Em termos de voto, o PT está fazendo o trabalho de casa, que é conversar com os segmentos que sempre conversou e que garantem uma boa base de votos, independente de qualquer coisa.
Quem está falhando é justamente quem chegou na disputa agora. O Bolsonaro, além de não conversar com os segmentos sociais que o PT dialoga (por exemplo, pessoas de periferia, com baixa escolaridade e do nordeste), ainda conseguiu ter rejeição entre aqueles segmentos neutros onde poderia avançar. E tudo isso por causa da figura do candidato e por causa da incompetência e condescendência de aliados e militantes.
Eu não sou da mesma teoria do sedex de achar que ele tem os votos que tem justamente por ser o que é. Acho que existem sim aqueles que votam nele por serem contra gays e extremamente conservadores (e muitos escondem isso) mas também acho que ele surfou muito na onda do antipestismo, da questão da segurança pública e na descrença em políticos que já fazem parte do sistema (mesmo que ele também já faça). Ou seja, se desde o começo ele tivesse adotado um posicionamento mais moderado, acredito que muitos que o rejeitam hoje estariam mais confortáveis em considerar voto. Eu incluso.
Mas ele percebeu que a cada besteira que falava ganhava mais e mais admiração por parte dos militantes, e passou a falar somente a eles. A facada poderia ter sido uma virada de jogo nesse sentido, ele podia ter clamado calma, mostrado que é ser humano, usado a exposição na mídia para avançar sobre os moderados. Mas durante a estadia dele no hospital, o general tomou conta da campanha e o crescimento estagnou, com a rejeição aumentando. Os ataques da mídia não causaram isso, apenas ativaram o viés de confirmação em quem já estava com o sinal amarelo às posturas polarizadoras da campanha bolsonarista.
E tem também os minions e bots, que são chatos pra cacete, espalham uma toxidade em todo e qualquer lugar onde existe menção ao candidato e causam repulsa a qualquer pessoa com o mínimo de bom senso.
Enfim, tudo isso colabora para o momento onde, aparentemente, o antibolsonarismo é maior que o antipetismo. E isso pode aumentar, porque a narrativa bolsonarista agora parece se encaminhar para dizer que o povo é burro por ser a favor do PT (quando, na real, muitos são é antibolsonaro), que as urnas são fraudadas e que qualquer resultado diferente da vitória do Bolsonaro não é válido.
Eu acho que os conservadores podiam esquecer esse cara e lembrar que o Amoedo teria uma boa chance contra o PT.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: