Postado originalmente por
Velho Barrero
CARAIOWW!!! Um luthier!!! \o/
Cara vamos la então....
Eu to afim de comprar uma ESP LTD Ex-50 (modelo explorer ¬¬)
Porque eu to afim de ter uma guita reserva com otra afinação, porém eu queria captadores de saída alta tipo EMG ou Seymour Duncan na ponte...
Eu queria saber se é verdade que o timbre de todas as guitarras com EMG é igual...por ser um captador ativo e tals....é verdade?
E se eu colocar um seymour duncan na ponte da explorer o timbre vai fica tesão pra fazer bases pesadas e solos com bastante presença?
O timbre vai ficar bem 'cheio'?
Eu nunca toquei em um explorer saca....só em strato, SG, lespa e flying v
Abraços!
edit: a madeira dessa explorer é Agathis...dizem que ela não é boa pois tem um som sem brilho...me responda isto também, obrigado!

Boa noite!!!
Desculpe não responder mais cedo, mas acabei de comprar um violão folk da Yamaha e fikei brincando com ele auhauahaua
Com relação a captação:
É mentira, pois o captador EMG 60 é mais indicado para o blues por causa dos seus timbres limpos, logo ja difere dos seus irmãos EMG. O que quer dizer que EMG não é tudo igual
Para você a captação que eu sugiro é EMG 81 + EMG 85, pois como você curte mais metal, é o mais indicado. Lembre-se o EMG 85 no braço e o EMG 81 na ponte!!!
Caso esteja sem grana, sugiro os captadores EMG H4 e EMG H4A. Pois eles são quase a mesma coisa dos 81/85 so que são passivos. Não tem como fugir, EMG ativo para EMG passivo tem uma diferença SIM. Isso é so em caso de falta de grana mesmo.
Sobre o Seymour Duncan, eu não recomendo, pois não vale a pena misturar captador ativo com passivo, já que o EMG 85 tem um saida muito alta. Conselho, poe dois EMG's mesmo, pois não vai te dar dor de cabeça.
Se voce quer mais versatilidade, acrescenta um EMG 89 que tem como defasar ele com push-pull. É uma boa pedida sim.
Com essa captação fuderosa, somente seus vizinhos que não vão gostar.
Parabéns, e uma otima guitarra que apresenta um bom custo benefício.
Com relação ao Agathis, mais conhecido como "Mogno asiático" apesar de nao ter nada a ver com o nosso mogno, é uma boa madeira sim. É bastante semelhante ao cedro, mas é um pouquinho inferior.
Mas isso não quer dizer que é uma madeira ruim, pois apresenta um timbre mais limpo, médio grave.
Espero ter ajudado,
Fernando