Eu fiquei muitos anos sem treinar, ocupado na vida, mas já tem uns bons anos que retornei também. Usei bomba, gostei, desgostei quando terminei o ciclo e os resultados vão embora super rápido, zuou meu colesterol e não pretendo retornar, exceto se se iver indicação por insuficiência hormonal.
Faço treinão básico, sem invenção de moda. Como trabalho entre 74 a 86 horas semanais, fora deslocamentos e etc, tem semana que vou 4-5 vezes, tem outras que 2-3 vezes, mas sempre tentando ir. Atualmente estou satisfeito com o que tenho, embora se tivesse mais tempo disponível, voltaria investir também em cardio pra ficar mais seco também (até um ou dois anos corria regularmente na esteira por 30 minutos, mas meu pique era pra 5 km em 30-35 min, e levou uns bons meses para chegar nisso).
Faço clássico ABC, porem agonista/antagonista, com peito, biceps e antebraço em A; costas, triceps e ombro em B e pernas em C. Sempre começando de onde foi meu último treino, então não tem muito "Ah, segunda-feira é dia disso". Prefiro alternar triceps e ombro com peito pra aumentar volume de séries que recrutam esses músculos mesmo.
Não tenho filhos.
Naquela época do tópico que a gente promovia a bro science com força, era muito pé rapado, whey era caro, albumina era mais acessível, então era frango e albumina mesmo. Hoje é na base do whey. E não importa o quão fru-fru é whey, se dizem que dux é mais gostoso e etc, no fim todos são meio parecidos, então sigo considerando o da growth melhor custo-beneficio (entre os tomateiro, tem uns que são impossiveis), sendo que o da Parmalat de morango merece menção honrosa pq é bom e o preço também, não decepciona. Creatina eu sigo achando superestimada, agora não é mais proibida né haha, mas compro pq volta e meia tem promoção de saco de 1 kg, que deve estar prestes a vencer, bem barata (essa semana tava menos de 70 reais no mercado livre).
A bomba é boa, mas tem que tomar e continuar se quiser manter resultados. Negócio de ciclos é prejuízo, vc perde tudo interciclos, além da zoada que dá no colesterol (tive que começar tomar atorvastatina e demorou mais de ano pra voltar pra níveis bons), o risco cardiovascular e o psicológico na fase pós bomba é brabo, da um desanimada, mesmo com TPC. Então julguei que não vale a pena. Até pq volta e meia interno com alguem que jura que bomba é tranquila mas tá lá com uma insuficiência cardíaca inexplicável por outra causa que não miocardiopatia por esteroides ou então com uma trombose fudida em veias hepaticas (esses morrem).
Objetivo atualmente é manter volume e conseguir chegar a terceira idade levantando das cadeira, fazendo desenvolvimento com os sobrinhos (espero que não engordem) e conseguindo sair da ventilação mecânica sem traqueostomia.
E por fim, creio que a taxa de uso de esteroides por mulheres está maior do que em homens. Se vc da bobeira aparece alguma conhecida pedindo pra prescrever oxandrolona dose quase homeopática pra manipular. Pelo menos entre nós, intermediários. Creio que é o efeito instagram + inflação do shape.