Postado originalmente por
GrYllO
Eu tava me referindo às notícias justamente sobre esse caso (da retenção arbitrária de insumos). Houve mesmo? Por qual razão?
É o que foi noticiado o dia inteiro. E acho que são várias razões: a China não vai vender nem barato e nem rápido os excedente de insumos sendo que tem uma população bilionária para vacinar, as relações diplomáticas com a China não são boas e é uma ótima oportunidade para eles exigirem trocas que vão além das financeiras.

GrYllO
Bob, releia teu último post e me diga: quais são os atos oficiais do Chanceler que corroboram com a tua narrativa?
Poxa, mas não é nem difícil encontrar, tem diversos discursos dele no Youtube. Em relação especificamente à China, o cara chegou a escrever um artigo de opinião com acusações que, por mais que sejam verdadeiras, não é tarefa dele imputar:
https://diariodopoder.com.br/opiniao...-o-comunavirus
Além de diversas outras declarações ideológicas que você pode achar aí no youtube mas eu to com preguiça de trazer (e duvido que você vai assistir inteiro e querer debater ponto a ponto).
Minha opinião sobre ele permanece: agressivo, ideológico e se comunica mal. É óbvio que na diplomacia isso será utilizado contra o Brasil. Desde quando na diplomacia e na política internacional se importam com a "verdade"? É por isso que esse é um jogo complexo, inviável para quem é despreparado.

GrYllO
E, desculpa, essa de "a China é evil, mas tenho que bater no governo" só cola pra quem tá alinhado na tua bolha, bicho... Você percebeu que está colocando a culpa na vítima? Vamos sair um pouquinho dessa de narrativa over narrativa e trabalhar os fatos?
Puts, de novo esse papo de que eu tô na bolha. Acho que concordamos que todos aqui estão em algum tipo de bolha, não? Só acho que você infere errado sobre qual é a minha. E assim, não ache que fatos excluem narrativas, como todos nós vivemos em bolhas, tenho certeza que tenho acesso a fatos que não foram apresentados a você (e vice-versa). A ideia aqui é exatamente a gente trocar esses fatos e chocar essas narrativas.
Mas cara, papo reto, porque você se dói tanto quando eu bato no governo, já se perguntou isso? É o meu governo, do meu país, que eu sustento com meus impostos e eu acho que fez merda, vou fazer o quê? Ficar calado para você não ficar ofendido? Ficar só aplaudindo quando o governo faz o trabalho para qual todos ali são pagos (e muito bem pagos, "digassi")? Para isso existem os assessores e militantes. A obrigação de qualquer cidadão é martelar as besteiras de qualquer governo, não ficar enaltecendo. Você pode até discordar dos meus pontos, mas ficar reclamando disso é um pouco ridículo e acusa o golpe. A falta disso nos anos do PT é que nos trouxeram até aqui.
"Vítima"?! Existe "vítima" em diplomacia e política internacional? Você acha que eu dizer que a China é uma ameaça para a democracia liberal é o mesmo que dizer que ela é má e nós somos bonzinhos? Cara, pra mim como indivíduo o governo Bolsonaro pode ser tão ameaça à minha liberdade quanto a China, se resolver ir para esse lado. Pensando em liberdade, qualquer governo é ameaça, uns para o futuro, outros para o presente. Não existe essa de "o inimigo do meu inimigo é meu amigo", todo mundo pode me ferrar, principalmente meu próprio Estado.
Eu entendo que você é conservador e esse é um governo que se diz conservador. Mas você pode criticar os caras, tá liberado, não vai perder a carteirinha de conservador não. Ainda te vi criticando pouco, quem acompanha seus posts pode até pensar que você acha esse governo maravilhoso.
- - - Atualizado - - -
Poxa, deixa o tópico render, o off do fórum teve basicamente 10~15 usuários realmente ativos (a maioria gente com quase ou mais que 30) e 3~5 tópicos com alguma frequência de comentários nos últimos meses, acho que esse preciosismo de dividir os assuntos certinhos nem é mais necessário. Eu sei que existem as regras mas acho que elas perdem a razão de ser quando o motivo pelo qual elas foram criadas deixam de existir (caos e molecada sem noção).
Acho que o tibiabr precisa de uma nova Constituição
No fim das contas, é impossível separar Covid de política hoje em dia.