Não é que a comunidade do jogo tenha ficado anti-social (bem, talvez, é uma tendência não só de Tibia)...
Curiosamente, o @
Admin TibiaBR me mandou essa hoje e eu me lembrei da situação desse tópico: um roleplayer em Battlefield - se você entender inglês, será ainda mais divertido!
A grande verdade é que a popularização dos jogos de computador trouxe pros MMORPGs uma grande parcela de jogadores que sequer sabem o que é RPG. Com isso, a real é que a parte "RPG" foi riscada, ficando apenas o MMO
RPG. São jogadores que nunca passaram por uma mesa de RPG ou coisa do gênero. Assim, eles não sabem nem se portar quando se deparam com alguém interpretando (não que sejam obrigados a isso). Mal sabem que isso é um grande exercício de imaginação, criatividade e que gera um novo nível de imersão no jogo.
...E eu nem vou entrar no mérito dos jogadores que sequer jogam alguma coisa e até tratam o jogo como negócio (sim, botters, estou olhando pra vocês).
Então, o que devo fazer?
Procure um grupo de Roleplayers. Sei que é uma raça em extinção hoje em dia - pelo menos em Tibia. O fórum te dá ferramentas para isso. Temos uma seção de roleplaying, você também pode
criar um grupo de roleplayers para reuní-los, enfim. Opções não faltam.
Em tempo: tenho visto uma repopularização de softwares para jogar RPG de mesa online. Procure o canal do Gruntar (GruntarTV). Ele participa de uma dessas mesas e transmite ao vivo.
E por fim: pra mim, com o perdão da palavra, retardado é aquele que está jogando um RPG e nem sabe como interpretar um personagem.