Ao me lembrar do 7.6 me vem o sentimento nostálgico, de passar horas e horas na fila para poder jogar, bem como a curiosidade de entrar em certos locais por não conhecer, sonhar com itens que eram lendários na época, como o Full Set clássico: Demon Helmet, Magic Plate Armor, Golden Legs e Mastermind Shield, set esse que custava uma verdadeira fortuna e hoje é comprado por preço de banana, contudo continuo usando ele, pois somente agora fui ter acesso a tais itens, independente das porcentagens de defesa e skills dos itens Zaoan e demais a alegria que me dá ao ver esse set é incomparável.
Eram tempos bons, mas não pode se dizer que o Tibia piorou, o que diminuiu expressivamente a quantidade de players foi as decisões tomadas pela CipSoft quanto aos jogadores que usam Softwares ilegais, com certeza se medidas tivessem sido tomadas quando essa praga se iniciou, teríamos a mesma quantidade de players de anos atrás ou quem sabe até mais.
Doutro norte, não há como negar que houveram diversas melhorias no jogo e que por diversas vezes foram pedidos dos próprios jogadores, como um exemplo as montarias, lembro-me de uma imagem postada no TibiaBR a muitos anos atrás com um Character montado num cavalo e correndo pela Chuva, era um sonho de muitos e muitos poder usar montarias e hoje temos diversas delas.
Implementaram diversas áreas de caça, a variedade é muito maior, para atender todas as classes do jogo, quando Eternal Oblivion era o top do Tibia, ele caçava na Dragon Lair de Venore, hoje em dia, um level 60 caça lá e olhe lá.
Sem falar nas melhorias gráficas que foram surpreendentes, principalmente entre o 7.6 ao 7.8, onde melhoraram toda a textura do jogo, as bordas dos rios, todos os outfits, a criação dos addons.
A experiência do jogador é algo a se levar em conta, no Tibia 7.6, era milhares de pessoas começando a jogar diariamente, muitos com seus 10 ou 12 anos, tudo era novidade, tudo era desafio, hoje em dia poucos são os que começam a jogar, grande parte dos jogadores Low Level são novos personagens de jogadores antigos, que já possuem muito conhecimento acumulado, logo nada que o jogo tenha poderá proporcionar a esse antigo jogador a sensação de ser um noob de antigamente.
Logo se for comparar com antigamente, acredito que a única vantagem do Tibia antigo era a sensação de medo e curiosidade o qual o jogo te proporcionava, pois existiam muito menos spoilers, entrar numa cave as vezes poderia ser sua passagem de volta ao templo, realizar a Paradox Quest, compensava cada minuto gasto, pois os 10k e os Talons que você conseguia eram magníficos e te ajudariam demais, hoje em dia ninguém quer perder algumas horas para fazer a quest se pode caçar e garantir o triplo de lucro que conseguiria com a quest.
Acredito que o ponto chave para isso, seja justamente a falta de mistérios e desafios que o jogo pode te proporcionar, não estou falando de quests com milhares de bichos que batem forte e sim de locais misteriosos, livres de spoiler, que façam com que os jogadores imaginem o que pode haver lá, bem como quests que façam o jogador se interessar, não só pelo loot e sim pelo enredo.