Gente, o grande problema do jogo não são os botters level 8 que ficam fazendo dinheiro nas quests low level. Acredito que esse tipo de problema só veio a tona agora pois o jogo irá para steam e novos jogadores começarão a jogar, e as caves free e de low level empesteada de bots já tirarão qualquer vontade deles prosseguirem no game.
A grande questão é que por inocência ou por falta de conhecimento do funcionamento de uma empresa, vocês acham que de alguma forma a Cipsoft gostaria de remover os bots do game. A Cipsoft quer dinheiro, ponto. Sendo bots ou não contas premium account são o que bancam a vida de todos os funcionários da Cipsoft. Apenas 1 jogador ter, 2, 3 em alguns casos mais de 10 contas premium account, é extremamente vantajoso para a empresa. Acredito que a Cip ainda não tenha feito nenhum tipo de estudo (se não, é necessário fazer) de que removendo os bots, quantos jogadores permaneceriam e quantos jogadores voltariam, e de quantas contas seriam acrescentadas ou perdidas nessa ação.
Na minha humilde opinião... os jogadores que voltariam, seriam em uma parte fogo de palha, jogariam 1 ou 2 meses e logo parariam. Os jogadores que usam bot e têm diversas contas, continuariam jogando, só que com apenas 1, ou seja o número de premium accounts cairia.
Acredito que a Cipsoft tem 2 opções e já deveria ter feito isso a muito tempo de forma contundente. A primeira opção seria acabar totalmente com o bot, dando 1 semana para que todos os players deixassem de usar o software, após essa semana quem usasse seria sumariamente banido na hora que abrisse o jogo com o bot ligado. A segunda opção seria a cipsoft criar seu próprio bot, e habilitar para que todos os jogadores fossem autorizados a usarem o bot oficial do jogo e banissem os jogadores com os bots de outras fontes. Pois assim todos teriam acessibilidade do bot e deixaria o jogo em pé de igualdade novamente.
Para mim que sou um jogador mais oldschool e não curto bot acho a primeira opção mais interessante, mas vendo a situação do jogo e a minha própria pessoalmente que não tenho tempo para ficar 5, 6, 10 horas caçando para ficar competitivo no servidor a segunda opção é a mais plausível para que o jogo não continue em decadência do número de jogadores, pois acredito que em receita o jogo ainda consegue se sustentar.
Para finalizar, Tibia é um jogo muito bom e que eu gosto muito, porém parei de jogar por falta de tempo... a grande questão é que o jogo consome muito tempo, tempo esse que boa parte dos players não têm, mas como gostam do jogo e querem estar competitivos, acabam buscando o recurso do uso de softwares ilegais para continuarem evoluindo seus personagens. A Cipsoft sabe o produto que tem em mãos e sabe do potencial e das limitações do jogo. Mas povo, saibam que a Cipsoft é uma empresa de merda (veja o Fiction Fighters, anos desenvolvendo esse jogo de merda para o jogo morrer em dias) eles deram sorte na criação do Tibia e administram do jeito que dá, da forma que pague as contas.