Depois de 4 anos vendo isso acontecer, é certeza que tudo isso é combinado. Um aliado fala/faz alguma loucura, jogando para a militância, a repercussão é negativa e o Bolsonaro da uma recuadinha para posar de moderado.
No caso do RJ acho que ninguém achou que o bicho tivesse tão doidão à ponto de fuzilar a PF. Mas a forma com que tudo aconteceu, tá meio na cara que já estava tudo ajeitado. Só de terem mandado agentes de delegacia prender um CAC com histórico de posar com armamento pesado já é meio dissonante com o procedimento da PF. Quando prenderam o Temer, mandaram um monte de viatura fechar a rua em que ele morava (ok que é o Drácula, mas é só o Temer).
Eu não sei se isso tira votos dele (não no volume de milhões, que faria diferença de fato no resultado final). O voto esse ano não está baseado em fatos isolados, ele é uma construção bem maior. Só se fosse o próprio Bolsonaro atirando na PF e, mesmo assim, tenho minhas dúvidas.
Bem, dependendo da forma que a PF reagisse isso poderia causar uma grande repercussão no sentido de martirizar o Bobo Jeff. Porém mandaram um negociador e bateram mo papo com o cara, circulando até, várias críticas da população a essa abordagem da PF. A forma em que o "negociador" falou foi extremamente branda e desproporcional a ação do ex-deputado se comparado ao que poderia acontecer a qualquer outro cidadão comum em seu lugar, até rindo junto com ele. Embora isso, a PF agir dessa maneira evitou um grande murmurro por parte do eleitorado e isso gerou uma repercussão extremamente negativa para o Jeff e companhia, evitando qualquer tipo de martirização e suposta teoria de "perseguição". Bem feito pro véio
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR. https://taleon.online
Acho que você ta acreditando demais na capacidade de armar teatro dessa galera, provavelmente só tinha 2 viaturas pra levar ele porque o cara mora lá na casa do caraio e acharam que não precisava mandar tanta gente, já que ninguém costuma ser louco de atirar na PF.
Quantos aos votos, não acho que perdeu nada mas pelo menos deve ter deixado de ganhar, e deixar de ganhar numa hora dessa é fatal.
Dentro da doutrina das polícias brasileiras (e falo especificamente da PF aqui, que é a que conheço), existe um princípio normalmente seguido que é o uso da estratégia de supressão. Enquanto mais agentes e viaturas engajadas, menor a chance de reação por parte do alvo. Não é que "ninguém costuma ser louco de atirar na PF", até porque a PF tem um índice de mortalidade muito pequeno, é que os caras não tem chance mesmo.
Então é meio estranho alocarem apenas duas viaturas com agentes administrativos para executar ordem de prisão para um alvo sensível que é sabidamente CAC, que a inteligência da PF provavelmente sabia que portava armamento e que já falou isso:
Enfim, eu não sou de atribuir malícia ao que pode ser explicado por burrice, já que sou o principal defensor que o bolsonarismo carece de grandes mentes. Mas isso tudo não chega a ser um plano muito sofisticado.
Postado originalmente por happycobain
Bem, dependendo da forma que a PF reagisse isso poderia causar uma grande repercussão no sentido de martirizar o Bobo Jeff. Porém mandaram um negociador e bateram mo papo com o cara, circulando até, várias críticas da população a essa abordagem da PF. A forma em que o "negociador" falou foi extremamente branda e desproporcional a ação do ex-deputado se comparado ao que poderia acontecer a qualquer outro cidadão comum em seu lugar, até rindo junto com ele. Embora isso, a PF agir dessa maneira evitou um grande murmurro por parte do eleitorado e isso gerou uma repercussão extremamente negativa para o Jeff e companhia, evitando qualquer tipo de martirização e suposta teoria de "perseguição". Bem feito pro véio
Acho que as críticas ao negociador são injustas. O negociador age de acordo com as necessidades do alvo. O velho tava doidão, cheio de armamento escondido e fazendo show.
Tem um "Achismos" do Maurício Meirelle com o Diógenes Lucca, que foi negociador do GATE em várias ações famosas, em que ele explica isso:
Pior que não duvido muito disso não. Não sei mais de nada, só sei que o dolár subiu 20 centavos nesses dias e eu vou realizar uns lucros pra estocar papel higiênico aqui.