Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Mas você fez em federal, não?
Ou o papi bancou? (brinks)
Conheço cara que entra em puc e estuda os 6 anos pagando quase 8/10k por mês... fico pensando que tem que ser ou muito playboy ou ser muito foda para tirar o investimento e tudo mais.
- - - Atualizado - - -
No caso de alguém que realmente tem que correr atrás, acho que ficar tirando 6k não é nem sequer uma escolha.
Mas se foi em universidade pública, aí é tranquilo.
E se for playboy também, não tem problema.
Importante é ser bom na medicina e fazer bonito pois é um setor fundamental em qualquer nação.

Você como estatístico do IBGE deveria conhecer mais antes de soltar informações imprecisas... Parcela fixa de medicina na PUC PR que você citou é 5K... mais material... mais deslocamento... mais alimentação.
Só para lembrar, o curso é integral. Como que tu sugere que um cara que vai estudar nessa modalidade trabalhe para garantir os estudos?
Se não for playboy pode financiar com o FIES, tudo bem... mas aí vem o PT e muda o jogo e te pega com o rabo na mão, o que faz daí?
Acho que não é tão simples quanto o cenário que você imaginou. Desculpe falar a verdade.
6 anos pagando 5k mês, são 60k ano. Sem contar reajuste anual. Multiplica por 6 e você tem um investimento de 360K. Não sei daonde o cara vai tirar "no mínimo o triplo" (que seria 1 milhão de reais, a propósito) ganhando 6K, tendo que morar, comer, vestir, pagar condução gasolina ou qualquer porra assim.
Ou seja, tem que ser, invariavelmente um playboy, pois tem que ter tempo e money.
Ou pode ser um super herói também.
Ou um assaltante de bancos que usou o dinheiro para se desculpar com a sociedade, sei lá.
Minha universidade é particular mesmo. Sou playboy kkkkk.
A mensalidade nos dois primeiros anos era 3k. Na metade passou para 3,5 ou 4k e, agora, no último ano, ficou em 5k. Ao todo, é um investimento de 250k em 6 anos. Isso fora moradia, condução, etc., que você citou. Por vezes conseguimos alguns "favores" de amigos. Eu fiquei um tempo em apartamento emprestado, sem pagar aluguel, e fez toda diferença hahah.
Quem fez FIES de 100%, que é 93% da minha turma, vai ter 10 anos futuros para pagar isso, tendo alguns empregos que abatem o juros e ainda descontam uma porcentagem final. Tenho um amigo, por exemplo, que vai pagar 200k em 10 anos. Isso é imutável, pois o FIES da nossa época é o contratado de 6 anos atrás - não há Dilma que mude os FIESs já feitos, ela vai apenas mudar o programa para quem está entrando agora.
É um bom investimento, mas é difícil de segurar, justamente por ser período integral e não termos horários para trabalhar. Valer a pena, vale: um médico recém formado ou pós residência consegue tirar 10k por mês. Pagando 2,3k por mês o cara abate as parcelas e o juros do FIES (em 10 anos).
Tenho dois colegas que trabalharam durante toda faculdade, em um emprego concursado, das 20h às 00h ou às 03h da madrugada. São os caras mais batalhadores que já vi. Detalhe que ambos são casados e têm dois filhos em casa. :O Eu não daria conta hahah

Não falei sobre trabalhar durante o curso, mas olha o exemplo do Phineas
Não é difícil pra um pai de 50 anos+ ter um salário de 6-10k, isso nem é considerado rico. Dá pra muito bem ter uma ajuda.
Não falei de FIES, falei de financiamento por Bradesco e etc (a facada é grande, porém o salário de um médico é maior).
Existe pensionato aos montes com tudo incluso por 300 reais.