Caras do céu, realmente eu fiquei muito tempo fora do Tibia... não estou entendendo muito a discussão, mas essa questão do balanceamento das vocações é sempre uma polêmica, uma vocação sempre se sente inferior a outra, se eu tenho kina, acho que pally é melhor pq tem "isso, isso e aquilo" se eu tenho pally, eu acho que kina é melhor por "aquilo, aquilo e aquilo outro", enfim, mas acho que um bom medidor sobre as vocações são os top, se vc analisar o top 500 hj do tibia, vc vai ver isso:
Kina 168 33,6%
Druid 133 26,6%
Sorc 107 21,4%
Pally 92 18,4%
Druid antigamente era a pior vocação, no top 100 vc via 1 ou 2, muito raro, hoje é uma vocação muito mais valorizada pelas pessoas. No top 100, a situação muda um pouco:
Kina 36 36,0%
Sorc 22 22,0%
Druid 21 21,0%
Pally 21 21,0%
Kina continua de longe a vocação com mais high levels, depois fica teoricamente empatado entre as outras.
Posso afirmar que se a Cip for fazer balanceamento de vocações, vai fortalecer as outras vocações e enfraquecer um pouco o kina, vão por mim, eles se baseam nesses ranks sim. Antigamente a cada tentativa de balanceamento das vocações viamos uma subida de uma vocação nos ranks, e acho que hoje está bem mais equilibrado do que na época que pally tacava SD e druid só servia pra fazer UH.