Postado originalmente por
Ozco
Se você não é fake do Eliasafe dou meu cu aos cachorros.
Direto do zap.

Eu duvido que você tenha lido o próprio link que mandou, too much text.
A fala aí é do próprio relator da PEC 45/2019 na CCJ, senador Eduardo Braga (MDB-MA), citando um dos problemas conhecidos para a regulamentação da PEC que será feita agora, quando o projeto voltou ao Congresso. Inclusive, o apontamento tratado na crítica citada consta como emenda do próprio relator em seu relatório final, que foi aprovado ano passado. Essa emenda substitui o tal Conselho Federativo, alvo da crítica, por um Comitê Gestor que, por definição, possui atribuições deliberativas e composição diferentes. Você pode ler todas a emendas e a tramitação do projeto
aqui. Na aprovação, o
Poder360 indicou a mudança.
E pasme, mesmo com as críticas desse texto que você linkou, a maioria correta, o relatório da CCJ foi favorável. Novamente, reafirmando o que falei 2 vezes e você distorceu 2 vezes: a reforma tributária não é a melhor do mundo, tem seus problemas mas é BEM melhor que o atual sistema tributário, que é de fato um dos piores do planeta e a maior piroca burocrática que as empresas enfrentam no país. Esse é o apontamento que consta no relatório final da PEC (menos a parte da piroca).
A conclusão de que a reforma é ótima e que todos estão felizes é sua, não minha. Tem ótimas discussões sobre os problemas e os avanços da reforma feitas por gente do mercado, se tiver aberto à argumentos mais técnicos e menos cartesianos e polarizados, eu posso até indicar (tem até vídeo, não precisa ler, olha só).