Se for pensar assim FMA sai ganhando nessa brincadeira: foram 109 capítulos em 64 episódios para ser exato, o que dá uma média de 1,70 capítulos por episódio.
Kiseijuu, por sua vez, teria média de 2,66.
Mas se for considerado apenas o número de volumes de cada um ocorre praticamente um empate (FMA teve 27), com 2,40 episódios para cada volume. Enquanto isso,
Shigatsu wa Kimi no Uso (outro mensal) deverá terminar com 11 volumes, e o seu anime terá somente 22 episódios...
Enfim, isso não significa muita coisa

, o que importa mesmo é o estilo da história que está sendo adaptada, quem é o responsável pela adaptação e qual o intuito dela.
...
Aliás, passei o fim de semana vendo
Magic Kaito (12 especiais lançados entre 2010 e 2012) e
Magic Kaito 1412, série de TV dessa temporada, que são baseados em um mangá iniciado em 1987 - e que possui um hiato pior que qualquer
Hunter x Hunter da vida, pois teve só 7 volumes publicados até hoje.
Estou achando curioso como cada um adaptou o mesmo material (são de estúdio diferentes, a propósito); além de ter certos elementos mais modernos, Magic Kaito 1412 tem dado importância ao desenvolvimento de personagens, enquanto que o especial pegou muitos capítulos "desnecessários", digamos assim, que poderiam ser excluídos sem prejudicar a história.
É uma trama de detetive com casos isolados, então os dois não tem sido fiéis em se tratando da cronologia do mangá. Abaixo coloquei os números e descrições simples dos capítulos adaptados nos 6 primeiros episódios de cada um:
Magic Kaito 1412:
01 - Descobre o segredo do pai
(plot)
19 - Descobre o segredo das joias
(plot)
13 - Jogo de sinuca
(plot)
15 - Novo detetive
(plot)
16 - Novo detetive é derrotado
(plot)
06 - Apresentação da feiticeira
(plot)
Magic Kaito especiais:
01 - Descobre o segredo do pai
(plot)
04 - Ida ao parque com Aoko
02 - Joia da princesa
06 - Apresentação da feiticeira
(plot)
10 - Feiticeira e amuleto do detetive
19 - Descobre o segredo das joias
(plot)
07 - Esqui
E, assim, fico dividido em dizer qual acho melhor... Me simpatizo com o estilo mais ágil e direto da série de TV, mas não dispenso os especiais com suas historinhas inúteis, porém divertidinhas.
Ah, vou dormir, tenho de acordar 10 horas pra ir trabalhar...
Dard*