Não sei bem como reagir a este tópico. Em partes, meu instinto me manda lhe dar razão. Em outras tantas, o mesmo instinto me orienta a te ofender. Vou tentar mixar as coisas sem ser desrespeitoso.
Tibia sempre foi um jogo de dificuldades e desafios. Nunca alcancei o nível 100 no Global e estou muito próximo disso com meu knight, mas isso só se tornou possível após migrar pra um servidor non-PvP. Antes disso, por nunca ter tido um time exatamente e não ser fã de arruinar a diversão alheia, sempre sofri com os power abusers. Mas este não é o foco deste tópico. Da última vez que desanimei e parei de jogar, antes de retornar neste mês de dezembro, os motivos pra mim foram muito claros: sempre fui viciado em fazer tasks, mas o sistema do Tibia Global é uma coisa que te cansa. Porra, 400 Mutated Rats? 250 Mutated Tigers? Lancer Beetles, Wailing Widows, Killer Caimans. Você quer fazer aquilo depressa. O jogo não foi feito pra quem tem pressa. Isso me parece óbvio. É frustrante caçar por uma hora e ver que você não chegou a completar 1/4 da sua task, especialmente se você, como eu, é idiota e joga de knight.
Além disso tudo, temos o irritante e incômodo sistema de cooldown. Não, ele não é inútil, e não, ele não é mal-intencionado, porém, o cooldown do exori ico (brutal strike) é de 6 segundos. Continuamente, o cooldown do exori hur (whirlwind throw) é igualmente de 6 segundos. Se eu usar um e, logo após, o outro, fico impedido de atingir um único alvo (veja, é um único alvo!) por 6 segundos utilizando magia. Nas condições atuais, em que knight com skill 95 falha hit de Avenger em Rat, parece-me uma excrecência, pra não falar no exura ico (wound cleansing), que se comemora quando heala mais do que 100.
O que eu quero dizer com tudo isso? Olhando os últimos anos de desenvolvimento do jogo, chego à conclusão de que ele se tornou mais fácil, especialmente nos níveis mais básicos. Existe bônus de experiência até o level 50, voucher de experiência, entre outras coisas. Em outras palavras, subir de nível se tornou mais simples no curso dos últimos anos. Porém, como eu disse, este é um jogo sobre dificuldades: um jogador honesto fará tudo manualmente, exceção feita às hotkeys, que não são de todo ruim. E, pelo menos parece-me, obter suas coisas com determinada dificuldade é mais prazeroso no longo prazo, ainda que o processo seja doloroso.
Explico: estou fazendo a task de Necromancer, OK? Joguei em tudo quanto é OTServer por aí e, mesmo nos servidores alternativos, nunca consegui fazer o Mage Wand Addon, que sempre foi um sonho particular dentro do jogo. Muito que bem. Cada hunt que faço, de aproximadamente uma hora e meia, duas horas, mato entre 300 e 400 monstros contáveis pra esta task. Pergunto-lhe: daqui a quatro ou cinco dias, quando eu finalmente obtiver minha primeira e única Soul Stone, o gosto teria sido o mesmo que se eu a tivesse obtido matando 50 Necromancers? Quero dizer, a dificuldade não tempera o jogo? Ainda que seja muito ruim passar pelas adversidades de repetir sempre as mesmas ações pelo que parece ser um tempo infinito, a conquista final não saboreia o trabalho?
Não vou responder essas perguntas porque, particularmente, não tenho a resposta pra elas. Em justa medida, obter as coisas com mais facilidade é melhor pro psicológico, porque é menos tempo gasto com aquilo e é obtenção de resultado com menos esforço. Porém, de outro modo, parece-me que as dificuldades impostas pelo mecanismo do jogo tornam as conquistas mais especiais. Entre elas está o looteamento das criaturas. É por essas e outras que me incomodam updates realizados pela Cipsoft nos últimos anos, tais quais: o implemento do sistema de stamina (francamente, isso não acabou, tampouco reduziu, os bots); o sistema de pass-through, em que você consegue passar por outros personagens; o sistema de anti-lure (só quem morreu pra monstro lurado sabe o quanto isso é ruim, e só quem fazia lure sabe o quanto isso era divertido, e só quem precisava ropar os bichos nas escadas pra não tomar waste sabe o quanto isso era necessário), entre outras coisas.