Capítulo muito bom, parece que finalmente temos uma dica concreta sobre o One Piece depois de 816 capítulos (o que prova que a história é genial). Bem interessante a explicação sobre o acesso a Raftel, elimina justamente a dúvida sobre porque os grandes piratas não conseguem achar tão facilmente a ilha apesar de possuírem muito poder/influência.
Na minha opinião, o poneglyph perdido tem um cópia pronta e que já vimos desde o primeiro capítulo do One Piece: o chapéu de palha. Por que?
1- O chapéu foi transmitido do Roger pro Shanks e atualmente na posse do Luffy, e veio com a "aposta na próxima geração" que foi feita na passagem do chapéu. Talvez o Roger tenha ganhado o chapéu de alguém, mas isso não dá pra saber.
2- No chapéu tem uma "tira vermelha", que pode ser a cópia do poneglyph disfarçada. Parece perigoso e óbvio, mas vale lembrar que a informação sobre os Road Poneglyphs não é comum para todos e que na vista comum, a parte vermelha do chapéu é só isso, "uma parte vermelha de um chapéu comum".
3- Talvez não seja relacionado, mas quando o Ace deu um chapéu de palha pro Oars Jr, ele disse que aprendeu a fazer o chapéu em Wano (que por coincidência foi um dos locais pelos quais passaram os piratas do Roger e o antigo shogun, que são o ponto atual da história.
Provavelmente não tem nada a ver tudo isso, mas considerando que o Oda já planejou coisas com anos de antecedência (ex: Gear 2, Gear 4) seria interessante o ponto mais importante da história estar na nossa cara desde o primeiro capítulo ahauhau