadores que eu coloquei na minha RX-30.
Selecionei 3 Modelos Dimarzio Virtual Vintage (Blues, Heavy Blues e solo). Cada um custou cerca de 300 reais. Tive que colocar um escudo para 3 single coils (+50 reais). Ou seja 950 reais... uma facada
Mas em compensação a guitarra ficou FODA!!!
Mas existem outras alternativas de captação por um preço mais em conta (Muito mais em conta)
Existem algumas marcas brasileiras que estão fazendo bonito. Posso citar os captadores da empresa
Malagoli e
Stellfner.
São marcas que EU TESTEI e fazem muito bonito. Para quem quer um som bem heavy recomendo o Malagoli Intruder que tem uma saída PORRADA!!!
Caso queira sugestões de captador é só postar.
Vamos começar pelo
th_master (desculpa a demora cara rs)
Eu trocaria todos os Caps da sua Ibanez cara e colocava um Hellbucker na ponte, um single alnico custom no meio e um Realbucker no braço (todos by Malagoli). Isso vai te dar um som bem forte (hellbucker), encorpado (realbucker) e um clean legal
Postem ae
Abraços,
Fernando