Obrigado por provar o meu ponto com esse espantalho estúpido.Mas, já que deu a brecha, vamos aproveitar para iluminar o seu conhecimento sobre o assunto: a tentativa de associar o cristianismo e a terra plana afim de desqualificá-la é infantil e não é nova.
E acho que nem preciso falar sobre os "antivacinas", né?Jeffrey B. Russell, professor emérito de História da Universidade da Califórnia Santa Barbara, constata em seu livro Inventing the Flat Earth que desde o século III a.C., no Ocidente, nenhuma pessoa instruída acreditou numa terra plana, com raras exceções. [1]
Uma terra redonda aparece pelo menos a partir do sexto século a.C. com Pitágoras. Embora houvesse algumas dissensões, a esfericidade da terra foi geralmente aceita por gregos e romanos instruídos. O cristianismo nada mudou nisto. No máximo, cinco pais da Igreja negaram a esfericidade da terra por tomarem passagens bíblicas como Salmo 104:2-3 equivocadamente como assertivas geográficas ao invés de indicações metafóricas. Mas a vasta maioria dos teólogos cristãos, poetas, artistas, e cientistas sempre consideraram a terra esférica. Historiadores da ciência têm insistido neste ponto há décadas, sem conseguir erradicar o falso ensino de que os cristãos da Idade Média acreditavam que a terra é plana.
Onde surgiu este falso ensino?
Russell aponta Antoine-Jean Letronne (1787-1848) como um dos autores. Letronne foi um intelectual com fortes preconceitos antirreligiosos que num texto de 1834 descreveu os pais de Igreja e seus sucessores medievais como acreditando em uma terra plana. Na mesma época, Washington Irving (1783-1859), conhecido por incluir erros em narrativas das histórias de Nova Iorque e de Washington, criou a cena do jovem Colombo em Salamanca diante de um conselho de inquisidores e teólogos encapuzados convictos de que a terra é plana.
Houve de fato uma reunião em 1491 em Salamanca, mas o relato de Irving é, como cita Russell,
O erro enraizou-se graças ao historiador John Draper (1811-1882) e vários de seus seguidores, tais como Andrew D. White (1832-1918), presidente da Cornell University, que asseguraram a propagação do mito em textos, enciclopédias e até mesmo em trabalhos científicos sérios até a data de hoje. O erro consta também de textos em português, como por exemplo da “Introdução” dos Diários da descoberta da América, livro usado desde o ensino fundamental até o ensino médio no Brasil. [2]balela… Washington Irving, pressentindo sua oportunidade para uma cena pitoresca e comovente, criou um “conselho universitário inexistente” e “permitiu que sua imaginação divagasse”… toda a estória é uma besteira enganadora e perniciosa.
Felizmente, vários textos importantes apresentam a versão correta dos fatos.
Entre eles, Russell enumera The New Encyclopaedia Britannica (1985), Colliers Encyclopaedia (1984), The Encyclopedia Americana (1987) e The World Book for Children (1989).
Referências:
[1] Inventing the Flat Earth. Jeffrey B. Russell (ISBN 978-0275959043) resumo escrito pelo autor neste link
[2] Diários da descoberta da América, Porto Alegre: L&PM Editores, 1998 (ISBN 8525409383).
Não tinham maturidade para um debate minimamente sério naquela época e, pelo visto, continuam não tendo. Não há negacionismo maior do que aquele que nega a contribuição dos cristãos para o que hoje é a ciência que você tanto idolatra...Mas, novamente, não é o assunto do tópico. Vamos parar por aqui? Pode criar um tópico separado pra isso (no entanto, não conte com a minha participação, ok? Não vou perder o meu precioso tempo com infantilidades e desonestidade intelectual).
É fuga sim. Até agora não tocou no cerne exposto no vídeo do Daniel Lopez...
Vou te ajudar:
Postado originalmente por G1
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Mas, novamente, não é o assunto do tópico. Vamos parar por aqui? Pode criar um tópico separado pra isso (no entanto, não conte com a minha participação, ok? Não vou perder o meu precioso tempo com infantilidades e desonestidade intelectual).