Galera, pesquisando na internet descobri que algumas pessoas, que estavam realmente querendo resolver essa quest, usaram bots para olhar a sala do Dragon nos Fire Devils, eles viram que a sala estava vazia e só tinha os dragons, e eu acredito nisso, mas acho que se existir uma segunda quest no deserto, coisa que tenho quase certeza que existe, ela não está ligada aos Fire Devils.
Acredito que essa segunda quest se inicia quando Nemal te dá a chave do Halls of the Lost Doors, e essa que é a quest, desvendar mistério dessa sala, também percebo que não existe ligação entre essa sala e os Fire Devils da Spike Sword.
Quando Nemal te dá a chave ele fala, "Be wise when using it. I can't tell you, where it matches, but ... take good care, it is useless without mental powers!", isso deixa claro que existe alguma coisa na Halls of the Lost Doors e que é difícil de se resolver, mas existe um livro que fala algo curioso, ele se encontra perto da biblioteca e se chama armaments, ele fala que devemos tirar o pino da granada sagrada e contar até 3 para lançá-la, acredito que tenha algo a ver com o Ankh que você ganha na Vocation Quest, pois ele se assemelha a um pino de granada e é sagrado. Outra coisa que deixa clara a relação é que a Halls of the Lost Doors também dá muita ênfase no número 3, quando diz que o tesouro está atrás da porta número 3.
Acho que a quest se resume a isso, porém me da um desanimo pelo fato daquele Halls of the Lost Doors ter muito cara de uma quest desativada, pois a única coisa que eu vejo de interessante é o switch que não pode ser ativado.
A linguagem Gharonk pode sim ter alguma relação com essa quest e ela pode estar ligada ao Erin e ao Alistair Cropwell e se existir algum NPC ligado à essa quest eu chuto que seja o Nemal e talvez o Adrenius, pois o Nemal não foi útil até agora e o Adrenius diz "Who needs doors? Free your mind!".
Voltando à fortaleza dos Fire Devils, ouvi dizer que aquele lugar foi uma antiga quest da Great Axe e tenho quase certeza que está desativada.
Então acho que podemos resumir essa quest à uma sala, isso restringe muito o que devemos pesquisar, talvez a quest nem seja nessa sala, ela pode apenas dar uma dica, pois como Adrenius fala, "Quem precisa de portas? Liberte sua mente!".