Postado originalmente por
Ozco
Ah, estou mais tranquilo agora, o STF "fazendo hora extra", com direito a policia especial e poder derrubar o que quiserem falando que é fake news não é um sinal de perigo.
Entendi.
Acho que você entendeu mal a minha posição aqui. Vou deixar mais claro: o STF
sempre atuou fora de sintonia com a sociedade, sempre deu indícios de envolvimento profundo como deep state brasileiro, sempre fez ativismo judicial e sempre apresentou critérios de constitucionalidade duvidosos.
Só lembrar o que foi o Gilmar Mendes durante o julgamento do mensalão e durante todo o governo Lula/Dilma, o cara que a gente odiava porque tudo que ia para a mão dele envolvendo corrupção não prosperava, que discutia com o Joaquim Barbosa e que vivia distribuindo habeas corpus para os criminosos mais hediondos que tinham grana para acessar o STF, muitas dessas decisões e atuações de forma monocrática. Inclusive, essa personalização dos ministros do STF começou lá no Mensalão, com o embate entre o Gilmar Mendes e o Joaquim Barbosa, que foi até chamado de "Batman".
Dá para lembrar também de ministros do STF citados na Lava-Jato, do diálogo do Jucá "com Supremo, com tudo", do envolvimento do Tofolli com os militares e outras dezenas de indicações e atuações totalmente supra-constitucionais do STF
O que o Alexandre de Moraes faz agora é o que o STF sempre fez, e acho que ainda menos danoso do que o STF já fez. Por exemplo, há não muito tempo, o Marco Aurélio de Mello mandou soltar o André do Rap, um dos líderes do PCC, que está foragido até hoje, tendo sido um dos responsáveis pela consolidação do comando em todo o país. E essa soltura abriu precedentes para mais 80 solturas de criminosos de alta periculosidade, a maioria também foragida até hoje.
Tudo isso é uma bosta e mostra a falência total do judiciário brasileiro, que vem desde antes de 1988. Mas a única forma de uma suprema corte (e, por extensão, o judiciário) transformar o país em uma ditadura é servindo a um regime autocrático. E a única forma de uma suprema corte servir a um regime autocrático é esse regime ter controle sobre a suprema corte, seja com um "cabo e um soldado", seja indicando muitos ministros simpáticos ao regime. Se o STF e o Moraes tem esse poder sendo o judiciário virtualmente independente, imagina o estrago quando forem um poder controlado pela vontade do executivo?
Foi o que aconteceu na Hungria, para falar de um exemplo bem recente. O Órban é o modelo no qual o Bolsonaro se espelha, isso é bem nítido. Uma lida na história recente do regime húngaro e você vai ficar impressionado com a semelhança dos movimentos, narrativas, ideologia e modo de agir.
O mais engraçado é que, nisso tudo, o Gilmar Mendes, que era o grande vilão do STF, hoje foi totalmente "esquecido". Será que foi porque estavam com ele alguns inquéritos que rolavam na justiça do RJ sobre um deputado vendedor de chocolate?