Bom, vamos falar de amplificadores!!!
Vamos começar pelo básico.
Qual a função um amplificador?
A função do amplificador é amplificar (nossa!) o sinal da guitarra e excitar os falantes para sair o som.
Quais são as partes de um amplificador?
Basicamente falando, um amplificador é composto de Pré-amplificador, amplificador de potência e falantes.
Pré-amplificador:
É a parte do amp que amplifica o sinal da guitarra e o processa. Processar que eu digo é adicionar efeitos, como reverb, chorus, flanger. Além de ajustar os graves, médios e agudos conforme configuração do amplificador.
Amplificador de potência:
É a parte do amp que amplifica o sinal vindo do pré-amplificador e excitando os falantes.
Falante:
É o falante do amp. A qualidade de um falante influencia MUITO a qualidade do som. A marca mais usada é da Celestion, mas existem varias marcas excelentes.
Agora um pouco dos tipos de amplificadores:
Amplificadores transistorizados.
Os amplificadores transistorizados foram criados na tentativa de substituir os valvulados e baratear o custo dos mesmos. Essa idéia não deu certo, pois a partir de um volume, o transistor começa a distorcer demais o som e também não dá aquele "peso" de amp valvulado.
Hoje em dia, alguns amplificadores transistorizados com a tecnologia MOS-FET (mosfet) que é um transistor que "tenta simular" uma válvula na potência, tentando diminuir a distorção da onda de som feita pelos transistores convencionais.
Prós: Amplificadores transistorizados tem um clean excelente, mas em volumes baixos/médios. Em volumes altos
pode ficar esquisito. Baixo preço.
Contras: Não tem o peso e timbre de um valvulado e não chega nem perto de um.
Amplificadores Híbridos
Digamos que é uma saída para quem quer algo melhor que os transistorizados e ainda não tem dinheiro para comprar um
all-tube. Esses amps são bastante usados e são muito bons (eu tenho um xD). Um amplificador híbrido tem valvulas no pré-amp mas usa o transistor na potencia. Isso da um timbre bem parecido com os
all tube mas com um preço mais em conta.
Prós: Timbres muito bons e versatilidade. Serve para fazer shows e também para estudo. Apesar de não ser um valvulado, combina um pouco de cada tecnologia, assim fazendo um amp de qualidade com um timbre bom.
Contras: Nenhum no meu ponto de vista.
Amplificadores Valvulados.
A nobreza dos amplificadores, simplesmente fantástico. Amplificadores valvulados "all-tube" são compostos de válvulas tanto no pré-amp como na potência, oferencendo um timbre impecável.
Mas qual a real diferença das valvulas e transistores?
É simples, pois a válvula consegue distorcer o som a um timbre agradável, sem ficar magro e "esticado" dos transistores. Se você aumentar o som de um valvulado, poderá ver claramente que ele gera um ganho macio e gordo. Sem contar que quando usado na distorção (drive) a válvula oferece um peso matador. Hoje em dia é muito difícil você ver uma banda de Metal que não use amp valvulado.
A válvula serve para todos os estilos, não somente para o metal.
Segue a imagem de uma válvula
Prós: Um amp all-tube tem um timbre impecável, tanto no clean (apesar dos transistores oferecerem um som mais limpo) quanto no drive.
Contras: O preço. Um amp valvulado "mais ou menos" custa mais de 2.500 reais.
Porque um amplificador valvulado é tão caro?
Simples, pois é caro produzir uma válvula. Cada válvula custa cerca de 150 reais (eu disse cada). Geralmente se usa 2 valvulas no pre-amp e 2 na potência. Só de válvulas vai 600 reais. Além do mais, as demais peças para amp valvulado são mais caras.
Esse é o básico que devemos saber sobre amplificadores.
Agora vamos postar algumas dúvidas frequentes:
Estou começando a tocar, que amplificador você me recomenda?
Eu recomendo o Meteoro Atomic Drive 20w. Porque é um amplificador transistorizado muito utilizado para estudo. Tem um timbre limpo muito bom e um preço competitivo (350 reais novo). O atomic peca um pouco quando usado no canal drive, mas não tem como ter um amp com drive/clean bons pagando o preço pedido nele. Mas isso é questão de gosto, tem gente que acha legal o drive do atomic.
Porque não o Nitrous Drive?
O Meteoro Nitrous Drive é como se fosse o "irmao menor" do Atomic. O projeto do Nitrous foi baseado no Atomic, mas o Atomic Drive é superior.
Já toco guitarra há um tempinho e gostaria de uma sugestão de amplificador.
Gosto muito dos amplificadores da Laney, principalmente o Laney LV-200.
O LV-200 é um amp híbrido (valvula no pré), tem um timbre muito bom e 65 watts RMS. O preço é bom (1400 reais em média). Se quiser gastar mais, tem a opção dos Line6, mas á ficam na faixa de 2 mil reais.
É um guia bem simples, mas é de coração xD
Qualquer dúvida é só postar.
Fernando